O Brasil branco é um produto de cotas

E o enfrentamento da herança da escravidão deveria partir do Brasil branco

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O difícil é encontrar alguém que não tenha tido um ancestral cotista entre a nossa população branca.

Não é segredo a adoção de políticas de ação afirmativa (como doação de terras) para estimular a imigração de europeus (a começar por italianos e alemães). Para desbravar o mundo novo e embranquecer o território enegrecido pela exploração dos escravizados africanos, foram distribuídos subsídios diversos.

Contudo, avançando nos séculos, antes da aprovação da Lei de Cotas, em 2012, nunca havia sido implementada uma política de inclusão social voltada à população negra.

Cotas raciais têm a ver com a promoção de uma competição justa entre candidatos que enfrentaram uma série de dificuldades que extrapolam em muito (infelizmente) a baixa qualidade do ensino ao qual tiveram acesso.

E, ao contrário da propaganda falaciosa, nunca tiveram nada a ver com exclusão do mérito. Não neste país de maioria negra, onde os excluídos são também majoritariamente pretos e pardos.

Então, considerando que todos os outros tiveram sua vez de receber incentivos, por que a adoção de medidas compensatórias para negros, quilombolas e indígenas incomoda tanta gente?

Particularmente, só encontro explicação ligada ao racismo. E foi a partir dessa perspectiva que olhei para o resultado da Datafolha apontando apoio de 83% a cotas no ensino superior, mas oposição de 56% ao atual modelo e de 41% ao critério racial.

Tenho extrema dificuldade de entender como é que parte considerável dos brasileiros não se rende ao fato de que (contrariando o bordão da época da ditadura) este é um país que não vai para a frente se continuar perpetuando a desigualdade racial.

Como disse o jornalista Laurentino Gomes, autor da trilogia “Escravidão”, “o enfrentamento da herança da escravidão deveria partir do Brasil branco”.

+ sobre o tema

Vídeo de Covas contra a redução da maioridade ganha as redes

“Que país é esse aqui que, para reduzir a...

Suástica na testa de Zumbi dos Palmares

Na manhã desta segunda (20.10) a estátua em homenagem...

O que faziam dois negros no meio dos torcedores racistas do Grêmio?

 Marcos Sacramento Um detalhe chamou a atenção nas filmagens das...

Representatividade negra importa

Frederick Douglass, W.E.B Du Bois, Rosa Parks, Toni Morrison, Audre Lorde,...

para lembrar

Âncora do SBT Manhã, diz que sofreu preconceito na carreira

  Joyce Ribeiro, a 'Glória Maria do SBT',...

Orgulho europeu explica racismo escancarado no RS, diz escritor 

O escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da...

Policial mata segurança negro que deteve atirador branco em bar nos EUA

CHICAGO (EUA) — O segurança Jemel Roberson, de 26...

Vereador gaúcho é indiciado por racismo após discurso contra baianos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=