Mano Brown é detido em São Paulo

PM diz que ele foi detido por desobediência, desacato e resistência.
Rapper foi abordado por policiais na Avenida Carlos Caldeira Filho.

Do G1

O rapper Mano Brown, do grupo Racionais MC’s, foi detido na tarde desta segunda-feira (6) na Zona Sul de São Paulo. O carro no qual o artista estava foi parado por volta das 16h na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura do número 1.000, na região de Campo Limpo.

Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi detido por desobediência, desacato e resistência. O desacato é usado pela PM para configurar casos em que ela julga ter ocorrido ofensa ou “menosprezo ao funcionário público no exercício de sua função”.

O caso foi encaminhado ao 37º Distrito Policial. Uma produtora do grupo confirmou a detenção ao G1 e disse que um advogado já estava no local acompanhando o cantor.

Mano Brown é o principal nome do grupo Racionais MC’s. Em 2014, o grupo formado ainda por Edi Rock, KL Jay e Ice Blue completou 25 anos de carreira..

Os rappers ficaram conhecidos pelas letras de música sobre a realidade dos negros e pobres brasileiros. Gravado em 1990, o primeiro disco da banda, “Holocausto urbano”, retrata o cotidiano da periferia paulistana. No ano passado, o grupo lançou o álbum “Cores e Valores”.

Outros episódios
Mano Brown foi preso em julho de 2004 por desacato à autoridade ao xingar e tentar agredir policiais militares que encontraram uma ponta de cigarro de maconha na roupa do músico. No dia seguinte, ele foi liberado após pagar fiança de R$ 60.

Já em setembro de 2009, o rapper foi detido após uma confusão na torcida do Santos durante o jogo contra o Corinthians no Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo. A suspeita era de que ele tivesse participado de um conflito na arquibancada, mas após análise de imagens ele foi liberado.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Podcast de Mano Brown conquista público com informação e questionamentos

"O que não serve para compartilhar é inútil", afirma...

Os intelectuais periféricos pedem passagem

Mano Brown é um intelectual. Por Eduardo Nunomura, do Farofafá Repetindo: o...

Música inédita de Sabotage & Mano Brown será lançada em Novembro

Dois dos maiores artistas da historia do rap nacional...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Mano Brown, ‘Ícone do Ano’: “Precisamos colocar nosso povo no caminho do conhecimento. Roupa de grife é disfarce e entretenimento”

Mano Brown é um dos principais compositores do país desde o fim dos anos 1980, quando explodiu nacionalmente como líder do Racionais MC's. Essa influência foi...

Mano Brown faz homenagem à mãe ao receber título de Doutor Honoris Causa

Mano Brown, do Racionais MC's, recebeu nesta quarta-feira (1º) o título de Doutor Honoris Causa da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). Na cerimônia,...
-+=