Lula e o presidente do Uruguai inauguram o Memorial Darcy Ribeiro

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta segunda-feira, na Universidade de Brasília, o Memorial Darcy Ribeiro. A construção é resultado de convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Darcy Ribeiro, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também estará presente o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O espaço, distribuído em dois andares, tem área total de 2 mil metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto e parceiro de Darcy em diversos projetos, João Filgueiras Lima. O memorial inclui biblioteca, espelho d’água, salas de aula e climatizador natural. Há também espaço para apresentações. A biblioteca tem em seu acervo mais de 30 mil exemplares, além de disponibilizar documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sartre.

Ainda sobre a questão cultural, o presidente Lula afirmou, nesta manhã, que a entrega de escolas técnicas, de universidades e de extensões universitárias colocam o Brasil no patamar de países desenvolvidos.

– Estou convencido de que a companheira Dilma vai continuar esse processo – disse.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou a inauguração de 30 escolas técnicas e de 25 extensões universitárias na semana passada.

– Vamos terminar de entregar tudo o que prometemos – afirmou, ao se referir a 214 escolas técnicas e 126 extensões universitárias.

Lula destacou que com o Programa Universidade para Todos (ProUni), cerca de 704 mil alunos frequentam o ensino superior. Já por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a renovação de estudantes na rede federal mais que duplicou, segundo ele.

– Esse é um passo extremamente importante porque vai colocando o povo brasileiro em uma confiança de que nós poderemos dar os passos que não demos nas décadas passadas – disse.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Edgar Morin: “Um mundo agoniza, mas um novo mundo ainda não consegue nascer”

Defensor da teoria da complexidade, Edgar Morin, nascido em...

O cara é cidadão

Por: SÉRGIO RENAULT   A não ser o impedimento...

Fim de uma era, uma nova civilização ou o fim do mundo?

Há vozes de personalidades de grande respeito que advertem...

Michelle Obama critica Trump por ‘bullying’ e pede união a democratas

Quão popular é Michelle Obama? por Anna Virginia Balloussier no...

para lembrar

O vírus da nossa humanidade

Seria bom que muitos dos europeus que se indignam...

Classe média investe em língua estrangeira e volta aos estudos

Brasileiros estão de olho em promoções profissionais e viagens...

Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

Fonte: UOL Notícias - Lançado na segunda-feira depois...

Domésticas defendem direito à quarentena remunerada e dividem patrões

Todos os dias Margarida*, 39, paga R$ 6,50 pela...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=