Marta, FHC, Bicudo e a geração perdida de velhos do Brasil. Por Kiko Nogueira

Marta Suplicy, 70 anos. Fernando Henrique Cardoso, 84. Hélio Bicudo, 93. Fernando Gabeira, 74. Et caterva.

Por Kiko Nogueira Do DCM

Em comum, além das cãs e das rugas, a raiva e a disseminação da raiva. Idosos estão estimulando outros idosos a odiar num grau como eu aposto que você não se lembra de ter testemunhado antes.

Dois casos recentes com amigos meus:

1) Tiago Mendes Tadeu, nosso programador, foi a uma festa de aniversário em Monte Verde (MG). O padrasto da aniversariante, levemente alcoolizado, ao saber que ele morava em São Paulo, solta a seguinte frase: “E o Haddad, aquele comunista?”

Em seguida, saca o celular e mostra o Decálogo de Lênin. “Assim eles vão tomar o poder”. Fica frenético. Tadeu pede licença e se retira, antes que a situação perdesse o controle.

2) José Marcos Castanho, assessor de imprensa, num casamento. O tio da noiva, um “velhote simpático”, começa de repente a vociferar contra o “bolivarianismo” e a invasão de agentes cubanos. José tenta argumentar que vivemos numa democracia. O homem o expulsa da festa.

Estamos perdendo uma geração para o ressentimento. Foi-se o decoro, a educação, o verniz social, até mesmo a hipocrisia. A regra é ser grosso, inconveniente e insultuoso, de preferência em lugares públicos. Se, antigamente, já era complicado falar de religião ou política em encontros de família, agora tornou-se arriscado fisicamente.

Nelson Rodrigues era um cultor da velhice. Declarava-se uma “múmia, com todos os achaques das múmias”. Recomendava aos jovens: “envelheçam”.

O que diria agora o gênio de Nelson? As ruas são tomadas por senhorinhas de cabelos azuis carregando cartazes pedindo “intervenção militar” enquanto suas coleguinhas indagam “por que não mataram todos em 64?”

Com o enorme auxílio das redes sociais, septuagenários que poderiam estar pensando numa aposentadoria feliz se dedicam a compartilhar memes estúpidos e ofensivos. A necessidade de estar ativos, um daqueles clichês da gerontologia, se traduziu em emular os revoltados on line.

Não era assim. Você se recorda de sua madrinha querida. Conservadora, sim — mas discreta. Ela comentava, por exemplo, que Lula não sabia falar direito. “Não que eu tenha preconceito contra nordestino, nada disso, por favor! Mas ele devia ter feito uma faculdade”.

Isso era, de certa maneira, o limite. Uma barreira psicológica acendia uma luz amarela. Opa. Não é de bom tom ir adiante. O que os vizinhos vão pensar?

Essa barreira foi rompida coletivamente nos últimos anos. O normal é chamar Lula de “lularápio com nove dedos”, Dilma de “presidanta”, o Bolsa Família de “esmola de vagabundo” e por aí afora.

Enquanto ninguém olha, eles são intoxicados com uma dieta de rancor e desinformação desde a hora em que acordam. No rádio, pau nas ciclovias. Na TV, denúncias seletivas de corrupção. No Facebook, aquele costumeiro festival de imbecilidades.

Avós passaram a ser um perigo para seus netos. Eu falei aqui das mães ensinando crianças a mandar Dilma tomar no cu em manifestações. Isso ganhou o status de aceitável. Como explicar a seu menino o ditado segundo o qual é preciso respeitar os mais velhos?

FCH, Marta, Gabeira, Bicudo são a face mais conhecida de uma tragédia nacional, os garotos propaganda de uma geração perdida para a paranoia ultradireitista.

Em “Um Conto de Natal”, a história da redenção de um ancião mesquinho visitado por três espíritos, Charles Dickens escreve que “a escuridão era barata, por isso Scrooge gostava dela”. Os velhos brasileiros precisam de luz e calor.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

As cenas de sexo que ‘ninguém quer ver’

Um casal prestes a comemorar um importante aniversário de...

Como envelhecem as feministas?

Mulheres que ajudaram a construir o movimento feminista no...

Me chamem de velha. Por ELIANE BRUM

A velhice sofreu uma cirurgia plástica na linguagem. Na semana...

Eu envelheci

Um dia desses, uma jovem me perguntou como eu...

Etarismo: discriminação por idade não atinge somente os mais velhos e antecede violência contra idosos

O caso das estudantes universitárias que debocharam da colega que tem mais de 40 anos colocou em destaque a questão do etarismo. Essa é...

Pandemia de coronavírus evidencia ‘velhofobia’ no Brasil, diz antropóloga

A pandemia de coronavírus que se alastrou pelo mundo e chegou ao Brasil evidenciou a 'velhofobia' de parte da população, para a qual os...

Outra face da prostituição: Idosas, Negras e Analfabetas

“As mulheres que cumprimetei no caminho na verdade estão todas se prostituindo”. Assim Cleone começa nossa conversa enquanto caminhamos para a sede do Parque...
-+=