Lula diz que Brasil foi governado por pessoas com ‘inteligência colonizada’

Segundo presidente, hoje país respeita os EUA, mas tem ‘cabeça erguida’. 
Ele também defendeu atuação do Estado como ‘indutor e regulador’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (8) que o Brasil foi governado por pessoas que possuíam “inteligência colonizada”. Lula participou nesta tarde da inauguração de um armazém de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Uberlândia (MG).

“Houve um tempo em que éramos dirigidos por pessoas que pareciam ser muito inteligentes, mas que tinham sua inteligência colonizada. Tudo dependia dos Estados Unidos, tudo dependia da Europa, e acreditavam muito pouco em nós mesmos”, disse.

Segundo Lula, a colonização ultrapassou a independência do Brasil, em 1822, por causa da mentalidade dos brasileiros. “A independência que conquistamos em 1822 ela, na verdade, ultrapassou o século XIX porque a mentalidade das pessoas ficou colonizada.”

O presidente disse que recentemente o país aprendeu a andar de “cabeça erguida”. “Hoje o Brasil respeita os Estados Unidos, respeita a Europa, mas hoje o Brasil é dono de seu nariz, anda de cabeça erguida. E nós queremos competir em igualdade de condições”, afirmou.

Lula também defendeu a atuação do Estado na economia como “indutor e regulador”. Ele citou a crise financeira internacional e disse que os países desenvolvidos demoraram para recuperar suas economias porque não possuiam bancos públicos fortes. “Hoje está provado que o Estado tem um papel importante e o setor privado também tem. Os dois não são antagônicos. O Estado tem que ser indutor e regulador. Não pode ficar de fora”, afirmou.

O presidente afirmou que o Brasil, por estar crescendo e ampliando mercados, começou a ganhar “inimigos” no cenário internacional. Ele disse que a ampliação no país da capacidade de armazenamento de alimentos é uma questão de segurança nacional.

“Por que precisamos estocar? Porque quando o Brasil começa a crescer, começa a criar inimigos. […] Quando começa a ser o maior exportador de café, de carne, começa a ter problema. Começam a inventar problema na nossa soja, no nosso milho, nosso estanol”, disse.

Lula afirmou ainda que o país tem condições de “dominar” uma parte do mundo se investir em tecnologia. “Temos que investir cada vez mais porque sabemos que podemos dominar uma parte do planeta com nossa capacidade tecnológica e produtiva.”

Fonte: G1

+ sobre o tema

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Só o Talibã descumpre ordem da ONU, diz Celso Amorim

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim lamentou o...

‘Vou entrar com tudo’, diz Marta sobre campanha de Haddad

Senadora gravou participação em programa de TV do candidato...

Mano Brown comenta sobre a diminuição da “Maioridade Penal”

No último dia 10/09 foi realizado um debate sobre...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira (13) atos de movimentos feministas contra o projeto de lei que equipara aborto a homicídio,...
-+=