Mais de 2,5 mil bolsas de iniciação científica em ações afirmativas

Estudantes beneficiados são de instituições públicas de ensino superior

Getty Images

Estudantes de graduação de mais de 60 instituições públicas de ensino superior foram beneficiadas com 2.511 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic nas Ações Afirmativas . O Pibic é um dos mais tradicionais programas de incentivo à produção científica e para identificação e aperfeiçoamento de talentos acadêmicos na graduação brasileira.

A ação afirmativa do programa começou em 2009, com a concessão de 600 bolsas. Em 2010 e 2011, foram concedidas 800 bolsas em cada período, pela parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Em 2009 e 2010, o benefício atendeu alunos que entraram nas universidades públicas por meio do sistema de ações afirmativas de 47 instituições públicas de ensino. As primeiras bolsas eram de R$ 300 mensais, por um ano. O objetivo da ação é estimular a renovação acadêmica e enfrentar a evasão escolar.

No primeiro período de vigência do programa, as escolas contempladas com o complemento financeiro foram escolhidas pelo CNPq e a seleção dos alunos ficou a cargo das respectivas universidades. Na última edição, a Seppir participou da Comissão do Pibic em que foram analisadas inscrições de 69 instituições. Para o período 2011-2012, o programa concedeu 800 bolsas, de R$360,00.

Programa – O Pibic nas Ações Afirmativas é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas Pibic e que têm programa de ações afirmativas. Trata-se de um programa piloto que prevê a distribuição de bolsas de Iniciação Científica às instituições que preencham esses requisitos e se interessem em participar do programa.

 

 

Fonte: Pantanal News

+ sobre o tema

A Diversidade Linguística Africana

Quantos tipos de língua você fala? Quantas você conhece?...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ensino de história negra não é cumprido, dizem debatedores

As redes de educação não cumprem satisfatoriamente a obrigação, estabelecida pela Lei 10.639, de 2003, de ensinar sobre a história e a cultura afro-brasileiras....

Ação Educativa lança edital para selo comemorativo de 20 anos da lei 10.639

A Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, associação civil sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para o Edital do concurso do Selo Comemorativo de 20 anos...

Pesquisa inédita mostra engajamento das secretarias de Educação com aplicação da Lei 10.639

A pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira” foi lançada nesta terça-feira (18) por...
-+=