Maya Angelou: mulher negra estampa pela 1ª vez moeda de dólar nos EUA

Enviado por / FonteG1

Poeta e ativista afro-americana Maya Angelou aparece na nova geração das 'quarters', as moedas de 25 centavos de dólar, que são as mais utilizadas no país.

A efígie da poeta e ativista afro-americana Maya Angelou se tornou a primeira mulher negra a estampar moedas de dólar nos Estados Unidos.

Angelou estampará o verso da nova geração das “quarters”, as moedas de 25 centavos de dólar, que são as mais utilizadas do país.

Moeda em homenagem a Maya Angelou
THE DEPARTMENT OF TREASURY/AFP

Desde 1932, a moeda de 25 centavos só foi cunhada duas vezes com versões alternativas: a série de 50 moedas representativas de cada estado, na década de 2000, e a série de parques nacionais, entre 2010 e 2021.

Os primeiros exemplares já foram cunhados pela Casa da Moeda americana e exibidos pelo Departamento do Tesouro.

As “quarters” estão sendo cunhadas em grandes volumes para uso diário nas cidades de Filadélfia e Denver e entrarão em circulação em breve, segundo nota publicada na segunda-feira (10).

A homenagem é o resultado de um projeto de lei aprovado no fim de 2020 de autoria de Barbara Lee, congressista democrata do estado da Califórnia.

Homenagem a mulheres

A moeda de Maya Angelou é o primeiro exemplar de uma série denominada “Prominent American Women” (“mulheres americanas proeminentes”, em tradução livre), que homenageará várias mulheres ilustres.

Entre elas estão Sally Ride, astronauta e física; Wilma Mankiller, primeira nativa americana líder da Nação Cherokee; Nina Otero-Warren, política e ativista latina; e Anna May Wong, atriz aclamada como a primeira estrela de ascendência asiática.

Maya Angelou

Conhecida por suas memórias e poesia, Maya Angelou é considerada uma das autoras mais emblemáticas sobre as condições das comunidades negras nos EUA.

A poeta escreveu amplamente sobre a vida no sul do país, região onde nasceu que historicamente é marcada pela segregação racial.

Amiga do ativista e líder religioso negro Malcolm X e militante no movimento do líder e pastor Martin Luther King, Marguerite Johnson, seu nome de batismo era Marguerite Johnson.

Angelou morreu em 2014, aos 86 anos.

+ sobre o tema

Eleições 2022: Mães negras buscam mais espaço na política

"Sou mãe solo, meu filho tem que estudar e...

2013 já deu as caras: há desejos e sonhos pessoais e políticos

DE CERTEZA TEREI MAIS TEMPO PARA FICAR DE OLHO...

Julho das Pretas 2022. Qual projeto de nação das mulheres negras?

Estamos em julho, conhecido pela militância política como Julho...

Givânia Maria da Silva

Quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, Givânia é...

para lembrar

Michelle Obama e Bill Clinton lembram Maya Angelou

A primeira-dama Michelle Obama e o ex-presidente dos EUA...

Maya Angelou: “Ainda assim eu me levanto”

Maya Angelou, figura extraordinária das letras norte-americanas, foi porta-voz...

Maya Angelou e Basquiat juntos: a infância sem medo

Roberto Almeida  "As imagens de Maya com as pinceladas duras...
spot_imgspot_img

Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

Em fevereiro é celebrado nos Estados Unidos e no Canadá o mês da História Negra e, para homenagear a data, a Mattel vai lançar...

Maya Angelou: “Ainda assim eu me levanto”

Maya Angelou, figura extraordinária das letras norte-americanas, foi porta-voz dos anseios e da revolta dos negros. Amiga de Martin Luther King e de Malcolm...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas, História. Pois 2018 guarda uma profusão de efemérides por Flávia Oliveira no O Globo Dos pequenos segredos...
-+=