Marcada por morte de jovem jogador, Copa das Crianças de Rua começa no Rio

Por:Jefferson Puff

Meninos e meninas de 19 diferentes países dão início neste domingo no Rio de Janeiro à segunda edição da Copa do Mundo das Crianças de Rua (Street Child World Cup), a pouco menos de três meses do Mundial da Fifa.

Criado pela ONG britânica Save the Children na Copa da África do Sul, em 2010, o torneio conta neste ano com 230 crianças divididas em nove times femininos e 15 masculinos, e a final será realizada no estádio do Fluminense, nas Laranjeiras.

Figuras de peso como Pelé e David Beckham vêm apoiando a iniciativa. “Eu marquei meu milésimo gol no Rio de Janeiro e ofereci meu milésimo gol para as crianças”, disse o craque brasileiro.

Para o britânico, o esporte pode ajudar a transformar vidas. “Eu sei por experiência própria o poder que o futebol pode ter para inspirar e mudar as vidas dos jovens, independentemente de suas histórias ou nacionalidade”, afirmou Beckham.

O evento dura dez dias no total e inclui uma série de atividades artísticas, discussões e diferentes sessões que colocarão em contato crianças de países como Índia, Tanzânia, África do Sul, EUA, Reino Unido e Indonésia.

Para a Save the Children a Copa é uma oportunidade de promover o protagonismo juvenil e empoderar essas crianças a criarem um novo futuro, escapando do ciclo de pobreza – além de “desafiar os estereótipos” que cercam os jovens que passam boa parte de sua vida nas ruas.

Tragédia

A equipe do Brasil jogará neste domingo contra a Indonésia.

Mas não só boas notícias que cercam a preparação do torneio. O capitão do time brasileiro, Rodrigo Kelton, de 14 anos, foi assassinado em Fortaleza no dia 14 de fevereiro.

Assim como os pais, que são usuários de drogas, o menino vagava pelas ruas da capital cearense com o irmão mais velho, que de acordo com a imprensa local praticava furtos e roubos.

Segundo relatos o garoto foi executado com cinco tiros por um homem que se aproximou de bicicleta quando ele já estava na rua de casa.

Ajudado por educadores da ONG Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, que ficou responsável por organizar o time masculino do Brasil para a Copa das Crianças de Rua, o menino via no futebol a esperança de uma nova vida e chegou a sonhar que olheiros europeus se interessassem por ele durante as partidas no Rio.

Fonte:Bbc

+ sobre o tema

Lula sanciona nova Lei Nacional da Adoção

Fonte: Globo.com Novas regras limitam tempo que crianças ficam...

O orgulho de ser “burro” mostra que o poço não tem fundo no Brasil

Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos...

Neofascistas decretam pena de morte em Cuiabá

Por: João Negrão A pena de morte está estabelecida...

Vestibular 2010: UEAP divulga novos cursos

Fonte: Corrêa Neto - Engenharia Química, Engenharia Ambiental e...

para lembrar

O brasileiro comum e o bumbum do Hulk!

O mundo masculino em suas versões machista e masculinista...

Os braços da Copa: a foto de um brasileiro em Senegal x Polônia

A imagem se tornou uma das mais compartilhadas do...

Os bilhões da Copa do Mundo: por que o pessoal do contra entendeu tudo errado

por : Kiko Nogueira O jornalista Nathaniel Parish Flannery, colaborador...

Machistas não passarão, nem aqui, nem na Rússia

A convite do Geledés, as membras Adriana Cecílio, Amanda...

Nike permite Jesus e Cristo, mas veta Exu e Ogum de camisas da seleção brasileira

A customização das camisas da seleção brasileira já havia causado controvérsia por conta do veto a nomes de políticos, como Lula e Bolsonaro, ou...

Xenofobia e migração: os africanos são europeus só para o futebol

Inglaterra, França e Bélgica, três das quatro nações semifinalistas da Copa do Mundo da Rússia, têm em seus elencos uma grande quantidade jogadores de...

Racismo: Matéria do jornal ‘O Globo’ compara Pogba a um “animal que sai do cativeiro”

Texto do jornal carioca, ao descrever a alegria e empolgação de Pogba, que é negro, com a vitória da França na Copa do Mundo,...
-+=