Mais mulheres e negros na liderança: iFood anuncia metas para os próximos 2 anos

O iFood anunciou metas para aumentar, desenvolver e reter talentos diversos na empresa. O objetivo do aplicativo de delivery é ter uma equidade de gênero em cargos de liderança, alcançando os 50/50 até 2023, no máximo —atualmente, 37% dos líderes são mulheres. Na alta liderança, a ideia é partir de 26% para 35%, também em dois anos.

Em relação às pessoas negras, a companhia quer sair dos 19% na liderança para chegar a 30% em 2023. Em cargos gerais, a meta é ter uma representatividade de 40% de pessoas negras em cargos gerais, em vez dos atuais 19%.

“Quando você olha a nossa plataforma iFood, tentamos desenvolver uma plataforma para todas as pessoas. Por isso, pensamos que precisávamos ter essa pluralidade também dentro de casa”, disse Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis da empresa.

Conscientização

Para alcançar a meta, segundo Vitti, são necessários quatro passos: conscientização, desenvolvimento, processo e benefícios.

“Temos conversas mensais de grupos minorizados que falam na empresa, e vão além das tradicionais datas comemorativas, como dia das mulheres, consciência negra, etc. Fizemos o exercício de corrida de privilégio dentro de casa. Eu, como homem hétero, branco e cis, preciso reconhecer meus privilégios e trabalhar para fazer com que outras pessoas também cheguem onde eu cheguei”, diz.

No braço da conscientização, também foram criados manuais anti-machistas, antirracistas e anti-capacitistas, para “que as pessoas entendam e se integrem” com os talentos diversos de forma respeitosa, segundo Vitti.

Desenvolvimento

Para desenvolver os talentos, em especial negros e mulheres, foram criados programas de mentoria para que eles alcancem cargos de liderança.

No caso das mulheres, o programa de mentoria dura seis meses e busca ajudá-las “a entender os obstáculos, problemas e processos de um cargo de liderança”. No ano passado, 37% das mulheres que participaram da mentoria, mesmo antes de ela acabar, já estavam em cargos de liderança.

Com as pessoas negras, o iFood criou grupos de mentorias que debateram como eles podiam chegar a cargos altos.

Processo seletivo

Também aconteceram alterações no processo seletivo da empresa. Perguntas como “quando você pretende ter filhos?”, para mulheres, e “como você fará para chegar na empresa?”, no caso de pessoas que moram em periferias, foram proibidas.

As descrições das vagas também passaram a adotar uma linguagem neutra e, nas fotos, que antes mostravam apenas profissionais brancos, foram adicionados profissionais negros e mulheres.

“Também criamos um manual para o candidato se sentir mais incluído e sobre como funciona nosso processo seletivo, explicando quais perguntas serão feitas, quais são as fases. E, por último, sabemos que muitas pessoas têm a síndrome do impostor, por isso fizemos uma campanha: se você tiver mais do que cinco critérios, se candidate”, diz.

Até mesmo os programas de estágio e trainee foram alterados para serem mais inclusivos. Desde 2019, a companhia segue o censo do IBGE na hora de contratar pessoas em nível de entrada — à época, 54% das pessoas se identificavam como negras e 51,5%, mulheres.

Processo de avaliação

O processo de avaliação de desempenho também foi alterado para evitar vieses inconscientes. Usando a tecnologia e a inteligência artificial, a empresa descobriu que, em média, os homens tinham avaliações 8% melhores do que a de mulheres, sem motivo, ao mesmo tempo em que pessoas brancas e amarelas eram avaliadas de forma melhor do que pessoas negras.

“Nosso algoritmo zerou esse viés, de tal forma que todas as decisões tomadas com a avaliação, como bônus, reajuste salarial, promoções, se tornaram mais justas, com os preconceitos apagados”, afirma.

Benefícios

Os benefícios também foram alterados para atender melhor os funcionários. A primeira alteração foi a criação de um programa de suporte para mulheres que estão saindo ou voltando da licença maternidade de seis meses. Vitti explica que, nesses casos, uma consultoria ajuda a fazer a transição e a combinação entre carreira e diversidade, além de ensinar os gestores a lidar melhor com a situação e fazer um acolhimento mais justo.

Para os transexuais, a empresa criou um benefício que cobre 100% do processo de transição de gênero —até o momento, segundo Vitti, duas pessoas o utilizaram.

Até mesmo o subsídio de curso de idiomas foi alterado para ser mais inclusivo. Antes, todos da empresa tinham 50% de um curso de inglês custeado pela empresa. “Pensando que não era justo uma pessoa em nível de entrada, que muitas vezes não tem nem dinheiro para pagar a faculdade, e um gerente receber o mesmo subsídio, alteramos isso para 70% em níveis mais baixos e 30% em mais altos”, conta o executivo.

Para entender como as pessoas se sentem dentro da empresa, o iFood criou o Índice de Segurança Psicológica, ou ISP, no qual faz questionamentos sobre a experiência do funcionário que faz parte de um grupo minorizado, como LGTBQIA+, mulheres, negros e pessoas com deficiência. “Agora estamos aplicando essas perguntas para entender: existem hiatos? As mulheres, os negros se sentem seguros na empresa? Acreditamos que diversidade tem que andar de mãos dadas com a inclusão”, diz.

Formação

Para ajudar quem está de fora, o iFood fez parcerias com instituições educacionais, como o Sebrae e o Reprograma, para treinar minorias.

“Hoje, a estimativa que temos mais precisa conta que as pessoas negras representam 15% do mercado de tecnologia. Então, se o iFood quer ter 40% de pessoas negras na empresa, eu tenho duas saídas: ou eu saio contratando todas as pessoas negras do mercado de tecnologia, e diminuo a diversidade de outras companhias, ou eu trabalho para mudar esse cenário no Brasil”, diz.

“Não é segredo para ninguém que o mercado de tecnologia paga melhor. Como trazemos essa pluralidade para outras pessoas?”, questiona.

+ sobre o tema

Bordadeiras querem acabar com a figura do “atravessador”

Elas foram descobertas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga Por Thaís...

Ter mais mulheres nos conselhos das empresas interfere no valor de sua ações?

Até aqui, o que se sabia através de pesquisas...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Tribunal de Justiça do Paraná abre 56 vagas na área de TI

Fonte:G1       O Tribunal de Justiça do Paraná está com inscrições...

para lembrar

Governo libera editais do Enem dos Concursos

Os interessados em disputar uma vaga no funcionalismo público...

ProUni oferecerá 115 mil bolsas, 28% a mais que no ano passado

Brasília – O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai...
spot_imgspot_img

PM que atirou em entregador no RJ alega legítima defesa; vítima está na UTI

O policial militar Roy Martins Cavalcanti alegou que agiu em legítima defesa ao atirar no entregador Nilton Ramon de Oliveira, que se recusou a subir...

No RJ, entregador de 24 anos é baleado por PM que se recusou a buscar pedido na portaria

O cabo da polícia militar Roy Martins Cavalcanti atirou contra o entregador do Ifood, Nilton Ramon de Oliveira, de 24 anos, após o trabalhador...

Concurso Nacional Unificado abre inscrições hoje: veja edital, vagas, valor da taxa e blocos temáticos

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam hoje e vão até o dia 9 de fevereiro. Com salários iniciais que variam entre R$ 4 mil...
-+=