Mais escolas e menos cadeias: Lugar de adolescente não é na prisão

Estive durante esta semana de olhos grudados e ouvidos atentos no intenso debate sobre a redução da maioridade penal. na terça-feira (31), dia da ‘descomemoração’ do golpe militar de 1964, recebemos outro golpe: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Por Walmyr Junior do Jornal do Brasil 

Isso não quer dizer que a redução da maioridade penal já foi aprovada no país, porém revela os mais sombrios impulsos de uma sociedade que tem por intuito garantir os privilégios econômicos e políticos de uma rica classe hegemônica, em detrimento das classes populares e economicamente vulneráveis que estão à margem das garantias de seus direitos.

Digo isso por que estamos cansados de saber que a criminalidade e a violência, tanto do campo quanto da cidade, da qual estão inseridos adolescentes e jovens, são frutos de um modelo político de produção e consumo que fortalece a manutenção das injustiças socioeconômicas do Estado brasileiro. Por isso, trancafiar jovens com 16 anos em um sistema penitenciário que não tem cumprido com a sua função social e não assegura a reinserção e reeducação dessas pessoas encarceradas, não favorece para a diminuição da violência e garante a invisibilidade do jovem negro, pobre e favelado, que será o maior impactado com uma possível redução da maioridade penal.

Com isso a proposta de redução da maioridade penal não é a solução e a resposta que precisamos para conter o avanço da violência em nossas cidade. Ela representa a criminalização da nossa juventude. Precisamos de oportunidades e garantir o acesso a educação, a cultura e o lazer. Temos que reformular urgentemente o sistema educacional brasileiro e impor que as escolas sejam produtoras de sonhos e utopias. Temos que lutar pela cultura de inclusão social, priorizando o cuidado, a escuta e o compromisso com a vida da juventude, adolescentes e crianças para um Brasil pleno de paz, justiça e dignidade.

Temos no Brasil mais de 527 mil presos e ainda faltam vagas nas prisões para pelo menos 181 mil pessoas em conflito com a lei. Com isso, colocar mais indivíduos atrás das grades é defender a expansão do sistema penitenciário para prender mais pretos e pobres. Um detalhe que não podemos abrir mão de debater é a terceirização do sistema penitenciário que foi tão falada na Câmara dos Deputados essas últimas semanas. Como o Estado é incapaz de cumprir sua finalidade de reinserir alguém na sociedade com o sistema prisional vigente, a exemplo dos Estados Unidos, vem sendo implementado no Brasil terceirização do sistema penitenciário.

O projeto de terceirização dos presídios é de interesse único dos empresários que vão colocar as mãos nos jovens e adolescentes com o intuito de controle de seus corpos. É simples, aumenta o número de presídios, reduz a maioridade penal e larga o futuro do país nas mãos do interesse privado e garante a manutenção dos privilégios da elite econômica que acharca o país.

Os partidos PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que se omitiram e liberaram suas bancadas de votar foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN. Será criada uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, e mais 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa.  Essa comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Em sequência, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações. Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos. Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Em linhas gerais, o futuro do país está na caneta, ou melhor, no bolso. Bolso de quem paga pela invisibilidade da população favelada e no bolso de quem receberá pela mercadoria que nossos adolescentes pretos e favelados vão se tornar.

 

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude – CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

+ sobre o tema

A desvalorização do professorado: um olhar pela dimensão de gênero e raça

Fonte: Brasil de Fato - Cerca de 70% das...

Os tanques de água da Chapada do Arapari expressam um escárnio

Sempre que ouço falar sobre lugares secos, falta de...

O Círculo das Quartas-Feiras

por: CÁSSIO SCHUBSKY   MONTANHAS de escândalos. Crise política...

para lembrar

Redução da maioridade penal é retrocesso, diz especialista

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, deve...

Propostas em trâmite no Congresso mostram que desistimos dos mais jovens

Há uma relação direta entre as propostas no Congresso...

Redução da maioridade penal

Certa vez ouvi de um amigo que, numa determinada...

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe avanços na abordagem dos direitos essenciais do público para o qual foi...

Maturidade cerebral e a maioridade penal

Investir na promoção de ambientes saudáveis, culturalmente ricos e livres de violência e negligência pode trazer benefícios mais consistentes e duradouros na redução de...

‘Não dá pra ser feminista e ser a favor da redução da maioridade penal’, diz Djamila Ribeiro em mesa da Flip

Quarta mesa desta quinta-feira da Flip trouxe a política para o primeiro plano aquecendo os debates em Paraty. A fllósofa brasileira Djamila Ribeiro e a escritora...
-+=