Mauricio Pestana – África Novamente

A África novamente é noticia. Não para falar da fome, das guerras, das campanhas humanitárias ou das revoluções inacabadas. Também não é a intolerância contra as religiões de matriz africana que está em pauta, muito menos sua fauna, flora ou a grandiosa diversidade étnica, linguística e cultural que estão questão.

A notícia agora é a beleza, a delicadeza, o encanto da jovem angolana Leila Lopes, 25 anos, que desbancou dezenas de candidatas favoritíssimas à miss universo… Sim, favoritíssimas. Afinal, a maioria de suas concorrentes tinha como vantagem extra aquilo que no último século o ocidente consagrou como padrão estético de beleza humana: a cor branca da pele.

O rosto negro Leila Lopes estampado em milhares de publicações mundo afora se juntou a um pequeno grupo que nos últimos 100 anos ultrapassou a barreira do padrão estético de beleza, de poder, de afirmação, liderança e saber, estampados diariamente na mídia global como padrão branco ocidental estabelecido.

A primeira face negra a romper esta barreira de forma positiva nasceu em 23 de outubro de 1940 no maior país negro fora da África e último a se livrar de uma das maiores tragédias e vergonhas da história da humanidade que foi a escravidão negra: Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que por décadas tem sido um dos rostos mais conhecidos do planeta e maior garoto propaganda que se tem notícia, ultrapassando hoje até mesmo a barreira da idade imposta por este mercado.

O século XX não reservou apenas ao esportista rei do futebol a responsabilidade de mostrar que a genialidade e consequentemente a visibilidade global não era privilégio apenas de uma etnia. Foi no continente africano e também naquele século que nasceu um dos rostos mais conhecidos do planeta, aclamado como o estadista do século, passando 27 anos na prisão por lutar contra a opressão de seu povo e depois tornando-se presidente da república de seu país. Nelson Mandela é seguramente uma das faces mais conhecidas e respeitadas do planeta, queira ou não o padrão estético branco estabelecido.

Leila Lopes junta-se a outras faces negras que  atualmente tem tornado a humanidade mais igual, mais diversa e menos racista como Barack e Michele Obama. A africana é mais uma a romper com o sistema excludente de um grupo eurocêntrico que expõe seu racismo secular até mesmo ao demonstrar surpresa com a vitória de uma negra eleita miss universo,ou com a vitória de um negro à presidência da república dos Estados Unidos.  Notícias tratadas com grande alarde deixando claro que alguma coisa estranha, errada ou diferente do que acostumamos ver como “normal” ou habitual, está acontecendo.

Os comentários no Brasil, palco da final do concurso, não fugiram daquilo que já estamos acostumados a ver e ouvir cotidianamente no maior país negro fora da África, e que insiste em se mostrar nos meios de comunicação como branco e europeu, exemplo comprovado em nossa representante e terceira colocada no concurso. Nessa ótica o destaque vai para revista Veja de 21 de setembro passado, que em sua seção gente tece alguns elogios à negra eleita como a mulher mais bela do mundo e, numa atitude das mais racistas, surpreende até mesmo quem está acostumado com aquela publicação: no final do texto destaca que o cabelo da miss era aplique comprado na Rua 25 de março em São Paulo. Coisas da Revista Veja e de algumas cabeças retrogradas da mídia brasileira.  Aplausos à Leila Lopes!

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=