Mandela no Google

As buscas mais frequentes na internet em 2013.

Antes da popularização da internet um dos grandes chamarizes das redes de televisão era a retrospectiva do ano, os fatos e notícias mais marcantes dos 12 meses anteriores. Hoje é possível fazer o mesmo tipo de retrospectiva a partir das buscas feitas no Google ao longo do ano, um panorama curioso dos interesses e anseios do mundo em 2013.

O termo mais buscado no ano foi “Nelson Mandela”. Segundo o Google, a procura por mais informações sobre o ex-presidente sul-africano, líder da luta contra o apartheid, começou muito antes de sua morte e se intensificou mesmo depois do dia 5 de dezembro, data em que faleceu.

Em segundo lugar ficou o ator Paul Walker, da série de filmes Velozes e Furiosos, morto em acidente de carro na Califórnia. O terceiro termo mais procurado foi “iPhone 5S”, o que dá uma medida do quanto a Apple consegue conquistar a atenção dos consumidores de tecnologia.

No Brasil, o principal termo buscado foi “BBB 13”, seguido pela suposta pirâmide financeira “Telexfree” e a novela global “Salve Jorge”, um termômetro do que é considerado importante no País.

As buscas mais reveladoras talvez sejam as que começam com “como”, pois mostram as dúvidas de quem chega ao Google na procura de respostas imediatas. No Brasil as principais foram “como chegar”, “como baixar músicas”, “como ganhar dinheiro”, “como excluir Facebook”, “como perder barriga”, “como emagrecer rápido”, “como tirar passaporte”, “como desenhar” e “como baixar filmes”.

O brasileiro, portanto, deseja ter ótima saúde, viajar, escutar boas músicas, ficar com o bolso cheio e ter amigos de verdade.

O britânico médio
, por sua vez, revelou diferentes anseios. Em primeiro lugar, quis saber como fazer uma boa panqueca. Além disso, buscou informações sobre como preparar um currículo. Em terceiro, talvez para rebater as panquecas, foi atrás de dicas sobre como emagrecer.

Resta então começar o ano vindouro com as dicas de emagrecimento bem guardadas em algum documento, prontas para serem postas em prática, além de atualizar o currículo para ganhar mais dinheiro. E, claro, manter uma distância prudente das perigosas panquecas.

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

20 de julho de 1925 nascia Frantz Fanon

Autor de Pele Negra, Mascaras Brancas e Os Condenados da...

Ministério da Cultura angolano vai reeditar obras de Agostinho Neto

A iniciativa foi anunciada, em Luanda, por João Lourenço,...

Hillary Clinton almoça com Nelson Mandela na África do Sul

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, almoçou nesta...

Mandela segue internado em estado “grave, mas estável”

Joanesburgo – O ex-presidente da África do Sul e...

para lembrar

Invictus: o poema que inspirou Nelson Mandela em seus 27 anos de de prisão

Willian Ernest Henley, ao escrever o poema abaixo, jamais sonharia...

O maior legado de Nelson Mandela

O aeroporto de Johanesburgo, na África do Sul se...

Mandela enfraquece enquanto família briga por seu legado

JOHANNESBURGO — "Sorria!", pediu o visitante, com uma ponta...

Lula divulga carta parabenizando Mandela por 95º aniversário

O ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=