Guest Post »

“Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares”

zumbi-dos-palmares_reprodução-face

Suspeitos de pichar a estátua se apresentaram na Delegacia na tarde desta terça (21); eles ainda postaram fotos do monumento após o vandalismo no Facebook se “orgulhando” do feito

A um mês do Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), o monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares foi pichado, entre outras marcas, com o símbolo do nazismo na testa da estátua, localizada no centro do Rio de Janeiro. Os dois suspeitos de pichar o monumento se apresentaram na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na tarde desta terça-feira (21) no Jacarezinho, na zona norte. Eles prestaram depoimento e devem ser liberados, já que não houve flagrante.

As equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) foram acionadas e realizaram o serviço de remoção da pichação no início da tarde desta segunda.

De acordo com matéria do G1, um dos suspeitos e sua suposta namorada postaram fotos da estátua após o vandalismo no Facebook se “orgulhando” do feito e indicando a participação de outra pessoa. A suposta namorada do homem também compartilhou as imagens e marcou a dupla na publicação. “Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade”, disse ela, na postagem.

A estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares já foi vítima de pichação em várias outras ocasiões. Em 2013, câmeras da prefeitura flagraram por pelo menos duas vezes homens escalando o monumento para cometer o crime. Um dos casos aconteceu dois dias antes do feriado de Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Símbolo da resistência contra a escravidão, Zumbi lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Fonte: Brasil de Fato

Related posts