Mandela: Dedicação e dignidade de Graça Machel destacadas pela Imprensa sul-africana

Enviado por / FonteDo Portal ANGOP

Joanesburgo – Sob o título “A vigília de amor de Graça”, o semanário “City Press” de Joanesburgo destaca hoje segunda-feira em primeira página na sua peça principal o amor e dedicação de Graça Machel ao ex-presidente Nelson Mandela, que se mantém em estado crítico num hospital de Pretória.

À semelhança de outros artigos, publicados na última semana na Imprensa sul-africana, a peça do “City Press” realça não só o amor incondicional que Graça Machel tem dedicado a Madiba, como também a dignidade pela qual a activista moçambicana tem pautado as suas ações desde que o marido foi admitido, a 08 de junho, no hospital, com uma infecção pulmonar.

Em contraste, a comunicação social, amigos e um número crescente de sul-africanos anónimos têm condenado em uníssono as acções recentes de membros da família de Nelson Mandela, que na semana passada esgrimiram mesmo em tribunal argumentos
sobre quem tem direito a ditar o local onde Madiba será sepultado um dia.

Poucas semanas antes, algumas das filhas do Prémio Nobel da Paz e primeiro presidente negro da História sul-africana tinham já recorrido aos tribunais pedindo acesso a uma parte da sua fortuna pessoal.

Madiba havia-lhes negado tal direito em 2008 quando despediu um advogado que alegadamente facilitava o acesso às suas contas às filhas, substituindo na condução da fundação com o seu nome e das suas finanças por dois homens de confiança, o advogado George Bizos e um actual membro do governo, Tokyo Sexwale.

“A África do Sul tem com Graça Machel uma tremenda dívida de gratidão pela alegria que ela deu à vida de Nelson Mandela desde o seu casamento. Ela não emprestou apenas alegria a Madiba como tentou com todas as suas forças unir a família Mandela”, refere num testemunho recolhido pelo “City Press” o arcebispo emérito Desmond Tutu.

Faz precisamente 15 anos que Nelson Mandela e Graça Machel casaram.

Segundo fontes contactadas pelo jornal, Graça Machel dorme numa cadeira, ao lado da cama de Mandela no Mediclinic – Heart Hospital desde que o ícone da luta anti-“apartheid” foi admitido no hospital há um mês, e nunca se ausentou por períodos superiores a três horas desde então.

Para a ex-assistente pessoal de Nelson Mandela, Zelda la Grange, a presença de Graça é vital para o ex-presidente, que celebra 95 anos no dia 18 deste mês.

“Madiba quer sempre saber se Graça está por perto. Ela dá estabilidade emocional não só a ele, mas também a muitos de nós”, disse La Grande ao jornal.

Pumla Mogodo-Madikizela, uma académica e investigadora da Universidade do Free State (UFS), assinou no início desta semana um artigo de opinião no “Mercury” de Durban, no qual enalteceu as virtudes de Graça Machel e a dignidade com que ela sempre conduziu a sua relação com o herói da luta de libertação dos sul-africanos.

+ sobre o tema

Egbé Mostra de Cinema divulga lista dos filmes selecionados em 2022

Com 227 filmes inscritos de todas as regiões do...

A batalha para ser protagonista na publicidade em um país racista

Primeira das três reportagens da série “Invisibilidade pública” apresenta...

Peça exalta tradição oral

Com sistemas sociais complexos e uma cultura milenar...

para lembrar

África também sofre com incêndios florestais

Parte do continente africano é castigada pelo fogo. Autoridades...

Doutora Fátima de Oliveira, presente em nossa história e nossa luta

Fátima Oliveira, 63 anos, médica, feminista emancipacionista, escritora, avó...

Libéria: Projeto de Lei ‘Mate os Gays’ se espalha

A ex-primeira-dama da Libéria Jewel Howard Taylor apresentou um...

Pelo Guinness, sul-africanos põem mais de 90 surfistas na mesma onda

Marca anterior, de 110 pessoas, não é quebrada na...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=