Mato Grosso: Assembleia também institui feriado no Dia da Consciência Negra

Seguindo exemplo de Corumbá, a Assembleia Legislativa instituiu O Dia Nacional da Consciência Negra como feriado estadual. A data é celebrada em 20 de novembro e a lei de número 3.958/2010 já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Em Corumbá, o feriado foi criado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), por meio da Lei Municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, sancionada em janeiro de 2009, e já faz parte do Calendário Municipal de Eventos.

Agora, o dia 20 de novembro passa ser feriado estadual a partir da publicação da lei, cujo projeto havia sido aprovado no dia 04 de maio de 2010. A lei é de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT).

A data já é feriado em 400 cidades e dois estados brasileiros, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O 20 de novembro é celebrado, no País em homenagem a Zumbi dos Palmares, herói negro que se imortalizou pela luta de libertação dos negros escravizados.

O herói negro também foi alvo de outra homenagem pelo prefeito Ruiter Cunha. Na mesma lei que definiu o 20 de novembro como feriado municipal, ele denominou como “Parque Municipal Zumbi dos Palmares”, o parque urbano que a Prefeitura está construindo na Popular Velha, na rua Pedro de Medeiros, entre as ruas Frei Mariano e Oriental, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida do Município.

Fonte: Conjuntura Online

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=