Manchete vergonhosa no Daily Mail: “Justiça estilo brasileiro”

 

O ocorrido foi em Teresina (PI) e chegou a ser noticiado pelo jornal inglês Daily Mail, que fez um alerta: “Não vá assaltar no Brasil”

Por Vinicius Gomes

Em mais uma prova de como o discurso promovendo a “autodefesa coletiva dos cidadãos de bem” pode cruzar facilmente a tênue linha de certo ou errado, o vídeo de um homem suspeito de assalto na periferia de Teresina, no Piauí, amarrado e colocado em um formigueiro tornou-se notícia internacional, com a manchete nada lisonjeira – mas ultimamente “compreensível” – de “Justiça estilo brasileiro”.

A cena foi registrada em fotos e vídeos e publicada nas redes sociais No vídeo (abaixo) é possível ver o suspeito imobilizado, com os pés e mãos amarrados, e marcas de agressão no rosto. Em seguida, duas pessoas arremessam o homem sobre um formigueiro e, enquanto ele agoniava de dor, é possível ouvir pessoas perguntarem a ele: “Agora você lembra de Deus? Quando roubava, não lembrava, né?”.

De acordo com o sociólogo José de Souza Martins, professor aposentado da USP, que há mais de 20 anos documenta linchamentos no país, a sociedade civil está sem controle.

Em Goiânia, foram registrados – em menos de 24 horas – três casos de agressão após tentativas de furto e roubo. Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Goiás, Henrique Tibúrcio serão designados membros das comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Segurança Pública da Ordem para acompanhar as investigações dos casos registrados. Ele lembra que, ao partir para a agressão, qualquer um se coloca na condição de criminoso, tanto quanto os agredidos.

“Temos grande preocupação disso tornar algo corriqueiro e, pior, que a sociedade aplauda essa atitude e passe a achar legitimo essas ações. Temos a noção exata de que essas agressões são muito ruins, e acabam gerando mais criminalidade”, sustenta Tibúrcio.

Muitos que defendem esse tipo de ação têm em suas mentes a ideia de que qualquer pessoa que quiser agredir o criminoso já capturado, amarrado ou imobilizado, está com toda e absoluta razão, pois todos nós, “cidadãos de bem”, somos vítimas. O grande perigo nessa ideia é exatamente aquilo que o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) apontou ao entrar com uma representação no Ministério Público Federal contra a jornalista Rachel Sheharazade – promotora da nobre campanha “Adote um Bandido” – e o SBT, ao dar razão aos vingadores e justiceiros. Segundo ele, “é como um retorno ao Velho Oeste”.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

 

Nós, os humanos verdadeiros – por Eliane Brum

 

Fonte: Revista Fórum

 

+ sobre o tema

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Comissão debate enfrentamento ao racismo na primeira infância

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial...

para lembrar

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da afirmação indígena é o Rio Yrurí – rio que treme –, atual rio Madeira, e...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=