Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” a Mandela por seus 93 anos

Enviado por / FonteDo Yahoo Noticias

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” de maneira simultânea a partir de suas escolas ao ex-presidente Nelson Mandela em 18 de julho, no dia em que o primeiro governante negro da África do Sul vai completar 93 anos.

A melodia escolhida une o tradicional “Parabéns para você” com uma canção popular sul-africana que elogia Mandela, segundo a emissora “Talk Radio”, que participa junto a outros meios locais na iniciativa.

O ato será transmitido por meio das 18 emissoras e os três canais do grupo midiático público “SABC”, informou nesta terça-feira o serviço de informação governamental, “BuaNews”.

Às 8h da segunda-feira, todas as escolas do país içarão a bandeira nacional, assistirão a uma apresentação sobre Mandela e depois cantarão a canção para o Prêmio Nobel da Paz 1993.

A realização deste ano será realizada no estádio de Giyani, na província sul-africana de Limpopo (norte), e contará com a presença do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e a do vice-presidente, Kgalema Motlanthe.

Mandela passará seu aniversário em sua casa de Houghton, Johanesburgo, acompanhado por 90 crianças sul-africanas, dez de cada província do país.

O Dia de Mandela é um evento de projeção internacional que, na data de nascimento do ex-presidente, propõe aos cidadãos que dediquem 67 minutos de sua vida aos atos que lembrem o espírito do ex-governante sul-africano, que dedicou 67 anos de sua vida a combater o apartheid.

O regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana ou apartheid – por seu nome no idioma afrikaans -, começou sua abertura em 1990, com a libertação de Nelson Mandela, e se prolongou até o ano 1994, quando ocorreram as primeiras eleições democráticas no país.

 

+ sobre o tema

África do sul lembra um ano da morte de Mandela

O aniversário de um ano da morte de Nelson...

‘Este vai ser o século das mulheres na África’, diz Margarida Paredes

“Hoje, um terço dos cargos de poder em Angola...

Mandela tem infecção pulmonar e responde bem ao tratamento

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e...

Sul-africanos resignados a um iminente adeus a Mandela

No dia em que aumentou significativamente o contingente de...

para lembrar

A Poética da Esperança, um relato sobre trajetórias e memórias de Nelson Mandela

Em continuidade à série Pesquisa em Destaque, conversamos com...

Escultura homenageia líder político Nelson Mandela

Escultura homenageia líder político Nelson Mandela. Símbolo da resistência contra...

Esposa de Nelson Mandela agradece pelos numerosos apoios

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela hospitalizado há 10...

Mandela passa 1ª noite em casa após deixar hospital

Os sul-africanos saudaram nesta segunda-feira a saída de Nelson...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=