Manutenção do Bolsa Família depende de atualização dos cadastros

 

 

Beneficiários do Bolsa Família que não atualizarem as informações no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão perder o benefício. Termina nesta sexta-feira o prazo para a revisão dos dados: 59,5% das 1.663.596 famílias em situação irregular ainda não procuraram os responsáveis pelo programa em seus municípios, segundo últimos dados atualizados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Essa revisão acontece anualmente. Verifica se as famílias, com cadastro desatualizado há mais de dois anos, ainda atendem aos critérios de participação no Programa Bolsa Família. Caso as informações não sejam atualizadas, os benefícios podem ser bloqueados e, posteriormente, cancelados. Segundo o MDS, as famílias que alcançarem renda per capita superior a R$ 140 por mês também terão seus benefícios cancelados, uma vez que já deixaram a situação de pobreza.

– Para evitar o bloqueio do benefício, a partir de janeiro, é muito importante que as famílias beneficiárias cumpram o prazo estabelecido pelo MDS – alerta o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luis Henrique Paiva. Ele lembra que objetivo da revisão é garantir a qualidade das informações das pessoas atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do programa.

Atualmente, o Programa Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias, o que equivale a 50 milhões de pessoas. No Nordeste, região com mais famílias em situação irregular, 55,5% dos beneficiários ainda não realizaram o recadastramento, a maior parte na Bahia, quase 125 mil famílias. Já no estado de São Paulo, mais de 146 mil poderão ter o benefício bloqueado em janeiro.

Para a revisão cadastral, as famílias devem levar alguns documentos pessoais do titular e dos membros da família, além de outros comprovantes. Segundo o MDS, as famílias que precisam participar do processo receberam mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Quase 6 em cada 10 novos empregos são ocupados por beneficiários do Bolsa Família

Quando foi chamado para uma vaga de faxineiro, em...

Desigualdades e identidades na política brasileira

Há quem acredite que as dificuldades eleitorais da esquerda...

Extrema direita usa gramática religiosa em projeto de radicalização, diz Ronilso Pacheco

A Igreja foi uma peça fundamental do colonialismo europeu e...

Em marcha pelo fim da violência contra as mulheres, do racismo e da extrema direita

A Marcha Mundial das Mulheres se manifesta a respeito...

para lembrar

Albie Sachs e o princípio da diversidade na África do Sul

Por Saul Tourinho Leal   Albert Louis Sachs,...

Fantasia e miséria na Copa

Por: FERNANDO DE BARROS E SILVA   SÃO PAULO...

Zygmunt Bauman: somos aquilo que podemos comprar

Zygmunt Bauman é um sociólogo e filósofo polonês que...

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o republicano Ron De Santis, caprichou. De Santis previu no X (antigo Twitter) como seria o desempenho...

Cidade de São Paulo tem ar mais poluído do mundo, aponta ranking internacional

A cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira (9), segundo a agência suiça IQAir. O ranking mede a qualidade...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação civil pública para que 37 ex-agentes da ditadura sejam responsabilizados na esfera cível pela execução de...
-+=