Mapa do Rio segundo a Cor

O cientista político Jairo Nicolau produziu este mapa do Rio de Janeiro segundo a cor dos habitantes.

Renda e cor nos bairros do Rio de Janeiro

Acabei de receber alguns resultados do Censo de 2010, com dados da cidade do Rio de Janeiro. Por enquanto, obtive apenas a estatística da renda média (rendimento nominal médio mensal das pessoas com mais de 10 anos de idade) e da cor da população por bairro. Óbvio que fiquei curioso por saber em que medida estas duas variáveis estão associadas; por exemplo, será que existe alguma relação entre o percentual de população branca e a renda de um determinado bairro?

A cidade do Rio de Janeiro é composta por 160 bairros. O bairro com menor renda média é a Mangueira (500 reais) e o com a maior renda média é a Lagoa (6.120 reais).

A cor da população dos bairros também varia intensamente. Se tomarmos, por exemplo, o percentual de população branca, os bairros que aparecem nos extremos são os mesmos: a Mangueira tem o menor percentual de população branca (24,2%); no outra ponta aparece novamente a Lagoa, com 92,2% de população branca.

O gráfico abaixo dispõe os bairros (cada uma das esferas) nestes dois eixos. Embora eu seja morador do Rio e sabedor da segmentação social que acompanha a sua história, não esperava encontrar uma associação tão avassaladora. Em termos estatísticos foi uma das mais intensas que lembro já ter visto (para quem gosta de estatística, o R2 da associação mostrada no gráfico é de 0,90).

Observe que a relação não é linear (aliás, fora dos livros de estatística, as relações puramente lineares não são tão comuns): a renda cresce até que o bairro tenha cerca de 60% – 70% de população branca. A partir deste patamar, a renda cresce intensamente quando se compara bairros com níveis semelhantes de população branca.

Para facilitar a visualização coloquei apenas os nomes de alguns bairros. Chama a atenção o Cosme Velho (para quem não é do Rio, é o bairro onde fica sediado a subida do bondinho para o Cristo Redentor), com uma população branca muito menor do que a esperada. Talvez, o fato de o bairro ter um dos maiores contingentes de moradores em favela (40%) ajude a explicar esta discrepância.

Fonte: Lista Discriminação Racial

+ sobre o tema

Obama faz defesa de reforma ao torná-la lei

Presidente sanciona projeto aprovado no Congresso e ressalta que...

Parecia replay, mas era mesmo um gol atrás do outro! – Por: Cidinha da Silva

O que dava a sensação de repeteco não era...

O ENEM, os direitos humanos, a liberdade de expressão e a lógica da dominação

A decisão monocrática da presidente do Supremo Tribunal Federal...

Alckmin comemora pesquisa e diz que deixará secretaria na quinta-feira

Provável candidato do PSDB ao governo de São Paulo,...

para lembrar

Disputas ideológicas na mesa

Por: Fátima Oliveira As disputas ideológicas do governo Dilma estão...

Uma noite de lições de Mujica para a juventude em Florianópolis. Por Aline Torres

Pepe Mujica, 80 anos, foi recebido como herói na...

Com a dor, enegreci

NÁDIA MARIA RODRIGUES, 42 anos, professora da rede...

‘El País’: ‘Bancada da bala’ desafia consenso sobre risco de liberar porte de arma

ONU aponta relação entre quantidade de armas em circulação...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=