Lula e o presidente do Uruguai inauguram o Memorial Darcy Ribeiro

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta segunda-feira, na Universidade de Brasília, o Memorial Darcy Ribeiro. A construção é resultado de convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Darcy Ribeiro, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também estará presente o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O espaço, distribuído em dois andares, tem área total de 2 mil metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto e parceiro de Darcy em diversos projetos, João Filgueiras Lima. O memorial inclui biblioteca, espelho d’água, salas de aula e climatizador natural. Há também espaço para apresentações. A biblioteca tem em seu acervo mais de 30 mil exemplares, além de disponibilizar documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sartre.

Ainda sobre a questão cultural, o presidente Lula afirmou, nesta manhã, que a entrega de escolas técnicas, de universidades e de extensões universitárias colocam o Brasil no patamar de países desenvolvidos.

– Estou convencido de que a companheira Dilma vai continuar esse processo – disse.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou a inauguração de 30 escolas técnicas e de 25 extensões universitárias na semana passada.

– Vamos terminar de entregar tudo o que prometemos – afirmou, ao se referir a 214 escolas técnicas e 126 extensões universitárias.

Lula destacou que com o Programa Universidade para Todos (ProUni), cerca de 704 mil alunos frequentam o ensino superior. Já por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a renovação de estudantes na rede federal mais que duplicou, segundo ele.

– Esse é um passo extremamente importante porque vai colocando o povo brasileiro em uma confiança de que nós poderemos dar os passos que não demos nas décadas passadas – disse.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=