Progressão escolar amplia desigualdade racial, diz estudo

Enviado por / FonteEcoa, por Rodrigo Ratier

No começo da escolarização básica, alunos negros e brancos partem de condições desiguais. No final dela, estão ainda mais distantes. É o que indica um levantamento do Cedra (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais), divulgado hoje (11), com cerca de 70 dados inéditos sobre escolaridade com recorte de cor/raça.

Um exemplo prático é a taxa de distorção idade-série – o número de alunos que, por repetência ou evasão, estão 2 ou mais anos atrasados em relação à idade adequada para a escolarização. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 13% dos estudantes negros e 6% dos brancos se encontram nessa condição. No Ensino Médio, os índices são, respectivamente, de 31% e 17%. Como consequência, a Educação de Jovens e Adultos – modalidade dedicada a quem precisou interromper a escolarização – tem 28 negros para cada 10 brancos matriculados.

A pesquisa do Cedra compila microdados do Censo Escolar e da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE. “Na média, a situação melhorou entre 2012 e 2019 [período dos dados analisados], mas as desigualdades seguem se acumulando conforme negros e brancos avançam na escolarização“, afirma o físico Marcelo Tragtenberg, integrante do Conselho Deliberativo do Cedra.

São diversos os retratos das diferenças: negros são maioria nas escolas públicas; brancos, nas particulares. Escolas com estudantes de famílias ricas são predominantemente brancas; as pobres, predominantemente negras. Entre a população de mais de 60 anos, a taxa de analfabetismo é de 31% entre negros e 12% entre brancos. O total de pessoas com mais de 15 anos sem instrução ou com fundamental incompleto é de 38% entre negros, 27% entre brancos. Em geral, a população negra atinge agora os índices que os brancos já atingiram 10 anos atrás.

Tratemberg chama a atenção para um indicador que ajuda a explicar a amplificação da desigualdade. Durante o período analisado, professores do Ensino Fundamental com formação adequada – com curso superior na área da disciplina que lecionam – eram 62% nas escolas predominantemente brancas, mas apenas 33% nas predominantemente negras.

Isso nos aponta que o ensino nas escolas periféricas, justamente as que mais precisam de professores qualificados, tende a ser pior. Faria sentido pensar em uma remuneração maior para atrair bons docentes para essas instituições, como ocorre na França.

Marcelo Tragtenberg, integrante do Conselho Deliberativo do Cedra

O especialista afirma que o salário diferencial é um exemplo de política afirmativa, que não se resume a cotas ou reserva de vagas. “Assim como a ideia de bolsa para incentivar a permanência dos alunos mais vulneráveis, seja por recorte racial ou social.”.

Ações afirmativas, aliás, são responsáveis pelo único segmento em que houve alterações significativas no período: o ensino superior público. A reserva de vagas em universidades federais para estudantes de escola pública, pessoas de famílias de baixa renda, com deficiência, quilombolas e pretos, pardos e indígenas alterou fortemente a composição racial dessas instituições. Já em 2018, a Pnad apontava que pretos e pardos eram maioria nas universidades públicas federais.

O avanço, entretanto, não se fez sentir no segmento como um todo. Isso porque o ensino superior é predominantemente particular, ocupado sobretudo por brancos. Em 2012, a taxa de pessoas brancas no ensino superior era de 26,4%, e a de negros, 13,4%. Em 2019, 27,6% dos brancos e 14,8% dos negros estavam na universidade. O acesso melhorou, mas a distância permaneceu.

“Os dados reforçam a importância tanto das políticas de permanência quanto das ações para melhorar o acesso da população negra nas diferentes etapas da escolarização”, finaliza Tragtenberg.

+ sobre o tema

Taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que dobra em 2021, aponta Inep

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Negros e pardos em universidades federais passam de 41% para 52% em dez anos

A Lei de Cotas nas universidades federais brasileiras completa dez anos...

Racionais MC’s, professores de gerações

“Eu vou ficar bem na frente”, comemorou o aniversariante...

200 entidades pedem desmilitarização da educação e da vida a Lula

Duzentas entidades pedem a revogação do decreto que institui...

para lembrar

Eduardo Pereira da Silva: A Marcha das Crianças de 1963

Como uma reflexão para este dia das crianças, 12...

17 pessoas negras da História que você não viu na escola

Na escola, provavelmente, você não ouviu falar sobre os...

Mapa da Desigualdade: Por que falar em Desigualdade?

Fonte: Rede Nossa São Paulo Muitas vezes, quando se fala...
spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...
-+=