Alpha Blondy se apresenta pela primeira vez em Brasília

Por: Mariana Moreira

Os regueiros que decidirem passar o 7 de setembro em Brasília já têm um programa histórico para aproveitar. Pela primeira vez, o cantor costa-marfinense Alpha Blondy, considerado uma lenda-viva por seguidores do gênero, fará show na cidade. “Ele é o sucessor de Bob Marley, o maior nome do reggae em atividade”, elogiou o produtor cultural Martin Barreiro, que esticou a turnê do astro internacional até o Planalto Central. Antes do show principal, previsto para começar por volta de 20h30, duas atrações locais esquentarão os ânimos do público que for ao Centro Comunitário da UnB.

A escolha de vir a Brasília na data cívica foi do próprio artista. Segundo Barreiro, ao saber que estaria no Brasil durante a comemoração da Independência, fez questão de aproveitar a data para se apresentar na capital. A estreia do artista nos palcos locais deveria ter sido há tempos. Durante a década de 1990, ele foi cogitado para uma das edições do extinto festival Ruffles Reggae, mas como o evento era patrocinado também por uma marca de cigarros, recusou o convite. Engajado em causas humanísticas, o cantor foi eleito pela Organização das Nações Unidas o embaixador da paz de sua terra natal, propôs a união entre judaísmo, islamismo e Cristianismo, e aborda a religião em uma de suas canções mais famosas, Jerusalém, que fará parte do repertório.

Outros clássicos que comporão o setlist são Masada , Cocody Rock e Apartheid Is Nazism, mas a novidade é o lançamento do novo CD e DVD do cantor, batizado de Live In Peace Tour, que inclui uma releitura da onipresente Wish You Were Here, canção do Pink Floyd. Segundo o produtor Martin Barreiro, nos shows, Blondy ataca até de cover do Led Zeppelin. “A performance de palco dele e da banda que o acompanha, a The Solar System, é maravilhosa”, atestou.

Quem chegar cedo ainda poderá conhecer representantes da cena local do reggae. Por volta de 18h, os holofotes se acendem para o grupo Percussion Brothes, DJs que misturam o ritmo de Jah a batidas eletrônicas. Uma hora depois, é a vez do cantor Dudu Aire, brasiliense que alcançou a cena nacional depois de passar pelos vocais das bandas Jahcareggae (DF) e Rebel Lion, do Ceará. Atualmente , ele toca o projeto Som de Bob, um tributo ao ídolo máximo do gênero, e é considerado um expoente nacional. O artista aproveita a noite para lançar trabalho novo, também chamado de Dudu Aire.

Fonte: Divirta-se

+ sobre o tema

para lembrar

Filho chamou colega de ‘macaco’? Falar que é bullying camufla racismo

Ser uma criança negra em ambientes em que as...

Manifesto em defesa da UNESP

  Os docentes da Unesp, campus de Franca, reunidos em...

A educação como ferramenta para combater o racismo

Todo dia 21 de março comemoramos o Dia Internacional...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=