Lula será homenageado pelos esforços no combate à fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira o prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome, concedido pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), vinculado às Nações Unidas. Na ocasião, Lula abre as discussões da reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty.

 

Na reunião com os representantes dos países africanos, ministros e especialistas discutirão alternativas para a promoção da agricultura, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural. O objetivo é intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos. De acordo com o Itamaraty, a cooperação técnica com a África tem aumentado nos últimos anos.

 

Apenas os países africanos recebem atualmente cerca de 60% dos recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destinados à cooperação internacional. Há 50 projetos na área de segurança alimentar operados pela ABC em 18 países africanos.

 

Paralelamente, Lula será homenageado. Para os integrantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro desempenha um trabalho ativo nos esforços e na execução de programas internos e apoio às ações externas, em outros países, no combate à fome. Um dos destaques foi a atuação brasileira na cooperação com o Haiti – devastado depois do terremoto de 12 de janeiro.

 

Representantes das Nações Unidas pretendem visitar os projetos executados por meio do programa Fome Zero em Brasília e em outras capitais brasileiras. Eles se interessam também pelo programa da merenda escolar. De acordo com os especialistas estrangeiros, o programa incentiva a presença de crianças e adolescentes nas salas de aula.

 

No último mês, o presidente foi eleito pela revista americana Time como um dos 100 líderes mundiais mais influentes. Pelo texto do cineasta norte-americano Michael Moore, Lula se destaca pela prática de programas sociais, como o Fome Zero.

 

Em 2009, os jornais Le Monde, da França, e El País, da Espanha, escolheram Lula como personalidade do ano por sua atuação de liderança na América Latina.

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Dilma é recebida por Sarkozy em Paris

Candidata do PT vai se encontrar com líderes europeus...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=