Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” a Mandela por seus 93 anos

Enviado por / FonteDo Yahoo Noticias

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” de maneira simultânea a partir de suas escolas ao ex-presidente Nelson Mandela em 18 de julho, no dia em que o primeiro governante negro da África do Sul vai completar 93 anos.

A melodia escolhida une o tradicional “Parabéns para você” com uma canção popular sul-africana que elogia Mandela, segundo a emissora “Talk Radio”, que participa junto a outros meios locais na iniciativa.

O ato será transmitido por meio das 18 emissoras e os três canais do grupo midiático público “SABC”, informou nesta terça-feira o serviço de informação governamental, “BuaNews”.

Às 8h da segunda-feira, todas as escolas do país içarão a bandeira nacional, assistirão a uma apresentação sobre Mandela e depois cantarão a canção para o Prêmio Nobel da Paz 1993.

A realização deste ano será realizada no estádio de Giyani, na província sul-africana de Limpopo (norte), e contará com a presença do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e a do vice-presidente, Kgalema Motlanthe.

Mandela passará seu aniversário em sua casa de Houghton, Johanesburgo, acompanhado por 90 crianças sul-africanas, dez de cada província do país.

O Dia de Mandela é um evento de projeção internacional que, na data de nascimento do ex-presidente, propõe aos cidadãos que dediquem 67 minutos de sua vida aos atos que lembrem o espírito do ex-governante sul-africano, que dedicou 67 anos de sua vida a combater o apartheid.

O regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana ou apartheid – por seu nome no idioma afrikaans -, começou sua abertura em 1990, com a libertação de Nelson Mandela, e se prolongou até o ano 1994, quando ocorreram as primeiras eleições democráticas no país.

 

+ sobre o tema

Nelson Mandela recebe homenagem na Caixa Cultural Salvador

O ex-líder sul-africano, Nelson Mandela (1918 - 2013), recebe homenagem...

Funeral da bisneta de Mandela

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 91 anos, esteve...

Mandela é internado para exames de rotina

O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel...

Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua...

para lembrar

Filme sobre Mandela estreia em dezembro

Anteriormente chamado The Human Factor, o filme sobre Nelson...

Estado de Mandela tem ‘progressos’, diz governo da África do Sul

O estado de saúde de Nelson Mandela registrou "progressos",...

Estado de saúde de Mandela se agrava e presidente sul-africano cancela viagem

O estado de saúde do ex-presidente da África do...

Nelson Mandela «está bem», garante ex-mulher

Nelson Mandela, que continua a fazer um tratamento intensivo...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=