Mais de 90% dos participantes do Bolsa Família cumpriram frequência escolar

Acompanhamento dos estudantes beneficiários do programa revelou que o aproveitamento e frequência escolar segue em ascendência desde 2008

Por Redação

O Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), acompanhou entre os meses de fevereiro e março 15,2 milhões de crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos e constatou que 14,7 milhões frequentaram o mínimo de aulas, o que significa uma representação de 96,8% do universo monitorado. O acompanhamento faz parte do Sistema Presença, do Ministério da Educação (MEC), que registra a presença dos beneficiários nas salas de aula.

De acordo com Juliana Agatte, assessora de Condicionalidades do MDS, os números são satisfatórios.  “O resultado foi positivo. Especialmente por ser relativo ao primeiro bimestre. Esse percentual foi o segundo melhor da trajetória histórica, considerando os meses de fevereiro e março, no período de 2008 a 2014”, disse Agatte.

Ainda de acordo com Agatte, os beneficiários do programa possuem as maiores taxas de aprovação e as menores de abandono, principalmente na região do nordeste. A assessora acredita que tal resultado deve-se “em grande parte ao empenho das gestões estaduais e municipais nesse acompanhamento das condicionalidades”.

O Censo Escolar da Educação Básica de 201 revela que no Ensino Médio os beneficiários do Bolsa Família possuem uma taxa de 79,9% de aprovação, enquanto a média nacional é de 75,2%. A taxa de abandono entre os estudantes do programa é de 7,1% e a nacional é de 10,8%. No Ensino Fundamental, a taxa de aprovação entre os beneficiários segue curva crescente: 80,5% em 2008 e, 83,9% em 2011. A taxa de abandono, em 2011, foi de 2,9% entre os beneficiários, enquanto a média nacional era de 3,2%.

A permanência dos filhos entre 6 e 17 ano na escola é cláusula condicionante para que as famílias recebam o Bolsa Família. Além disso, é necessário que os estudantes de 6 a 15 anos tenham uma frequência mensal mínima de 85% da carga horária. Alunos com 16 e 17 anos devem comparecer em 75% das aulas, no mínimo.

Juliana Agatte explica que a condicionalidade da educação objetiva a inclusão e a permanência na escola e que, quando se observa que o estudante apresenta baixa frequência, assistentes sociais entram em ação para “descobrir a causa que impediu o beneficiário de conseguir a frequência mínima”.

 Aqui você pode conferir o Acompanhamento de Condicionamento referente a março e fevereiro deste ano.

Fonte:  Revista Fórum 

+ sobre o tema

para lembrar

“Que Pai só aparece de 4 em 4 anos, à época das eleições”

Do blog de  Paulo Moreira Leite Em carta aberta a...

Como vai funcionar o auxílio “Pé-de-Meia” para estudantes

Anunciado pelo governo federal como uma poupança para estudantes...

Jandira Feghali, sobre o Bolsa Família e a manutenção do orçamento para 2016: “Vencemos os preconceitos!”

Foto: Richard Silva A fome e orçamento no  Viomundo especial Jandira...

Jovem sergipana devolve cartão do Bolsa Família a Lula após se formar pelo Prouni

Iva Mayara agradece ex-presidente durante encontro na caravana Lula...

Como vai funcionar o auxílio “Pé-de-Meia” para estudantes

Anunciado pelo governo federal como uma poupança para estudantes de baixa renda, o programa Pé-de-Meia foi detalhado em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26/01). Tendo como...

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (23) a parcela de janeiro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

45% dos ‘filhos do Bolsa Família’ entraram no mercado de trabalho formal

Ao entrar para o Bolsa Família, em 2003, Vera Nuzia Boaventura, 52, não imaginava que o benefício seria o primeiro passo que mudaria para sempre...
-+=