Lula e ex-presidente de Gana recebem prêmio por combate à fome e à miséria

 

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e John Kufuor, de Gana (na África), foram escolhidos para receber o prêmio World Food Prize, por desenvolver políticas públicas de combate à fome e à miséria em seus países. O World Watch Institute, dos Estados Unidos, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), instituiu o prêmio há 17 anos.

O World Food Prise é concedido a pessoas que se dedicaram a implementar políticas públicas de combate à pobreza e de segurança alimentar. Ainda neste mês, o prêmio será entregue aos ex-presidentes. A escolha de Lula e Kufuor foi anunciada nesta sexta-feira (7/10) em Washington.

O presidente da organização que instituiu o prêmio, Kenneth M.Quinn, disse que a instituição reconhece a “importância dos líderes políticos na luta global contra a fome”. Segundo ele, tanto Lula quanto Kufuo devem ser exemplo para líderes no mundo.

De acordo com Quinn, as políticas executadas por Lula permitiram que 93% das crianças e 82% dos adultos tenham condições de fazer três refeições por dia. No caso de Gana, Kufuor foi capaz de reduzir à metade o número de pessoas que passavam fome no país.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, enfatizou a necessidade de manter os esforços na execução de medidas de segurança alimentar no mundo. Segundo ele, esse não é um tema apenas econômico e político, mas também uma “questão moral”.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...