Lula e o presidente do Uruguai inauguram o Memorial Darcy Ribeiro

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta segunda-feira, na Universidade de Brasília, o Memorial Darcy Ribeiro. A construção é resultado de convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Darcy Ribeiro, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também estará presente o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O espaço, distribuído em dois andares, tem área total de 2 mil metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto e parceiro de Darcy em diversos projetos, João Filgueiras Lima. O memorial inclui biblioteca, espelho d’água, salas de aula e climatizador natural. Há também espaço para apresentações. A biblioteca tem em seu acervo mais de 30 mil exemplares, além de disponibilizar documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sartre.

Ainda sobre a questão cultural, o presidente Lula afirmou, nesta manhã, que a entrega de escolas técnicas, de universidades e de extensões universitárias colocam o Brasil no patamar de países desenvolvidos.

– Estou convencido de que a companheira Dilma vai continuar esse processo – disse.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou a inauguração de 30 escolas técnicas e de 25 extensões universitárias na semana passada.

– Vamos terminar de entregar tudo o que prometemos – afirmou, ao se referir a 214 escolas técnicas e 126 extensões universitárias.

Lula destacou que com o Programa Universidade para Todos (ProUni), cerca de 704 mil alunos frequentam o ensino superior. Já por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a renovação de estudantes na rede federal mais que duplicou, segundo ele.

– Esse é um passo extremamente importante porque vai colocando o povo brasileiro em uma confiança de que nós poderemos dar os passos que não demos nas décadas passadas – disse.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Após ser eliminado por fraude nas cotas raciais, candidato ganha causa e é nomeado diplomata em vaga para negros

Após ser barrado em uma comissão, por não apresentar características...

PMs são acusados de bater e forjar flagrante

Por: Office boy e ajudante geral dizem ter apanhado...

Marina Silva acerta filiação ao PSB

O quadro sucessório de 2014 sofre uma reviravolta...

O quociente eleitoral e partidário. Em quem mesmo você votou ??? – Por: Rodnei Jericó

Em nosso sistema eleitoral à escolha do representante do...

para lembrar

Estilo Michelle Obama no Brasil

O estilo Michelle Obama na visita presidencial ao Brasil...

Lilia Moritz Schwarcz: “O Brasil pratica uma política de eufemismos”

A antropóloga é coautora do livro "Brasil: Uma Biografia" Por Itamar...

Deixe seu filho longe desse ódio todo

Salvem o Gui. Salvem nossos filhos Por RITA LISAUSKAS, do Estadão Quando...

Caso Bolsonaro põe imunidade em xeque

Declarações do deputado, consideradas racistas e homofóbicas, abrem debate...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=