Mary Ann Shadd

Mary Ann Camberton Shadd (9 de outubro de 1823 – 5 de junho de 1893), foi filha de Abraham e Harriett Shadd, ambos negros nascidos livres, e nasceu em Wilmington, Delaware. Era a mais velha dos 13 filhos do casal. Seu pai, um sapateiro, foi figura de grande importância no movimento abolicionista intitulado Estrada de Ferro Clandestina e agenciava assinaturas para o jornal abolicionista The Liberator, de William Lloyd Garrison.

Quando tinha dez anos, Mary Ann e sua família mudaram-se para West Chester, Pennsylvania, para que as crianças pudessem ser educadas em uma escola quaker, que ela frequentou durante seis anos, antes de todos regressarem a Wilmington.

Em 1840 Mary Ann voltou a West Chester e ali fundou uma escola para crianças negras. Ensinou também em Norristown, Pennsylvania e na cidade de Nova York.

Ativismo social

 

Quando a Lei dos Escravos Fugidos, de 1850, ameaçava reduzir novamente à escravidão os negros livres do norte e os escravos que haviam escapado do cativeiro, Mary Ann e seu irmão Isaac mudaram-se para o Canadá, estabelecendo-se em Windsor, Ontario. Ali fundaram uma escola racialmente integrada, com o apoio da Associação Missionária Americana. A defesa de Mary Ann em relação à integração racial levou-a a envolver-se em uma disputa pública com Henry Bibb, líder da comunidade negra do Canadá. The Voice of the Fugitive, o jornal de Bibb, atacou as idéias e o caráter dela, levando Mary Ann a fundar, em 1853, o jornal The Provincial Freeman, ao lado de Samuel Ringgold Ward. O jornal não foi bem sucedido, mas Mary Ann e Ward retomaram-no daí a um ano, estabelecendo-se em King Street, Toronto. O jornal continuou a ser publicado até 1859 e promovia a temperança, a reforma moral, os direitos civis e a auto-ajuda, por parte dos negros, ao mesmo tempo em que atacava as discriminações que os negros enfrentavam na América do Norte. Foi um dos jornais negros de maior duração até a eclosão da Guerra Civil.

Mary Ann Shadd acreditava que igrejas, escolas e comunidades separadas, constituídas apenas de negros, em última análise acabariam prejudicando a busca da liberdade. Fez campanhas pela igualdade e integração dos negros, realizando discursos públicos, nos quais abordava questões ligadas à abolição e a outras reformas. Muitos dos membros de sua família, incluindo seu pai e suas irmãs, acabaram indo morar com ela no Canadá.

Em 1856 casou com Thomas F. Cary, um barbeiro de Toronto, envolvido com o jornal dela. Tiveram dois filhos, Sarah e Linton, e moraram em Chatham, Ontario, onde ela continuou publicando seu jornal e dedicou-se ao ensino. Em 1858, John Brown realizou uma “convenção” secreta na casa do irmão dela, Isaac. Em 1861, Mary Ann Shadd publicou Voice from Harper´s Ferry, uma homenagem aos mal sucedidos esforços de Brown.

A Guerra Civil e o ativismo pós-guerra

mary_ann_shadd02

Residência de Mary Ann Shadd Cary em Washington, D.C.

Após a morte de seu marido em 1861, Mary Ann e seus filhos regressaram aos Estados Unidos.  Durante a Guerra Civil ela se dedicou, como funcionária do governo, a recrutar voluntários negros para o Exército da União no Estado de Indiana.  Após a Guerra Civil ensinou em escolas negras de Wilmington, antes de mudar-se para Washington, D.C., onde lecionou em escolas públicas e cursou a Faculdade de Direito da Universidade Howard.  Formou-se em 1883, tornando-se a segunda mulher negra dos Estados Unidos a graduar-se em direito.  Colaborou com os jornais National Era e The People´s Advocate.

Mary Ann Shadd Cary participou da Associação Nacional pelo Sufrágio Feminino, trabalhando ao lado de Susan B. Anthony e Elizabeth Cady Stanton.  Testemunhou perante a Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes e foi a primeira mulher negra a obter um voto por ocasião de uma eleição nacional.

Faleceu em Washington, D.C., em 5 de junho de 1893.  Sua casa, em U Street Corridor, foi declarada Marco Histórico Nacional, em 1876.

{gallery}afrocanadenses/shadd{/gallery}

  • História afro-americana
  • Literatura afro-americana
  • Lista de escritores afro-americanos

 

Bibliografia


  • Beardon, Jim e Butler, Linda Jean.   Shadd: the Life and times of Mary Shadd Cary. Toronto: NC Press Ltd., 1977.
  • Rhodes, Jane.  Mary Ann Shadd Cary: the Black Press and Protest in the Nineteenth Century. Bloomington: Indiana University Press, 1998.

 

Ligações externas


FONTE: Obtido em “http://en.wikipedia.org/wiki/Mary_Ann_Shadd

Imagens obtidas em Google Imagens

Categorias: African American educators | African American writers | American abolitionists | American feminists American suffragists | Black Canadian writers Women in the American Civil War

Tradução, pesquisa e seleção de imagens:

Carlos Eugênio Marcondes de Moura

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=