Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

Enviado por / FonteDe Gênero e Educação

Em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e pelo investimento nas escolas públicas, entidades e redes da sociedade civil assinam manifesto dizendo não ao homeschooling.

As Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Associações signatárias deste documento consideram que a possível autorização e regulamentação da educação domiciliar (homeschooling) é fator de EXTREMO RISCO e constitui mais um ataque ao direito à educação como uma das garantias fundamentais da pessoa humana. Tal regulamentação pode aprofundar ainda mais as imensas desigualdades sociais e educacionais, estimular a desescolarização por parte de movimentos ultraconservadores e multiplicar os casos de violência e desproteção aos quais estão submetidos milhões de crianças e adolescentes.

Diante da nova ameaça de retomada da tramitação dos projetos que tratam da autorização e regulamentação, nos manifestamos firmemente contrários aos Projetos de Lei de regulamentação e autorização da matéria presentes no Congresso Nacional, ao texto original e aos apensados, em particular o PL 1.338/2022 do Senado Federal (PL nº 3.179/2012, na Câmara dos Deputados).

A educação escolar (regular) necessita de mais investimentos e de efetivo regime de colaboração para superar os desafios históricos e atuais impostos pela pandemia e não da regulamentação de uma modalidade que ataca as finalidades da educação previstas no artigo 205 da Constituição Federal, amplia a desobrigação do Estado com a garantia do direito humano à educação de qualidade para todas as pessoas e fere os direitos das crianças e adolescentes. A educação domiciliar é uma pauta de baixíssima adesão popular, como mostra pesquisa realizada pelo DataFolha, que revelou que oito em cada dez pessoas são contrárias a que pais tenham o direito de tirar seus filhos da escola para ensiná-los em casa.

Ataque aos direitos das crianças e adolescentes

É com preocupação que diversas instituições têm acompanhado o debate sobre a regulamentação da educação domiciliar no Congresso Nacional, dada as fragilidades argumentativas em torno de sua operacionalização e dos riscos que apresenta ao direito e prioridade absoluta da criança e do adolescente. Esse debate tem ocorrido não somente sobre o PL supracitado, como também e especialmente em torno do PL 1.338/2022. Manifestamos também nossa grande preocupação com a tramitação do PL 3.262/2019, que visa descriminalizar a ausência de matrícula escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos para famílias que adotarem a educação domiciliar. Atualmente, a Lei Penal, em sintonia com preceitos constitucionais, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, prevê o crime de abandono intelectual aos pais que não mandarem seus filhos à escola.

Também muito grave é a aprovação em casas legislativas municipais e estaduais e sanção por prefeitos e governadores de projetos que autorizam o ensino domiciliar. Esses casos mantêm a inconstitucionalidade material dos projetos de âmbito nacional, com o agravante do vício de origem, visto que é competência exclusiva da União legislar sobre diretrizes e bases da educação.

Educação domiciliar: a negação da dramática realidade educacional e social do país

O Brasil e o mundo atravessam um momento de profunda crise social, econômica, política e educacional; a fome e o desemprego seguem como graves problemas sociais; a pandemia da Covid-19 afetou toda a sociedade nas diversas instâncias, trazendo efeitos de médio e longo prazo, sem falar nos abismos emocionais que as famílias enfrentaram com as medidas restritivas. O retorno às aulas presenciais não foi acompanhado do devido investimento para melhoria da infraestrutura das escolas nem de medidas voltadas a mitigar o impacto material e emocional sofrido pelas/os estudantes e suas famílias.

Após quatro anos de descaso com a área da educação, há esperança de que sejam retomados programas de apoio técnico e financeiro para as secretarias estaduais, distrital e municipais para o enfrentamento da evasão escolar e o combate à violência doméstica. Durante o período mais severo da pandemia, o governo Bolsonaro manteve uma absurda política econômica de austeridade fiscal e foi omisso em sua obrigação de coordenação federal, optando por desviar a atenção do que deveria ser prioritário na gestão de superação da pandemia. O mesmo ocorreu no período de isolamento social, em que o ensino remoto foi urgente para que crianças e adolescentes continuassem estudando e acessando a escola. Entretanto, o anterior governo federal chegou a vetar um projeto de lei que previa ajuda financeira para estados e municípios garantirem acesso à internet para estudantes e professores de escolas públicas. No atual momento, em que a sociedade se mobiliza pela reconstrução das políticas educacionais e pela elaboração de um novo Plano Nacional de Educação que garanta direitos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, não cabe retroceder à agenda prioritária do governo Bolsonaro para a educação.

A regulamentação do ensino domiciliar não se mostra solução viável para superar os problemas enfrentados pela educação. As prioridades passam pela expansão da educação integral, tal como acontece em países mais desenvolvidos em termos educacionais. As metas do Plano Nacional de Educação (e dos planos subnacionais) precisam ser cumpridas; o financiamento público requer mais aportes, inclusive com a vinculação dos recursos do Pré-sal para a educação; o Sistema Nacional de Educação carece de regulamentação para potencializar os regimes de cooperação e colaboração interfederativos, tendo o Custo Aluno Qualidade como referência, e a maior regulamentação da rede privada. Para tanto, é essencial e urgente identificar as situações mitigadoras da exclusão escolar e das violações do direito à educação e investir em novos recursos pedagógicos e na busca ativa dos estudantes excluídos da escola, assegurando o pleno direito de todos à educação de qualidade.

A escola como porta de acesso a outros direitos e os custos financeiros da educação domiciliar

Outras questões suscitadas na pandemia e muito sensíveis ao debate da educação domiciliar dizem respeito à insegurança alimentar de crianças e famílias que voltaram a fazer parte do Mapa da Fome da ONU, a invisibilidade dos casos de trabalho infantil e o aumento expressivo no número de agressões, violência doméstica e da violência sexual nos domicílios brasileiros, em especial contra meninas, mulheres e adolescentes LGBTI+. Casos verificados, contraditória e preocupantemente, num momento em que os registros de boletins de ocorrência despencaram! Isso revela a vulnerabilidade de nossas crianças e adolescentes sem o amparo da escola. Diferente do que muitos imaginam, a educação domiciliar não pode ser encarada como economia aos cofres públicos. As escolas, os conselhos tutelares (e o Estado) terão gastos extras com a fiscalização e adequação de suas estruturas e corpo funcional para acompanhar as matrículas e as respectivas atividades não presenciais previstas na proposta de regulamentação da educação domiciliar. Isto sem falar no acompanhamento social, físico e mental das crianças confinadas em seus domicílios – ainda que muito limitado, já que há transferência do espaço público ao privado.

Trata-se de situações não mensuradas nos projetos em debate no Congresso e sequer passíveis de solução dentro da constitucionalidade, do quadro de direitos humanos e nas normativas da educação, que certamente demandarão novas despesas nos orçamentos públicos e das escolas particulares. O Parlamento não pode aprovar projetos que elevam custos orçamentários sem a respectiva indicação de fontes de custeio e na contramão do que determina a legislação vigente.

Uma ameaça à democracia

Por outro lado, a defesa do ensino regular e presencial nas escolas se pauta em premissas que derivam de princípios constitucionais e de tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. A formação educacional precisa assegurar o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Além disso, a escola é o local do coletivo, de oportunidades igualitárias para novas aprendizagens, de interação e respeito às diversidades, onde crianças e jovens desenvolvem habilidades socioemocionais e essenciais para poderem atuar e modificar as sociedades democráticas. É na comunidade que nos tornamos sujeitos, nos confrontamos e crescemos como pessoas; ampliamos nossa visão de mundo; compreendemos as necessidades alheias e a importância da construção de um mundo com justiça social, com empatia e solidariedade, que supere as discriminações e o racismo estrutural da sociedade brasileira.

O Parecer nº 34/2000 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE) e as decisões históricas do Supremo Tribunal Federal em julgamentos referentes a ações que tratam de leis inspiradas pelo movimento Escola sem Partido deixam evidente a importância da socialização de crianças e jovens na escola, oportunidade para viverem o diferente e o contraditório, aspectos fundamentais para o desenvolvimento. Reafirmam que as crianças e adolescentes, sujeitos de direitos em desenvolvimento, não podem ser compreendidos como propriedades de suas famílias e que devem ser garantidos a elas e a eles os direitos à convivência social e ao acesso aos conhecimentos científicos e humanísticos por meio das escolas, mesmo que esses conhecimentos entrem em confronto com as doutrinas políticas e religiosas de suas famílias.

A importância da família não é aqui desprezada, ao contrário. O processo educacional é uma ação recíproca, simultânea e de cumplicidade entre a sociedade, a comunidade educativa e o Estado. E as instituições escolares são espaços de construção de conhecimentos, experiências e vivências significativas e complementares à educação familiar. Uma não substitui a outra, elas se complementam. Ademais, as famílias e/ou responsáveis já têm a liberdade e a prerrogativa prevista em Lei para escolher a educação escolar de suas crianças e adolescentes.

Não à educação domiciliar: um consenso entre aqueles comprometidos com o direito à educação

Em face do exposto, reiteramos nossa convicção, fundamentada em elementos históricos, nos direitos humanos e em razões pedagógicas, na formação educacional a partir da intrínseca relação família – escola – sociedade – Estado. A imposição do homeschooling, desconsiderando inúmeras realidades pedagógicas e sociais e fragilizando ainda mais a condição docente, além de seu caráter elitista e de pseudoalternativa às demandas requeridas pela educação em todo o país, especialmente advindas da pandemia da Covid-19, não o credenciam como viável para a esmagadora maioria do povo brasileiro.

Por isso, de forma contundente, nos manifestamos extremamente contrários a qualquer tentativa de regulamentação da educação domiciliar no país pelo Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Manifestação presente em cerca de 150 posicionamentos públicos de diversos interlocutores do campo educacional apresentados ao Congresso Nacional nos últimos meses: de instituições acadêmicas, associações de gestoras e gestores públicos, entidades sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, redes e fóruns nacionais às entidades que representam institutos e fundações empresariais. Neste momento, estamos sintonizados com um uníssono NÃO à regulamentação da educação domiciliar no país.

ASSINAM ESTE MANIFESTO

1ACAMPA PELO DIREITO A PAZ E DIREITO A REFÚGIOAcampa
2AÇÃO ‘SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA’SIE – UFG/UFMA/UFT
3AÇÃO EDUCATIVA: ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO
4AÇÃO SOCIAL FRANCISCANASEFRAS
5ACAT BRASIL – AÇÃO DOS CRISTÃOS PARA A ABOLIÇÃO DA TORTURAAcat Brasil
6ACPMS – SINDICATO CAMPO-GRANDENSE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
7ACTIONAID BRASIL
8AFOXÉ ALAFIN OYÓ – ARC AFOXÉ ALAFIN OYÓ
9AFRONTE! – RIO DE JANEIRO
10AGENTES DE PASTORAL NEGROS DO BRASIL
11AGROLESTE – EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO SUSTENTÁVELAGROLESTE
12ALIANÇA BAYEUX FRANCO BRASILEIRA
13ALIANÇA NACIONAL LGBTI+
14AMANKAY INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS
15AMEINU BRASIL – DIVERSIDADE RELIGIOSA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.AMEINU BRASIL
16ANDI – COMUNICAÇÃO E DIREITOS
17ANTRA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
18APĒ – ESTUDOS EM MOBILIDADE
19ARQUIVO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO INTERIOR FLUMINENSE “AMÉLIA THOMÁS”
20ARTICULAÇÃO BRASILEIRA DA ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARAABEFC
21ARTICULAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICASABL
22ARTICULAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MIRANDIBAASCQUIMI
23ARTICULAÇÃO DAS PASTORAIS SOCIAIS DO REGIONAL NORDESTE 1
24ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRASAMB
25ARTICULAÇÃO DE MULHERES DO AMAZONASAMA
26ARTIGO 19
27ASSOCIAÇÃO AMIGOS SÃO FRANCISCO RODOLFO PIRANI
28ASSOCIAÇÃO ATEÍSTA DO PLANALTO CENTRALAPCE
29ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NOVA LOURDEACBNL
30ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO
31ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIAABA-Agroecologia
32ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃOABALF
33ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIAABA
34ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOSAbrale
35ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULOABdC
36ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICALABEM
37ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIASbenbio
38ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
39ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE HISTÓRIAABEH
40ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE PSICOLOGIAABEP
41ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
42ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAISABGLT
43ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADAABRALIC
44ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAISABONG
45ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASABRAPEC
46ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICASABRAPCORP
47ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE JORNALISMOSBPJor
48ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIALABPEE
49ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALABRAPEE
50ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIALABRAPSO
51ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAISABRI
52ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFESSORES DE ITALIANOABPI
53ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA INTERDISCIPLINAR DE AIDSABIA
54ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA SUPERANDO O LÚPUS
55ASSOCIAÇÃO CASA DOS SABERES
56ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ
57ASSOCIAÇÃO CIVIL DE ARTICULAÇÃO PARA A CIDADANIAACARI
58ASSOCIAÇÃO COMPANHIA TERRAMAR
59ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFÈFÈ ODARÀ OMÍ AYÉ DÌDA
60ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTIACJM-RJ
61ASSOCIAÇÃO CULTURAL KINOFORUM
62ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SULAESUFOPE
63ASSOCIAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHASAIMCA
64ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONASASPSEA
65ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO, PROMOÇÃO E INCENTIVO A CIDADANIACOOPERAPIC
66ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOADUSP
67ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO PEDRO IIADCPII
68ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA IBEROAMÉRICA E CARIBEEDICIC
69ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES DE PORTO ALEGREAEPPA
70ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES E AMIGOS DA GENTE AUTISTAAFAGA
71ASSOCIAÇÃO DE GEÓGRAFOS BRASILEIROSAGB
72ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASILALB
73ASSOCIAÇÃO DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELO HORIZONTEAMPAREM-BH
74ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS – LUMIAR
75ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO HORTOAMAHOR
76ASSOCIAÇÃO DE MORADORES JARDIM QUILES E ADJACÊNCIASUMOJAQUIA
77ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE ITAGUAÍ GUERREIRAS E ARTICULADORAS SOCIAISAMIGAS
78ASSOCIAÇÃO DE PAIS E FUNCIONÁRIOS DA CRECHE CENTRAL USPAPEF
79ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES E FORMADORES DA ÁREA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTENECA
80ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DE PERNAMBUCO – GESTÃO TRAVESSIASAPG Fiocruz-PE
81ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOAPROPUC-SP
82ASSOCIAÇÃO DIFERENÇAS QUE NOS UNEM
83ASSOCIAÇÃO DO PROFESSORES DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINASAPROPUCC
84ASSOCIAÇÃO DOCENTE DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROADPUC-RIO
85ASSOCIAÇÃO DOS CIENTISTAS DA RELIGIÃO E DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DO AMAZONASACREPERAM
86ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DE MONTES CLAROSADEMOC
87ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAADUNB-SS
88ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTEADUERN
89ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – SUB-SEÇÃO SINDICAL DE GUARATINGUETÁ
90ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REIADUFSJ
91ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACREADUFAC
92ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOADUFES-SSIND
93ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOADUFERPE
94ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE CAJAZEIRASADUC
95ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES E AMIGOS DA ÁFRICAASEA
96ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS – SEÇÃO LOCAL DE SÃO PAULOAGB SP
97ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS – SEÇÃO NITERÓIAGB – Niterói
98ASSOCIAÇÃO DOS GESTORES DE ESCOLA MUNICIPAL DE GUARULHOSAGEMG
99ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM JATOBÁAMJJ
100ASSOCIAÇÃO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINAAOESC
101ASSOCIAÇÃO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL
102ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSADPUC-GO
103ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DO AMAPÁAPROFAP
104ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORAAPESJF-SSind
105ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE DEP. IRAPUAN PINHEIROAPRODIP
106ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SÃO PAULOAPROFFESP
107ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE CANDEIASASPECAN
108ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE RESENDEAPMR
109ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁASSEEC
110ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO INEP – ANÍSIO TEIXEIRAASSINEP
111ASSOCIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULAssers
112ASSOCIAÇÃO DOS SUPERVISORES ESCOLARES DE SANTA CATARINAASESC
113ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGREATEMPA
114ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS QUILOMBOLAS COMUNIDADE VARGEM DO RANCHO E SÍTIO CAPIVARA
115ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL DE MINAS GERAISASUSSAM-MG
116ASSOCIAÇÃO EDUCAÇÃO-ESPORTE DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS & AMIGOSAEEP-DF
117ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA – CEAEMA/CE
118ASSOCIAÇÃO ENTRE NÓS
119ASSOCIAÇÃO ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO EDUCACIONALCentro Incluir
120ASSOCIAÇÃO ESPERANÇAEsperança
121ASSOCIAÇÃO FLORESCERAF
122ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS DO RIO DE JANEIROASFOE
123ASSOCIAÇÃO HABITACIONAL EM DEFESA DA MORADIA E MEIOAHDM
124ASSOCIAÇÃO INTERMUNICIPAL AMBIENTAL EM DEFESA DO RIO FORMATE E SEUS AFLUENTESAsiarfa
125ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL MAYLÊ SARA KALÍAmsk
126ASSOCIAÇÃO LARES DE INCLUSÃO SOCIALLares
127ASSOCIAÇÃO MÃES E PAIS PELA DEMOCRACIAAMPD
128ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS CEGOSAMC
129ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DA GRANDE BHAMES-BH
130ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE PROFESSORES DE ALEMÃOAMPA
131ASSOCIAÇÃO MORADA DO ARCO-ÍRIS LGBT BRASILAMAI
132ASSOCIAÇÃO MORADORES JARDIM MARQUÊSAMJM
133ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO DOWN CHUTE NO PRECONCEITO
134ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTILANUUFEI
135ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE AÇÃO INDIGENISTAANAÍ
136ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA HÍBRIDAANEBHI
137ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICAANEC
138ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIAANPUH/BRASIL
139ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JURISTAS PELOS DIREITOS HUMANOS LGBTIANAJUDH-LGBTI
140ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS
141ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PEDAGOGIA JURÍDICAANPEJUD
142ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAANPEPP
143ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃOANPAE
144ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃOANPEd
145ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIAANPEGE
146ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICAANPOLL
147ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALANPUR
148ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃOANPTECRE
149ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE POS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCOMPOS
150ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CENTROS DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTEANCED/Seção DCI Brasil
151ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIORANDIFES
152ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES DE ARTE DOS INSTITUTOS FEDERAISANPAIF
153ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOANFOPE
154ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELO FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOAnfope
155ASSOCIAÇÃO NOTRE DAMEND
156ASSOCIAÇÃO PAPO DE MULHERAPM
157ASSOCIAÇÃO PEQUENOS PRODUTORES RURAISAPRNSA
158ASSOCIAÇÃO PRÓ-MELHORAMENTOS DO BAIRROS VILA MARIA HELENA E JARDIM PRIMAVERA
159ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS DA PARAÍBAAPB-PB
160ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS SOCIÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIROAPSERJ
161ASSOCIAÇÃO RAÍZES CULTURAIS DE ALTANEIRAARCA
162ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DOS TRABALHADORES EM CORREIOS DA PARAÍBAArtec-Pb
163ASSOCIAÇÃO REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ
164ASSOCIAÇÃO REMANESCENTE DOS QUILOMBOS DE SALVA VIDAS
165ASSOCIAÇÃO REVIVER DOWN
166ASSOCIAÇÃO VITÓRIA DOWNVitória Down
167ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIASESOCITEBR
168ATIVA EDUCAÇÃO
169AYA – LABORATÓRIO DE ESTUDOS PÓS- COLONIAIS E DECOLONIAIS – UDESC
170AYOMIDÊ YALODÊ COLETIVA DE MULHERES NEGRAS E LBTS
171BIBLIOTECA COMUNITÁRIA JOSIMAR COELHO DA SILVA
172BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MANNS
173BIBLIOTECA EUGENIO LYRA
174BIBLIOTECA VARANDA LITERÁRIA MARIA DE LOURDES MIRANDA
175BRCIDADES – NÚCLEO GRANDE ABC
176BRIGADA MARIGHELLA
177BRIGADA PELA VIDA DE SÃO PAULO
178CAIC CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
179CAJUEIRO CENTRO DE FORMAÇÃO, ASSESSORIA E PESQUISA EM JUVENTUDE
180CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
181CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE MACEIÓCAM
182CÁRITAS DIOCESANA DE NOVA FRIBURGOCNDF
183CASA 8 DE MARÇO
184CASA DA DEMOCRACIA LÉLIA GONZALES E FLORESTAN FERNANDESCasa da Democracia
185CASA DE CULTURA HIP HOP DE PIRACICABACCHH
186CASA DE CULTURA ILÉ ASÉ D’OSOGUIÃCCIAO
187CASA LAUDELINA DE CAMPOS MELLO – ORGANIZAÇÃO DA MULHER NEGRACLCMOMN
188CASA PEQUENO DAVI
189CASA VITRAL
190CÁTEDRA PAULO FREIRE DO RIO GRANDE DO NORTE
191CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR
192CEDES – CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
193CENPEC
194CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARESCMP
195CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASILCTB
196CENTRAL SINDICAL E POPULAR CSP-CONLUTASCSP-Conlutas
197CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORESCUT
198CENTRO ACADÊMICO DA PEDAGOGIA CHAPA ANDREZA BARBOSA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA RIO CLAROCAPed
199CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DO IBMRCAPI-IBMR
200CENTRO CULTURAL COMUNITÁRIO CHOCOBIM
201CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRASCEPRO -rj
202CENTRO DA JUVENTUDE SANTA CABRINICJSCABRINI
203CENTRO DAS MULHERES DO CABOCMC
204CENTRO DE APOIO A MÃES E PAIS DE PORTADORES DE EFICIÊNCIA – FORTALEZA-CECAMPE
205CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOCAEE
206CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAFAED/UDESC
207CENTRO DE CONVIVÊNCIA MOVIMENTOCCM
208CENTRO DE CONVIVÊNCIA NISE DA SILVEIRA/ PAMPULHACNSP
209CENTRO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM POPULARCECIP
210CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE
211CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CEARÁCEDECA CEARÁ
212CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE YVES DE ROUSSANCedeca BA
213CENTRO DE DEFESA DA MULHER MARCIA BARBOSA DE SOUSACDM-MARCIA Barbosa
214CENTRO DE DEFESA DA VIDA HERBERT DE SOUSACDVHS
215CENTRO DE DEFESA DA VIDA IRMÃ HEDWIGES ROSSICDVIDA
216CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – RIO DE JANEIROCEDECA RJ
217CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE INTERLAGOSCEDECA Interlagos
218CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE LIMEIRA “DAVID ARANTES”CEDECA LIMEIRA
219CENTRO DE DIREITOS HUMANOS DE SAPOPEMBA-SPCDHS
220CENTRO DE DIREITOS HUMANOS DE TAGUATINGA-TOCDHT
221CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E MEMÓRIA POPULAR DE FOZ DO IGUAÇUCDHMPFI
222CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁCED/UECE
223CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBACE/UFPB
224CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIACE/UFSM
225CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOCE/UFES
226CENTRO DE EDUCAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PARA AÇÃO COMUNITÁRIACEDAC
227CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR MAILDE ARAÚJOCEPOMA
228CENTRO DE ENSINO GRAÇA ARANHACEGA
229CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS DE SANTA CATARINACEBI- SC
230CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS DO ESPÍRITO SANTOCEBI-ES
231CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE HUMANACEAH
232CENTRO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABCCESCO
233CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE MULHERES, GÊNERO, SAÚDE E ENFERMAGEM DAESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAGEM EE-UFBa
234CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EXCELÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICASCIEPP
235CENTRO DE INTEGRAÇÃO A CULTURA E A CIDADANIACICC
236CENTRO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTILCINDEDI
237CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOCME-FEUSP
238CENTRO DE MEMÓRIA E PESQUISA HISALES DA UNIVERSIDADE DE PELOTAS
239CENTRO DE PROFESSORES ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SULCPERS
240CENTRO DE REFERÊNCIA A MULHER EM SÃO SEBASTIÃO-SPCRM
241CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ROSA EMÍLIA MACHADO DOS SANTOSCRAS
242CENTRO DE REFERÊNCIA E ESTUDOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTECreia
243CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL
244CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTACPP
245CENTRO DOM HELDER CAMARA DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIALCENDHEC
246CENTRO ECUMÊNICO DE CULTURA NEGRACECUNE
247CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIACFEMEA
248CENTRO GASPAR GARCIA DE DIREITOS HUMANOS
249CENTRO INTERDISCIPLINAR DE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DO DESENVOLVIMENTO-ESPAÇO ESCUTA
250CENTRO INTERDISCIPLINAR EM PSICOLOGIA SOCIAL, INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIAINTERPSIC
251CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIACIESPI/PUC-RIO
252CENTRO PAULO FREIRE ESTUDOS E PESQUISASCPFREIRE
253CENTRO POTIGUAR DE CULTURACPC-RN
254CENTRO REGIONAL DE ATENÇÃO AOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA DO ABCDCRAMI
255CENTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MOSSORÓCREE- MOS
256CENTRO RUY MAURO MARINI
257CENTRO SOCIALISTA DE SOBRADINHO IICSDF
258CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA SALVADOR-BACJCC – SALVADOR-BA
259CIDADANIA ESTUDO PESQUISA INFORMAÇÃO AÇÃOCEPIA
260CIDADES AFETIVAS
261CINE CENA SOCIALCCS
262CIPÓ – COMUNICAÇÃO INTERATIVA
263CIRANDA MATERNA
264CÍRCULO DE ESTUDOS E PESQUISAS FREIREANOSCEPF-UFU
265COALIZÃO BRASILEIRA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
266COALIZÃO DIREITOS VALEM MAIS
267COLEGIADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONALCEGEd/UFRRJ
268COLETÂNCIAS – COLETIVO DE EDUCADORES PELAS INFÂNCIAS DO INTERIOR PAULISTAColetâncias
269COLETIVA TOD@S UNID@S
270COLETIVO A VEZ E A VOZ DAS CRIANÇAS
271COLETIVO AFRODIVAS DE NITERÓI – BRASILEIRAS & CIA
272COLETIVO ALUMIÁ GÊNERO E CIDADANIA
273COLETIVO ARAGUAIA DE LUTA PELA EDUCAÇÃOCALE
274COLETIVO ARTIGO 227
275COLETIVO AUTISTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCAUCamp
276COLETIVO CASULO
277COLETIVO CHÃO DE GIZ
278COLETIVO DANDARA DE MÃES E GESTANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROCOLODANDA UNIRIO
279COLETIVO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES DE HISTÓRIA DA RME DE PORTO ALEGRECPHIS
280COLETIVO DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA DO MARANHÃO NO CAMPO SINDICALCotemacs
281COLETIVO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS
282COLETIVO DE EDUCADORES UNIVERSIDADE QUE VERSA A PROSA
283COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROCOLEMARX
284COLETIVO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA DO MARANHÃOCMDMA
285COLETIVO DE MULHERES LEMARX DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
286COLETIVO DE PROTEÇÃO A INFÂNCIA VOZ MATERNA
287COLETIVO DO ESTRADÃO
288COLETIVO EDUCAÇÃO & INSUBMISSÃOE&I UFRJ
289COLETIVO EDUCAÇÃO PELA BASE DO ESPÍRITO SANTO
290COLETIVO EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA
291COLETIVO ELA – EDUCAÇÃO LIBERDADE PARA APRENDER
292COLETIVO ESCOLA FAMÍLIA AMAZONASCEFA
293COLETIVO FAVELA NO PODER
294COLETIVO FEMINISTA HELEN KELLER
295COLETIVO FILHAS DA MÃE
296COLETIVO FLORESTAL CAGAITACFC
297COLETIVO INTERCAMBIANTES BRASIL – PERNAMBUCO
298COLETIVO JARDIM RESISTÊNCIA
299COLETIVO LUTA UNIFICADA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTOLUTE
300COLETIVO MÃES NA LUTACMNL
301COLETIVO MULHERES DO BRASIL EM AÇÃOCMBA
302COLETIVO NEGRITUDIARANegritudiAra
303COLETIVO NEGRO MESTRE AMBRÓSIOCNMA
304COLETIVO PAULO FREIRE EM SÃO PAULO
305COLETIVO PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDOPCESP
306COLETIVO ROSA LUXEMBURGO – Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do AmapáCRL-SINDUFAP
307COLETIVO SOMOS
308COLETIVO VAMOS JUNTAS COM REGINETE BISPO
309COLETIVXS
310COMISSÃO BRASILEIRA JUSTIÇA E PAZCBJP
311COMISSÃO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA OAB-PACDCA – OAB-PA
312COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DE PASSO FUNDOCDHPF
313COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO CEE-MACEDH-CEE/MA
314COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA – ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA – ESCPDH
315COMISSÃO INTERSETORIAL ENFRENTAMENTO A SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
316COMISSÃO PRO ARRAIAL DO SÍTIO DOS PINTOS
317COMISSÃO REGIONAL DE JUSTIÇA E PAZ – MATO GROSSO DO SULCRJPMS
318COMITÊ DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE PARA A DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERESCLADEM BRASIL
319COMITÊ DA MARCHA MUNDIAL DE MULHERES DE UBERLÂNDIA-MGCOMMM_UDI_MG
320COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESPÍRITO SANTOCOMECES
321COMITÊ ESTADUAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA DE RORAIMACEDEPRR
322COMITÊ GESTOR DO FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO
323COMITÊ NACIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
324COMITÊ POPULAR DE LUTA ITÁLIA
325COMITÊ POPULAR DE LUTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
326COMITÊ POPULAR ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO DA CRISE EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO SULCPEACE/RS
327COMITÊ TERRITORIAL BAIANO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
328COMITÊ TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTECTEIRN
329COMITÊ VOLTA DILMACVD
330COMUNIDADE CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA SANTA LUZIA
331COMUNIDADE NOVO ARCOMNAR
332COMUNIDADE TERAPÊUTICA RENOVAÇÃO
333CONECTANDO SABERES NACIONAL
334CONECTAS DIREITOS HUMANOS
335CONFEDERAÇÃO DAS MULHERES DO BRASILCMB
336CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORESCONAM
337CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃOCNTE
338CONSELHO COMUNITÁRIO DE DEFESA SOCIAL – SEDE DE AQUIRAZ-CECCDS de Aquiraz
339CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB GUARULHOSCACS Fundeb Gru
340CONSELHO DE ACOMPANHANTE E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB/APCACS FUNDEB/AP
341CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE MARANGUAPECAEM
342CONSELHO DE DIRETORES, DIRETORES ADJUNTOS E DIRETORES DE EMEIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE-MSCONDAEM
343CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES DO PIAUÍCEDDM-PI
344CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOASCEE-AL
345CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁCEE-CE
346CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PARÁCEDCA
347CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIACFP
348CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIALCFESS
349CONSELHO INDÍGENA TREMEMBÉ DE ALMOFALACITA
350CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA
351CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CRAVINHOS
352CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE DE CAMPINAS
353CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANAJATUBA- MA
354CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANORI-AMCME/ANORI
355CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELA CRUZ
356CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE-MG
357CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BURITICUPU-MACME-Buriticupu/MA
358CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE-MS
359CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARAGUATATUBA-SP
360CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS-MG
361CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DUAS BARRAS-RJCME Duas Barras
362CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FRECHEIRINHA-ALCMEF
363CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA-GOCME Goiânia
364CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PRCMEG
365CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARULHOS-SPCME/GRU
366CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARASSU-PE
367CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JENIPAPO DOS VIEIRAS-MACME/JV
368CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB
369CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUCÁS-CECME Jucás/CE
370CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAPARANA-PE
371CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
372CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARAGOGI-ALCMEM
373CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESSIAS-ALCMEM
374CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MILHÃ-CE
375CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO-RJCMENF
376CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PICOS-PICME-PICOS/PI
377CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE-RSCME/POA
378CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO GRANDE-APCME- PG
379CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP
380CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RESTINGA SÊCA- RS
381CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO-SPCME/RP
382CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS-MA
383CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTANA-MA
384CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS-MACME/SL
385CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES-A
386CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO-SPCME/SP
387CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO-ALCMESS/AL
388CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TIMON-MA
389CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI-CECMET
390CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRIZIDELA DO VALE-MA
391CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUNTUM-MACME-TUNTUM-MA
392CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA-MGCME – UBERABA
393CONSELHO MUNICIPAL DE JOÃO LISBOA
394CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE SÃO PAULO
395CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JUAZEIRO DO PIAUÍ-PI
396CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE UMARIZAL
397CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PIRAÍ-RJCMDPD Piraí RJ
398CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES BREJO DA MADRE DE DEUSCOMDICA
399CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASILCONIC
400CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL – JUNDIAICNLB
401CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 2ª REGIÃOCREFONO 2
402CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 1A. REGIÃO/PARÁCRESS-1ª Região/Pará
403CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAISCRESS-MG
404CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DO CEARÁ 3ª REGIÃOCRESS/CE
405COOPERAÇÃO E APOIO A PROJETOS DE INSPIRAÇÃO ALTERNATIVACAPINA
406COOPERATIVA AGROPECUARIA DOS AGRICULTORES FAMILIARES SANTANA DO ACARAÚCOOPASA
407COOPERATIVA HABITACIONAL CENTRAL DO BRASILCOOHABRAS
408COORDENAÇÃO NACIONAL DE ARTICULAÇÃO DAS COMUNIDADES NEGRAS RURAIS QUILOMBOLASCONAQ
409COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA ANDRADINACRE9
410DIREITOS HUMANOS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
411DIRETÓRIOS ACADÊMICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIORDANMS
412DIVERSIAS – GRUPO DE ESTUDOS EM DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CONTROVÉRSIAS DA PUC-RIO
413ECOAR – EDUCANDO COM ARTEECOAR
414EDUCAÇÃO PROTEGIDA LTDA
415EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E DIFERENÇA EM PROCESSOS PÓS-COLONIAISGEIDPP
416EDUPOVO EDUCAÇÃO POPULAREdupovo
417EQUILIBRIUM CLÍNICAEquilibrium clinica
418ERÊYÁ GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS UFPRErêYá UFPR
419ESPAÇO HELENO VERÍSSIMOEHV
420ESPORTE PELA DEMOCRACIAEPD
421ESSÊNCIA CULTURAL DOS POVOS NATIVOS DA FLORESTAEcenf
422EU ME PROTEJO – EDUCAÇÃO PARA PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA
423FÁBRICA DE IMAGENS – AÇÕES EDUCATIVAS EM CIDADANIA E GÊNERO
424FÁBRICA DO SER – ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE PORTO SEGUROFábrica do Ser
425FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN
426FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULOFACESP
427FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR E DE ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICOPROIFES
428FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL – FASUBRA SINDICALFASUBRA
429FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE BRASÍLIA E ENTORNOFEUBE
430FEDERAÇÃO DOS MUNICIPÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULFEMERGS
431FEDERAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULOFepesp
432FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL NO ESTADO DE SÃO PAULOFETAM-SP
433FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO NO RIO DE JANEIROFETEERJ
434FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE ROBÓTICA – FIRA NO BRASILFIRA
435FEDERAÇÃO MATOGROSSENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROSFEMAB
436FEDERAÇÃO NACIONAL DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICASFENATRAD
437FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PSICÓLOGOSFENAPSI
438FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SOCIÓLOGOS-BRASILFNS-B
439FEDERAÇÃO PARAENSE DAS MULHERESFEPAM
440FINEDUCA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃOFINEDUCA
441FÓRUM ALAGOANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSFAEJA
442FÓRUM BAIANO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – POLO SERTÃO PRODUTIVOFBEI
443FÓRUM BRASILEIRO DE SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONALFBSSAN
444FÓRUM BRASILRIRO DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS PELO MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTOFBOMS
445FÓRUM DA AMAZÔNIA ORIENTAL FAORFAOR
446FÓRUM DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, SOCIAIS APLICADAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTESFCHSSALLA
447FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
448FÓRUM DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE CARAPICUÍBA
449FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULOFEZL-SP
450FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SANTA CATARINAFEJA SC
451FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ESPÍRITO SANTOFórum de EJA ES
452FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RIO DE JANEIRO
453FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAÍBAFEIPB
454FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA DA MATAFEIZM
455FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELO HORIZONTEFEIBH
456FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERGIPEFEISE
457FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁFEIC
458FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO DISTRITO FEDERALFEIDF
459FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PARÁFEIPA
460FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PARANÁFEIPAR
461FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PIAUÍFEIPI
462FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PLANALTOFEIP
463FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTEFEIRN
464FÓRUM DE MULHERES DA ZONA OESTEFMZO
465FÓRUM DE PEDAGOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIROFOPERJ
466FÓRUM DO AGRESTE PARAIBANO DE EDUCAÇÃO INFANTILFAPEI
467FÓRUM DO CAMPO LACANIANO – RIO DE JANEIROFCL-RJ
468FÓRUM DO CAMPO LACANIANO – SÃO PAULOFCL-SP
469FÓRUM DOS CIDADÃOS IDOSOS DE M’BOI MIRIMFCI M BOI MIRIM
470FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA
471FÓRUM EJA DA REGIÃO DE IRARÁ-BAHIA
472FÓRUM EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PERNAMBUCOFEIPE
473FÓRUM EM DEFESA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO MARANHÃO
474FÓRUM ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO DO RIO DE JANEIROFEARJ
475FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBAFEEPB
476FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁSFEEGO
477FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCOFEEPE
478FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULOFEESP
479FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAPÁFEE/AP
480FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SULFEEMS
481FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁFEEPA
482FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROFEERJ
483FÓRUM ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO E DEFESA DO CURSO DE PEDAGOGIA DE GOIÁS
484FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DO AMAPÁFEPETI-AP
485FÓRUM ESTADUAL DE TRABALHADORES DO SUAS DO ESTADO DE SÃO PAULOFETSUAS SP
486FÓRUM ESTADUAL DOS USUÁRIOS DO SUAS DE SÃO PAULOFEUSUAS SP
487FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
488FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE ALAGOASFEPEC
489FÓRUM ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINAFEPESC
490FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
491FÓRUM GRITA BAIXADAFGB
492FÓRUM MARANHENSE DE MULHERESFMM
493FÓRUM MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO INFANTILFMTEI
494FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTILFMEI
495FÓRUM MINEIRO EM DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
496FÓRUM MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JUIZ DE FORAFÓRUM DEDICA JF
497FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
498FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ
499FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO
500FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SERRA DO RAMALHO
501FÓRUM MUNICIPAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICAFOMDEP
502FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVAFONEI
503FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – FNPETIFNPETI
504FÓRUM NACIONAL DOS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAFORPIBID-RP
505FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSOFONAPER
506FÓRUM PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTILFPE
507FÓRUM PERMANENTE DE AFRODESCENDENTES DO AMAZONASFOPAAM
508FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ESPÍRITO SANTOFPEI-ES
509FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL COXILHAFPEIC
510FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MATO GROSSO DO SULFORUMEIMS
511FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPÍRITO SANTOFOPEIES
512FÓRUM PERNAMBUCANO EM DEFESA DO CURSO DE PEDAGOGIAFOPEP
513FÓRUM PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSGEPEJ/UFG)
514FÓRUM POTIGUAR EM DEFESA DO CURSO DE PEDAGOGIA
515FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO CENTRAL – RSFREICENTRAL
516FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO URUGUAI GAÚCHOFREIAG
517FÓRUM REGIONAL DE MULHERES DA ZONA OESTE
518FÓRUM REGIONAL DE TRABALHADORES DO SUAS DA BAIXADA SANTISTAFORTSUAS Baixada Santista
519FÓRUM REGIONAL DO NORDESTE DE SANTA CATARINAFREINSC
520FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE
521FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTILFSMEI
522FRENTE AMBIENTALISTA DA BAIXADA SANTISTAFABS
523FRENTE NACIONAL DE LUTA CAMPO E CIDADEFNL
524FRENTE NACIONAL DE MANDATAS E MANDATOS COLETIVOSFNMMC
525FRENTE NACIONAL EM DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA SEGURIDADE SOCIAL
526FRENTE SOCIAL CRISTÃFSC
527FUNDAÇÃO ESTADUAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIALFEPPIR
528FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBALFJLES
529GADVS – GRUPO DE ADVOGADOS PELA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNEROGADVS –
530GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRAGELEDÉS
531GRUPO AMAZÔNICO DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃOGAEPPE
532GRUPO ARTICULADOR DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIROGAFCE/RJ
533GRUPO COMUNIDADE ASSUMINDO SUAS CRIANÇASGCASC
534GRUPO COMUNITÁRIO SEMENTE DA ESPERANÇAGCSE
535GRUPO DE APOIO AO PACIENTE REUMÁTICO DE RIBEIRÃO PRETOGRUPAR
536GRUPO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO SERVIÇO SOCIALGERESS
537GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOGEALI
538GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITAGEPHEELE
539GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA HISTÓRIA, GÊNERO E AMÉRICA LATINAGEHGAL
540GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORESGEPPEF-UEMS/UFGD
541GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE ATIVIDADE PEDAGÓGICAGEPAPe
542GRUPO DE ESTUDOS DA LOCALIDADEELO
543GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM AVALIAÇÃO EDUCACIONALGEPAE UFU
544GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL
545GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICAGEPEM/FEUSP
546GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA GÊNEROS, SEXUALIDADES E DIFERENÇAS NOS VÁRIOS ESPAÇOS TEMPOS DA HISTÓRIA E DOS COTIDIANOSFFP/UERJ
547GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA E CONTEXTOS EDUCATIVOS: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, MULTIDISCIPLINARES E PRÁTICA PEDAGÓGICAGEPICE
548GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO BRASILEIRAGEPCEB-UFF
549GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”HISTEDBR
550GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DAS TIC EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICAGEPETICEM – UFRRJ
551GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO ORÇAMENTO PÚBLICO E DA SEGURIDADE SOCIALGOPSS UERJ
552GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARGEPAE
553GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁGEPED UFC
554GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORAGea ufjf
555GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIALGEPESS UFF
556GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALGEPEE
557GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIVERSIDADEGEPEED
558GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES AUDRE LORDEGEPERGES
559GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICASGEHFOP
560GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTALGEPHEF/URCA
561GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS CURRICULARESGEPPC
562GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E JUVENTUDEGEPEJ/UFG
563GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃOGRUPEFOR/UERJ
564GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAISGREPPE
565GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃOGEPPPE
566GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM TEORIAS E FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – CAMPUS SOROCABAGPTEFE
567GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA VINCULADO GRUPOS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAGETEI
568GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS MOVIMENTOS SOCIAIS DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO E CIDADEGEPEMDECC
569GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORESGEPEFE
570GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOSGEPFAPe-UnB
571GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ÁGUAS, POLÍTICAS E CONFLITOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINONascentes
572GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURAS JUVENISGEPECJU
573GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESCOLA PÚBLICA, INFÂNCIAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORESGEPEPINFOR
574GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOGEPEFOR
575GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃOGEPTE
576GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGSGEERGE
577GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NOS ANOS INICIAISGEEMAI
578GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADEINTERFACES
579GRUPO DE ESTUDOS EM INFÂNCIA, CRIANÇAS E EDUCACAO INFANTILGEPEICI
580GRUPO DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORAGESE -UFJF
581GRUPO DE ESTUDOS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E RELIGIÃOGEHER
582GRUPO DE ESTUDOS POLÍTICO-SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAPOLITIZA/UnB
583GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISGESTRADO-UFMG
584GRUPO DE ESTUDOS SOBRE SUCESSO E FRACASSO ESCOLARGESSFE
585GRUPO DE ESTUDOS TRABALHO, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAGetei-TMT/UFSC
586GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO EM LINGUAGENS E SOCIEDADE DA /UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRAGEPILIS/UNILAB
587GRUPO DE ESTUDOS MARXISTAS DO LÚDICO TEMPO LIVRE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA MARXLUTTEMARXLUTTE
588GRUPO DE PESQUISA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLARAALFALE
589GRUPO DE PESQUISA APRENDIZADOS AO LONGO DA VIDA
590GRUPO DE PESQUISA ARTE NA PEDAGOGIAGPAP
591GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO, ESCREVIVÊNCIAS E DIFERENÇA
592GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULOS COTIDIANOS, REDES EDUCATIVAS, IMAGENS E SONS
593GRUPO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS PRÁTICAS DE EDUCABILIDADE NO MUNDO IBERO AMERICANOGHEPEMI
594GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTENAPE
595GRUPO DE PESQUISA DISCURSO, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃOGDSE
596GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS GÊNEROS, SEXUALIDADES E DIFERENÇAS NOS VÁRIOS ESPAÇOS TEMPOS DA HISTÓRIA E DOS COTIDIANOSGESDI/UERJ
597GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO GÊNERO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOSDIVERGE
598GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE SEXUALIDADESGSEXs
599GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOSGEDERDH
600GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANOGPEIDH
601GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICAS PÚBLICASGPEAPP – UTP
602GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADEGPEPS (IFSP/BTV)
603GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO, POLÍTICA, DIREITOS HUMANOS E CULTURAGEHU-IF Baiano
604GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, DIFERENÇAS DE GÊNERO E INFÂNCIASGEIDI
605GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PRÁTICAS FORMATIVAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁGPEMPF
606GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DO SER HUMANO INTEGRALLLAGEPOPIGUFU
607GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL – GT DA REGIÃO OESTE DO PARANÁHISTEDOPR
608GRUPO DE PESQUISA EM INCLUSÃO SOCIALGEPIS/CNPQ
609GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIALEIAA
610GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOGRUPPHED
611GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULGPPPIn/UFFS
612GRUPO DE PESQUISA ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIAGEAF/UnB
613GRUPO DE PESQUISA ENSINO, FORMAÇÃO, CURRÍCULOS E CULTURASGENFOCC
614GRUPO DE PESQUISA ESTADO TRABALHO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PENSAMENTO CRÍTICO LATINO AMERICANO E TRADUTIBILIDADE DE ANTONIO GRAMSCIGPETED/UFF
615GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COTIDIANO ESCOLAR
616GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
617GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORESFEP-CNPq
618GRUPO DE PESQUISA GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃOGESQ
619GRUPO DE PESQUISA GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROGESQ/PUC-Rio
620GRUPO DE PESQUISA GRIÔ: CULTURAS POPULARES, ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃOGrupo Griô
621GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NO BRASILGPHEELLB
622GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURAMEDUC
623GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA E PODERGPHP – UNIOESTE
624GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADEGPIEDUC
625GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CULTURAIJEC/UERJ
626GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, CULTURA E PRÁTICAS EDUCATIVASLHEP/CNPq/UFF
627GRUPO DE PESQUISA OFICINAS DE HISTÓRIA
628GRUPO DE PESQUISA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
629GRUPO DE PESQUISA PENSAMENTO E LINGUAGEMGPPL_FE_Unicamp
630GRUPO DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONALPPeGE UESC
631GRUPO DE PESQUISA PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROGPPF/Unirio
632GRUPO DE PESQUISA PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
633GRUPO DE PESQUISA TRABALHO E PRÁXISGPTP
634GRUPO DE PESQUISA TRABALHO, EDUCAÇÃO E DISCRIMINAÇÃOTEDis
635GRUPO DE PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASGPTEPP
636GRUPO DE PESQUISAS SOBRE TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROGTPS/UFRRJ
637GRUPO DE SAÚDE CONDOR E CABO GATO
638GRUPO DE TRABALHO DE ESTÁGIO – DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEGT de Estágio/DPEC/UFRN
639GRUPO DE VALORIZAÇÃO NEGRA DO CARIRIGRUNEC
640GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS MARXISMO, EDUCAÇÃO E CULTURAGPEMEC/UNESP
641GRUPO ESCOLAR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
642GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAGINPEAD
643GRUPO INTERINSTITUCIONAL DE QUEIXA ESCOLARGIQE
644GRUPO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTEGPEA-UFMT
645GRUPO PET GESTÃO SOCIALPET Gestão Social
646GRUPO REDE DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
647GRUPO RUAS E PRAÇASGRP
648IGREJA PRESBITERIANA DE MARUÍPE – IPU
649INDÔMITAS COLETIVA FEMINISTA
650INICIATIVA DE OLHO NOS PLANOS
651INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTAIEA
652INSPETORIA NOSSA SENHORA DA PAZINSPAZ
653INSTITUTO ALANAIA
654INSTITUTO ALDEIA
655INSTITUTO ALIANÇA COM O ADOLESCENTEIAA
656INSTITUTO ASTROJILDO PEREIRAIAP
657INSTITUTO AVISA LÁ FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES
658INSTITUTO BAIANO DE DIREITO E FEMINISMOSIBADFEM
659INSTITUTO BEVENUTTOIB
660INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICASIbase
661INSTITUTO BRASILEIRO DE TRANSMASCULINIDADESIBRAT
662INSTITUTO BRASILIANA
663INSTITUTO CAMARÁ CALUNGA
664INSTITUTO CANDEEIRO
665INSTITUTO CARIRI DO BEM VIVER – HEMETÉRIO DUARTEICBV – HD
666INSTITUTO CASA DO ESTUDANTE DE BRASÍLIACEB
667INSTITUTO CÁUE REDES DE INCLUSÃO
668INSTITUTO CIRANDA DA VIDAICV
669INSTITUTO CULTIVA
670INSTITUTO DA INFÂNCIAIFAN
671INSTITUTO DAKINI
672INSTITUTO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOSICDH
673INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADESIDEP SOCIAL
674INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO HUMANAIDVH
675INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS PAULO FREIRE
676INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E TERAPIAS INTEGRATIVASIESTI
677INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOSINESC
678INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃOIESMA
679INSTITUTO EDUCACIONAL DE BOMBEIROS CIVIL DO MARANHÃOIEBCM
680INSTITUTO EDUCADIGITALEducadigital
681INSTITUTO FÁBRICA DO FUTURO
682INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIAIFH
683INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAIFCE
684INSTITUTO GAIA ESCOLAGE
685INSTITUTO INCLUSIVE TODOSIIT
686INSTITUTO ISIS BRUDER
687INSTITUTO JÔ CLEMENTEIJC
688INSTITUTO LIBERTA – ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
689INSTITUTO MARIA AUXILIADORA – PORTO ALEGREIMA POA
690INSTITUTO MARIA AUXILIADORA – SANTA CATARINAIMA RIO DO SUL SC
691INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOSINES
692INSTITUTO PAULO FREIREIPF
693INSTITUTO PESSOENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRADA LTDAIPEI
694INSTITUTO PIPA A VOARPIPA
695INSTITUTO PLANEJAMENTO FAMILIARIPFAM
696INSTITUTO QUALICIDADEIQ
697INSTITUTO QUALIS BRASILIQB
698INSTITUTO REDES PARA O DESENVOLVIMENTOInstituto Redes
699INSTITUTO RENASCER
700INSTITUTO RODRIGO MENDESIRM
701INSTITUTO SÃO PIO XISPX
702INSTITUTO SEMEAR DIVERSIDADE
703INSTITUTO SOCIAL DE EDUCAÇÃO E PESQUISA DAS AÇÕES FAMILIARESISEPAF
704INSTITUTO SOMA BRASIL
705INSTITUTO TRABALHO DIGNOITD
706INSTITUTO VALE DO SOL
707INSTITUTO VLADIMIR HERZOGIVH
708INSTITUTO YANDÊ
709INTERVOZES – COLETIVO BRASIL DE COMUNICAÇÃO SOCIALIntervozes
710KADJÓT – GRUPO INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
711LABORATÓRIO DARCY RIBEIRO DE ESTUDOS EDUCACIONAISLADEE
712LABORATÓRIO DE ANÁLISE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃOLAPGE
713LABORATÓRIO DE AQUISIÇÃO DA FALA E DA ESCRITALAFE
714LABORATÓRIO DE AUDIODESCRIÇÃO EM OBRAS CINEMATOGRÁFICASLabcine
715LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIALABOREI
716LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER NO MEIO DO MUNDOLEPEL AMAPÁ/UNIFAP
717LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIALEPEC
718LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXPERIÊNCIAS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃOLEPETE
719LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADESLEGESEX
720LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃOLEPEDI
721LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO E DIFERENÇALEPED/FE/UNICAMP
722LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESLEPSiA
723LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROLEPES/UFRJ
724LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INCLUSÃO E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARLEPIDEFE
725LABORATÓRIO DE ESTUDOS PESQUISA EM GINÁSTICAS, INFÂNCIAS E CRIANÇAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINALEPGIC
726LABORATÓRIO DE INTERAÇÃO SOCIAL HUMANALABINT
727LABORATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E ESTUDOS DESCRITIVOS DA EDUCAÇÃOLOED
728LABORATÓRIO DE PESQUISA, ESTUDOS E APOIO À PARTICIPAÇÃO E À DIVERSIDADE EM EDUCAÇÃOLaPEADE
729LABORATÓRIO DE POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃOLAPGE
730LABORATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROLPP-RJ
731LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADASLATA – CEN- UnB
732LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E INTERVENÇÃO SOCIALLIPIS
733LABORATÓRIO INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA ESCOLARLIEPPE IPUSP/UNESP/ UFMG
734LIGA BRASILEIRA DE LÉSBICASLBL
735MÃES DE AUTISTAS DO MARANHÃOAMMAR
736MAIS – MOVIMENTO DE AÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL
737MAIS DIFERENÇAS – EDUCAÇÃO E CULTURA INCLUSIVASMD
738MARCHA DAS MULHERES NEGRAS DE SÃO PAULOMMNSP
739MARCHA MUNDIAL DAS MULHERESMMM
740MEDIAÇÕES – GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO
741MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULOMPSP
742MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ
743MOBILE – CENTRO INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO INFANTILMobile
744MOVA CLUBE DE MÃES RAIOS DE LUARMOVA Clube de Mães Raios de Luar
745MOVIMENTO AMPLIA
746MOVIMENTO ARTICULAĎO DE MULHERES DA AMAZÔNIA
747MOVIMENTO BH PELA INFÂNCIA
748MOVIMENTO COMUNITÁRIO TRABALHISTAMCT
749MOVIMENTO CRISTÃOS PROGRESSISTAS
750MOVIMENTO CULTURAL DE OLHO NA JUSTIÇAMOJUS
751MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSMOVA SP
752MOVIMENTO DE APOIO A INCLUSÃO SOCIAL
753MOVIMENTO DE JUVENTUDE JUNTOS!Juntos!
754MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM TERRAMLST
755MOVIMENTO DE MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE DO PARÁMMCC/PA
756MOVIMENTO DE MULHERES DO TAPANÃ
757MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS DA FLORESTA-DANDARAMMNF- Dandara
758MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS DE COLATINA E REGIÃO ZACIMBA GABA
759MOVIMENTO DE REINTEGRAÇÃO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASEMORHAN
760MOVIMENTO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES POR DIREITOSMTD
761MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRAMST
762MOVIMENTO DOWN
763MOVIMENTO EM DEFESA DE DIREITOS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE NO ESPÍRITO SANTO
764MOVIMENTO EQUIPES DOCENTES DE SÃO PAULO
765MOVIMENTO ESCOLAS EM LUTA
766MOVIMENTO FAMÍLIAS PELA VIDA
767MOVIMENTO FEMINISTA DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA – INCLUSIVASS
768MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL/MIEIBMIEIB
769MOVIMENTO LEITURA CLANDESTINAMLC
770MOVIMENTO MEGAMovimento Mega
771MOVIMENTO MULHERES EM LUTAMML
772MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOSMNDH BRASIL
773MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIAMNLM
774MOVIMENTO NACIONAL DE MENINOS E MENINAS DE RUA DE GOIÁSMMMRGO
775MOVIMENTO NACIONAL MENINOS E MENINAS DE RUA DE PERNAMBUCOMMMRPE
776MOVIMENTO NACIONAL PRÓ CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIAMNPCFC
777MOVIMENTO NEGRO UNIFICADOMNU
778MOVIMENTO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUAMNPR
779MOVIMENTO POR UMA UNIVERSIDADE POPULARMUP
780MOVIMENTO PRETAH DANCE
781MOVIMENTO REVOADA
782MOVIMENTO TRISSOMIA 21MT21
783MOVIMENTO UNITÁRIO POR DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃOMUDE
784MOVIMENTO VIDAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA IMPORTAMVNDI
785MULHERES DA CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE-IPIRANGA
786MULHERIO DAS LETRAS ZILA MAMEDE
787MUSEU DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
788MUTIRÃO DA MENINADA DO VALE VERDE
789NINAR – NÚCLEO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS
790NÓS – GRUPO DE ESTUDOS E TRANSMISSÃO EM PSICANÁLISE
791NÚCLEO CONECTANDO SABERES DE ELIAS FAUSTO
792NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA LGBT+ DA UFMGNUH/UFMG
793NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESNEJA/CE/UFES
794NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRONEPHE/UERJ
795NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA AMAZÔNIANEPAM
796NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSNEPED/UFT
797NÚCLEO DE ESTUDO, EXTENSÃO E PESQUISAS EDUCACIONAISNEEPE – UESPI
798NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENASNEABI
799NÚCLEO DE ESTUDOS DA DEFICIÊNCIANED-UFSC
800NÚCLEO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDENEIJ
801NÚCLEO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA: PESQUISA E EXTENSÃONeipe/proped/uerj
802NÚCLEO DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSNEDEJA/UFF
803NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DO ESPÍRITO SANTONEPALES
804NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E INFÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIANEPEI-UFSM
805NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍNUPPEGE/UFPI
806NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSENUGEPPE/UFF
807NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAISNEPPE
808NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESNufope
809NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A ESCOLA DE VYGOTSKYNEEVY/UFSCar
810NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A MULHER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISNEPEM-UFMG
811NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISGERA
812NÚCLEO DE ESTUDOS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOSNEALS
813NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANANEEMFS
814NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISNEAB/GERA UFPA
815NÚCLEO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E RESISTÊNCIA NA GLOBALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSENUREG/UFF
816NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS REGIONAIS E AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSNURBA/UFT
817NÚCLEO DE ESTUDOS, DOCUMENTAÇÃO E DADOS EM TRABALHO-EDUCAÇÃONEDDATE
818NÚCLEO DE ESTUDOS EM CURRÍCULO, CULTURA E SUBJETIVIDADESNECSUS
819NÚCLEO DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃONIED
820NÚCLEO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE BAGÉNOEB
821NÚCLEO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTALNUPPSAM
822NÚCLEO DE PESQUISA, ESTUDOS E FORMAÇÃONUPEF
823NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇANUPEC
824NÚCLEO DE PSICOLOGIA CONCRETA
825NÚCLEO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRONUREDAM
826NÚCLEO DE TRADUÇÃO, ESTUDOS E INTERPRETAÇÃO DAS OBRAS DOS REPRESENTANTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALNUTHIC
827NÚCLEO DIOCESANO DE FORMAÇÃO DE FÉ POLÍTICA E CIDADANIA DOM AMAURY CASTANHO
828NÚCLEO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DA CTB DE CAXIAS DO SULCTB de Caxias do Sul
829NÚCLEO ESTUDO E EXTENSÃO SOBRE GRAFIAS HERANÇA AFRICANANEGHA
830NUDISEX – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIVERSIDADE SEXUAL
831OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTILObEI
832OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃOOLÉ-UFF
833OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAObsEB
834OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSOEDH
835OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNDO RURALOPLURAL
836OBSERVATÓRIO EDUCADOR AMBIENTAL MOEMA VIEZZEROBEAMV
837OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
838OCUPA MÃE
839ONG PROJETO LIBERDADE
840OPOSIÇÃO ALTERNATIVA SINTEPE – SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
841ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PARA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAROMEP PB
842ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE CEGOS DO BRASILONCB
843ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE ARTE EDUCAÇÃOOPAE
844PACTO PELO DIREITO DE MIGRARPDMIG
845PADRE SANTIAGO SUÁREZ PRIETOPadre Santiago Suárez Prieto
846PALAVRAS MUTANTES
847PALHAÇOS SEM JUÍZO
848PARTIDO DOS TRABALHADORESPT
849PASTORAL CARCERÁRIAPCr
850PASTORAL DA PESSOA IDOSAPPI
851PASTORAL DE FAVELAS DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO
852PASTORAL DOS SURDOSPS
853PASTORAL FAMILIARPF
854PASTORAL FÉ E POLÍTICA DA DIOCESE DE CAMPO LIMPO
855PASTORAL OPERÁRIAPO
856PASTORAL SOCIAL POLÍTICA E AMBIENTAL PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
857PIA SOCIEDADE DE PE NICOLA MAZZA (PROJETO BEIRA DA LINHA)PBL
858PLAN INTERNATIONAL BRASIL
859PLATAFORMA DHESCA BRASIL
860POLO MUNICIPAL DE APOIO PRESENCIAL JOÃO PESSOAPMAP/UAB/CAPES
861PONTO DE CULTURA OUTROS OLHARES
862PPG DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO TEOTÔNIO DOS SANTOSProDEd-TS
863PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATÁ
864PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABAPMS
865PROJETO ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA DE PSICANÁLISE E HUMANIDADESPROJETO ACPH
866PROJETO CURUMIM
867PROJETO LEGAL – ORGANIZAÇÃO DE DIREITOS HUMANOSODH Projeto Legal
868PROJETO POLÍTICA: EU ME IMPORTO E PARTICIPO
869PROJETO SEM VERGONHAPSV/CEJK
870PROJETO VEZ E VOZV e V
871PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – CAPUAVA/SANTO ANDRÉ/SPPLPs Capuava/Santo André
872PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – CUBATÃO/SPPLP Cubatão
873PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – CURITIBA/PRPLPs Curitiba
874PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – MOGI DAS CRUZES/SPPLP/Mogi
875PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – SÃO PAULO/SPPLP – SP
876PSICANALISTAS UNIDOS PELA DEMOCRACIAPUD
877PSICÓLOGAS PELA DEMOCRACIA
878QUERO NA ESCOLAQnE
879QUILOMBO ROSA
880RÁDIO COMUNITÁRIA CANTAREIRA FM
881RECUSE A CLICAR
882REDE BEBÊ – NÚCLEO PASSO FUNDO/RSREDE BEBÊ PF
883REDE BRASILEIRA DO MOVIMENTO DE VIDA INDEPENDENTERede MVI
884REDE BRASILEIRA INFÂNCIA E CONSUMOREBRINC
885REDE BRASILEIRA POR INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS SOCIALMENTE JUSTAS E ALDEIAS, CAMPOS E CIDADES QUE EDUCAMREDHUMANI
886REDE DE CURSINHOS POPULARES AFIRMAÇÃO ESPÍRITO SANTO
887REDE DE EDUCAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
888REDE DE ENFRENTAMENTO A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTEREAJA
889REDE DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS E MULHERES DE RIBEIRÃO DAS NEVESREVIM – Ribeirão das Neves/MG
890REDE DE MULHERES NEGRAS DO MARANHÃOREMNEGRA
891REDE DE PESQUISAS EM SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRORPSMCA
892REDE DE PLANEJADORES EDUCACIONAIS DA AMÉRICA LATINARedPEL
893REDE DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE SÃO LUÍS – MARANHÃO
894REDE DIVERSIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICAREDAP
895REDE ECPAT BRASILECPAT
896REDE EMANCIPA
897REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADEREPU
898REDE FEMINISTA DE SAÚDE
899REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA CLIMÁTICAREAJA
900REDE LATINO-AMERICANA E AFRICANA DE PESQUISADORES EM PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃORELAAPPE
901REDE MARGARIDAS PRÓ-CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PARAÍBAREMAR/PB
902REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTALREMTEA
903REDE NACIONAL DE ATIVISTAS E PESQUISADORAS LÉSBICAS E BISSEXUAISRede LésBi Brasil
904REDE NACIONAL DE COORDENAÇÃO DAS CÂMARAS DE AGRICULTURA E COOPERATIVAS AGROPASTORIS DA GUINÉ BISSAURECAGRO-GB
905REDE NACIONAL DE LÉSBICAS E BISSEXUAIS NEGRAS FEMINISTASCANDACES
906REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIAREPPED
907REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIARNPI
908REDE NÃO BATA, EDUQUE
909REDE NOSSA SENHORA DAS DORESRede NDD
910REDE PANAPANÃ DE MULHERES DO NOROESTE PAULISTARede Panapanã
911REDE PETECA – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEREDE PETECA
912REDE PRIMEIRA INFÂNCIA DA PARAÍBAREPI/PB
913REDE QUILOMBAÇÃO
914REDE SALESIANA BRASILRSB
915REDE SANTA PAULINARSP
916REDE UM GRITO PELA VIDA
917REDSOLARE BRASILRedsolarebrasil
918SECRETARIA DA MULHER TRABALHADORA DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
919SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PILAR DO SULSEED
920SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTOSSEDUC
921SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAJOBI
922SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE
923SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOM INOCÊNCIO
924SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAPURÁ
925SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO
926SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRAQUARA
927SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PONTE ALTA DO TOCANTINS
928SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIXELÔSEMUQ
929SEMENTES DA DEMOCRACIA
930SERVIÇA DE PAZSERPAZ
931SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOSePE IPUSP
932SETORIAL DE EDUCAÇÃO DO PT DE SÃO PAULO
933SETORIAL DE EDUCAÇÃO DO PT DO RIO DE JANEIRO
934SETORIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DO RIO GRANDE DO SULPT/Rs
935SETORIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO PT DO DISTRITO FEDERAL
936SINDICATO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS DE NOVA IGUAÇÚ
937SINDICATO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS DO ESTADO DO MARANHÃO
938SINDICATO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL PÚBLICO DE ITABUNASIMPI
939SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCOSEEC-PE
940SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE UMUARAMA, ASSIS CHATEAUBRIAND E REGIÃOSeeb Umuarama
941SINDICATO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁADUNIOESTE
942SINDICATO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRISINDURCA
943SINDICATO DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE GOIÁSADUFG
944SINDICATO DOS DOCENTES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS COM BASE TERRITORIAL EM NATAL, CAICÓ, CURRAIS NOVOS, MACAÍBA, SANTA CRUZ, MACAU E NOVA CRUZ DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTEADURN-SINDICATO
945SINDICATO DOS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NOS MUNICÍPIOS DE SÃO CARLOS, ARARAS, BURI E SOROCABAADUFSCAR
946SINDICATO DOS ECONOMISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIROSindecon-RJ
947SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BAGÉ
948SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO LUIZ GONZAGA
949SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTESINDHOTELEIROS RN
950SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO DO MARANHÃOSINEPE/MA
951SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOSSINFUMCI
952SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE ESTEIOSISME
953SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE OLINDASINPMOL
954SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO RECIFESIMPERE
955SINDICATO DOS PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE BELO HORIZONTE, MONTES CLAROS E OURO BRANCOAPUBH
956SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO
957SINDICATO DOS PROFESSORES DE MACAÉ E REGIÃOSINPRO MACAÉ E REGIÃO
958SINDICATO DOS PROFESSORES DE MARANGUAPESINPROEMA
959SINDICATO DOS PROFESSORES DE MINAS GERAIS – POÇOS DE CALDAS
960SINDICATO DOS PROFESSORES DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO
961SINDICATO DOS PROFESSORES DE SANTOS E REGIÃOSINPRO SANTOS
962SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO CARLOSSINPRO SÃO CARLOS
963SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO PAULOSINPRO SÃO PAULO
964SINDICATO DOS PROFESSORES DE SOROCABASinpro Sorocaba
965SINDICATO DOS PROFESSORES DO ABCSINPRO ABC
966SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULOAPEOESP
967SINDICATO DOS PROFESSORES DO RIO DE JANEIROSINPRO RIO DE JANEIRO
968SINDICATO DOS PROFESSORES E PEDAGOGOS DE MANAUSASPROM/SINDICAL
969SINDICATO DOS PROFESSORES E SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALMIRANTE TAMANDARÉSINPROSMAT
970SINDICATO DOS PROFESSORES EM MORENOSinpremo
971SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE SANTO ÂNGELO
972SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS LEOPOLDENSESCeprol
973SINDICATO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE GURUPIAPUG
974SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO CONDADOSINPECON
975SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE MARICÁSINEDUC
976SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO DE ARACAJUSindipema
977SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARANGUAPE – CEARÁSINPROEMA
978SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CANOASSINPROCAN
979SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULOSinpeem
980SINDICATO DOS PSICÓLOGOS DE SANTA CATARINASinPsi-SC
981SINDICATO DOS PSICÓLOGOS DO ESTADO DE SERGIPESINPSI SE
982SINDICATO DOS SERVENTUÁRIOS DA JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁSINJAP
983SINDICATO DOS SERVIDORES DO COLÉGIO PEDRO IISINDSCOPE
984SINDICATO DOS SERVIDORES EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSOSISE
985SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CAXIAS DO SULSINDISERV
986SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MORENOSISEMO
987SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO AMAPÁSINSEPEAP
988SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS LOTADOS NAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ E NAS SECRETARIAS OU DEPARTAMENTOS DE EDUCAÇÃO E/OU CULTURA DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ – APEOCAPEOC
989SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALVORADASIMA
990SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE COLATINA E GOVERNADORSISPMC
991SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JACARAÚ E ADJACÊNCIASSINSEJA
992SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JARDIM SINDIJARDSindijard
993SINDICATO DOS SOCIÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIROSINDSERJ
994SINDICATO DOS SUPERVISORES DE ENSINO DO MAGISTÉRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULOAPASE
995SINDICATO DOS TRABALHADORES AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES
996SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARANÁSINDIEDUTEC
997SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINASinte-SC
998SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE OEIRAS-PIAUÍ
999SINDICATO DOS TRABALHADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCENASINTRAMUL
1000SINDICATO DOS TRABALHADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABCSinTUFABC
1001SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE BRASILÉIASTTRB
1002SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SERGIPESINTESE
1003SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DO MARANHÃOSINPROESEMMA
1004SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE ALAGOASSinteal
1005SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE CAMPO FORMOSOSISE
1006SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE CORRENTINA-BA
1007SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE ITAPORÃ-MSSIMTED MS
1008SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCOSINTEPE
1009SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RIO GRANDE DO NORTESINTE/RN
1010SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBASintep
1011SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE RONDÔNIASintero
1012SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINASINTE/SC
1013SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁAPP Sindicato
1014SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ
1015SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOASINTEMJP
1016SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE
1017SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
1018SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIASINTERO
1019SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINSSINTET
1020SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NÚCLEO DE CABACEIRASAPLB
1021SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARÁSintepp
1022SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁAPP – PR
1023SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS, INFORMÁTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCOSINDPDPE
1024SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA PARAÍBASINTEFPB
1025SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE NOVA ALVORADA DO SULSinted
1026SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AUTARQUIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
1027SINDICATO DOS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MARÍLIASINDIMMAR
1028SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROSEPE RJ
1029SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SULADUFRGS-SINDICAL
1030SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE ITAPORÃSIMTED Itaporã
1031SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DE BELA VISTASIMTED Bela Vista
1032SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE AQUIDAUANASIMTED Aquidauana
1033SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BODOQUENASIMTED Bodoquena
1034SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BRASILÂNDIA-MSSIMTED Brasilândia
1035SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE CAARAPÓSIMTED Caarapó
1036SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE COXIMSIMTED Coxim
1037SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE NIOAQUE-MSSIMTED Nioaque
1038SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RIO BRILHANTESIMTED Rio Brilhante
1039SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORANDES SINDICATO NACIONAL
1040SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO BARBACENA-MGSINASEFE – SEÇÃO BARBACENA-MG
1041SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO MANAUSSINASEFE – SEÇÃO MANAUS
1042SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO SINDICAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
1043SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO SINDICAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO
1044SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO SINDICAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
1045SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SEÇÃO SINDICAL MONTE CASTELO
1046SINDICATO DO SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PEDRA AZULSIDSMPAZ
1047SINDICATO ÚNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISSINDUTE/MG
1048SINDICATO UNIFICADO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE MARACANAÚSUPREMA
1049SOCIEDADE AMBIENTALISTA LESTESAL
1050SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICASBEM
1051SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO E DE QUÍMICASBENQ
1052SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOSSBEC
1053SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICASBF
1054SOCIEDADE BRASILEIRA DE PRIMATOLOGIASBPr
1055SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DO RIO DE JANEIROSBPRJ
1056SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIASBS
1057SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIASBPC
1058SOCIEDADE DA TERRA – CENTRO DE ESTUDOS E VIVÊNCIAS PARA A VIDA SUSTENTÁVEL
1059SOCIEDADE EUNICE WEAVER DE BELO HORIZONTECreche Pupileira Ernani Agrícola
1060SOCIEDADE FÉ E VIDA
1061TAMBÉM – GRUPO PELA LIVRE EXPRESSÃO SEXUAL EM PELOTAS
1062TECER – COLETIVO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE PSICOLOGIA ESCOLAR E ATIVIDADE PEDAGÓGICATECER
1063TEMPOJUNTO
1064THEMIS – GÊNERO JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
1065TRABALHADORAS E TRABALHADORES NA LUTA SOCIALISTATLS
1066TRABALHOS ESTUDOS ZUMBITEZ
1067UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERESUBM
1068UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTASUBES
1069UNIÃO COMUNITÁRIA DE CHAPECÓUNICHAP
1070UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTAUJS
1071UNIÃO DAS MULHERES DE SÃO PAULOPLP
1072UNIÃO DE NEGRAS E NEGROS PELA IGUALDADE COSTA DA MATA ATLÂNTICAUNEGRO/Costa da Mata Atlântica
1073UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DO RIO GRANDE DO SULUEE RS
1074UNIÃO MARISTA DO BRASILUmbrasil
1075UNIÃO NACIONAL DAS MULHERES MUÇULMANAS NO BRASILUNMMB
1076UNIÃO NACIONAL DE LÉSBICAS GAYS BISSEXUAIS TRAVESTIS E TRANSSSEXUAISUNALGBT
1077UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃOUNCME
1078UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃOUNDIME
1079UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTESUNE
1080UNIÃO PAULISTA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTASUPES
1081USINA DA IMAGINAÇÃO
1082VARA DA INFÂNCIA DE ILHÉUS
1083VIRADA SUSTENTÁVEL
1084VISÃO MUNDIAL
1085VOZES DA EDUCAÇÃO

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

O pastor-deputado Feliciano e a Lei 10.639 – Por: Cidinha da Silva

Eis que o pastor-deputado Marco Feliciano, deputado sabidamente racista,...

Sobre racismo e educação: uma carta para Renata

Atualmente, dou aulas em cursos de licenciatura. Peço aos...

Os conteúdos superficiais nos livros didaticos e o ensino de História da África

Resumo Embora a aprovação da lei 10.639/03 tenha acontecido há...

Menina de 13 anos torna-se estudante negra mais jovem a passar em faculdade de medicina

Com apenas 13 anos de idade, Alena Analeigh Wicker, do...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=