Maridos agressivos ficam sem sexo em comunidade em Campinas (SP)

GIOVANNA BALOGH

Nada de sexo, cerveja no bar nem partidas de bilhar ou futebol. Para grande parte dos homens, ficar sem apenas um desses itens já é uma verdadeira tortura. Em uma comunidade carente do bairro Jardim Columbia, em Campinas (a 99 km de SP), esse é um perigo constante para maridos agressivos.

Manter os maridos agressivos “na seca” foi a saída encontrada pelas mulheres do local para puni-los por agressões físicas ou verbais.

A ideia foi reduzir os recorrentes casos de violência doméstica o que, segundo moradores, tem dado certo.

O chamado período de “disciplina”, onde os homens são privados de sexo ou qualquer atividade de lazer, dura 15 dias e vale para todas as 200 famílias da comunidade que, por coincidência ou não, chama Menino Chorão.

Fabio Braga/Folhapress

 

A líder comunitária Maria do Carmo Pereira, 44, em frente ao bar na Menino Chorão

A líder comunitária e cozinheira Maria do Carmo Pereira de Sousa, 44, diz que no bairro não existe o ditado “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. “Aqui todo mundo se mete e interfere.”

Ela diz que a medida foi adotada há cerca de dois anos e só tem dado resultado porque são as próprias mulheres quem fiscalizam se o castigo está sendo cumprido.

“Se o meu companheiro está em disciplina e toma cerveja no bar com um amigo, a mulher dele vai puni-lo também deixando de fazer sexo com ele”, diz Maria do Carmo, que faz reuniões quinzenais com as vizinhas para discutir os casos de agressão.

Ela, que é mais conhecida como Carmem, afirma que também foi vítima de violência doméstica quando vivia em Pernambuco com o pai dos seus sete filhos.

“Apanhei muitos anos sem saber o motivo. Muitas mulheres passam por isso diariamente e não sabem como se defender”, diz a líder comunitária que vai contar hoje sobre essa experiência no “I Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Olhares”, a partir das 9h na Unicamp.

Dono do único bar da comunidade, Ualas Conceição dos Santos, 24, diz que nunca agrediu a mulher, mas que vê muitos homens proibidos de frequentar seu estabelecimento. “Aqui quem manda são as mulheres. A “disciplina” funciona e acho bom pois as mulheres têm sido muito maltratadas”, afirma.

Na comunidade, é difícil achar um homem que fale abertamente que ficou de “castigo”. O técnico em refrigeração, Michel Nascimento Barbosa, 23, aprova a “disciplina” e diz que já enfrentou as restrições de lazer e de sexo. “Foi ruim, mas elas estão certas”, diz ele, todo comedido.

REINCIDÊNCIA

Em caso de reincidência, o agressor também pode apanhar. “Ele pode ser amarrado e a mulher bate nele na frente de todo mundo”, diz.

Nos casos mais graves, o homem é expulso da comunidade. Segundo ela, já ocorreram quatro expulsões e as vítimas escolhem se desejam ficar no local ou ir embora com o agressor. “Infelizmente, algumas foram com eles.”

A delegada Maria Cecília Favero Lopes, da Delegacia de Defesa do Direito da Mulher, desconhecia a justiça feita por conta própria das mulheres do Menino Chorão.

Segundo ela, a recomendação é que as vítimas de violência doméstica denunciem os casos e, se for necessário, solicitem medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha. “O homem que for agredido pela mulher também deve procurar uma delegacia e relatar o caso”, diz a delegada.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em 2012, foram registrados 3.108 casos de lesão corporal dolosa na DDM de Campinas. No ano passado, foram 2.242 ocorrências. A pasta não divulgou, no entanto, os números deste ano.

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=