Mandela no Google

As buscas mais frequentes na internet em 2013.

Antes da popularização da internet um dos grandes chamarizes das redes de televisão era a retrospectiva do ano, os fatos e notícias mais marcantes dos 12 meses anteriores. Hoje é possível fazer o mesmo tipo de retrospectiva a partir das buscas feitas no Google ao longo do ano, um panorama curioso dos interesses e anseios do mundo em 2013.

O termo mais buscado no ano foi “Nelson Mandela”. Segundo o Google, a procura por mais informações sobre o ex-presidente sul-africano, líder da luta contra o apartheid, começou muito antes de sua morte e se intensificou mesmo depois do dia 5 de dezembro, data em que faleceu.

Em segundo lugar ficou o ator Paul Walker, da série de filmes Velozes e Furiosos, morto em acidente de carro na Califórnia. O terceiro termo mais procurado foi “iPhone 5S”, o que dá uma medida do quanto a Apple consegue conquistar a atenção dos consumidores de tecnologia.

No Brasil, o principal termo buscado foi “BBB 13”, seguido pela suposta pirâmide financeira “Telexfree” e a novela global “Salve Jorge”, um termômetro do que é considerado importante no País.

As buscas mais reveladoras talvez sejam as que começam com “como”, pois mostram as dúvidas de quem chega ao Google na procura de respostas imediatas. No Brasil as principais foram “como chegar”, “como baixar músicas”, “como ganhar dinheiro”, “como excluir Facebook”, “como perder barriga”, “como emagrecer rápido”, “como tirar passaporte”, “como desenhar” e “como baixar filmes”.

O brasileiro, portanto, deseja ter ótima saúde, viajar, escutar boas músicas, ficar com o bolso cheio e ter amigos de verdade.

O britânico médio
, por sua vez, revelou diferentes anseios. Em primeiro lugar, quis saber como fazer uma boa panqueca. Além disso, buscou informações sobre como preparar um currículo. Em terceiro, talvez para rebater as panquecas, foi atrás de dicas sobre como emagrecer.

Resta então começar o ano vindouro com as dicas de emagrecimento bem guardadas em algum documento, prontas para serem postas em prática, além de atualizar o currículo para ganhar mais dinheiro. E, claro, manter uma distância prudente das perigosas panquecas.

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

Reri Grist

Reri Grist nasceu em 29 de fevereiro de 1932...

A resistência da cultura negra no Ceará

Sob o estigma do preconceito e desvalorização regional, grupos...

`Ela precisa de tratamento´, afirma Dudu Nobre sobre Adriana Bombom

Em entrevista à revista "Veja" deste sábado, 25, o...

para lembrar

Americanah: Tudo o que já sabemos sobre a adaptação do livro de Chimamanda Ngozi Adichie

Produção será protagonizada pela vencedora do Oscar Lupita Nyong’o...

Jamie Foxx: recordação de racismo na infância, esperança no futuro

Protagonista do novo filme de Tarantino, como o escravo...
spot_imgspot_img

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=