MC Soffia usa boneca para falar de autoestima: “Sou uma Barbie Black”

Cantora, de 13 anos, lançou exposição fotográfica em São Paulo

Por Daniel Vaughan, do R7

MC Soffia veste as roupas da exposição fotográfica Barbie Black – Edu Garcia/R7

MC Soffia começou o ano com novidades. Na noite de terça-feira (16), a rapper de 13 anos recebeu convidados na casa Aparelha Luzia, no centro de São Paulo (veja serviço abaixo), para falar sobre seu próximo single, Barbie Black. A festa de pré-lançamento veio acompanhada de um pocket show e uma exposição de fotos baseadas na composição.

Soffia posa na exposição em SP – Edu Garcia/R7

Barbie Black foi escrita pela jovem artista e estará disponível no começo de fevereiro em todas as plataformas digitais. Usando a tradicional boneca de origem americana como exemplo, a letra aborda temas como o racismo e a igualdade de gênero.

— Eu e todas as meninas também somos uma Barbie Black. Então, eu canto que a boneca ainda não representa vários tipos de pessoas. Não existem apenas mulheres magras e brancas no mundo. Precisamos lembrar das negras, de cabelos afro, das gordinhas e das mais velhas.

Soffia relembra que os brinquedos fazem parte da autoestima das crianças negras.

— Eu sempre tive muitas bonecas negras, além de brancas, mas é porque meus pais procuravam por isso. Porém, outro dia eu passei por várias lojas e não achei nenhuma da minha cor. Ainda não é um tipo de produto popular e, quando encontrados, são caros… Então, como as meninas negras vão se indentificar com seus brinquedos?

“Somos bonitas com qualquer tipo cabelo ou cor da pele”

MC Soffia

Durante a festa de lançamento da música de Soffia, haviam bancadas onde a cantora vendia produtos relacionados ao seu trabalho. Entre chaveiros e camisetas, estavam bonecas negras com roupinhas trazendo frases como “Sou Linda” e “Amo meu Cabelo”.

MC Soffia vende bonecas negras nos shows – Edu Garcia/R7

A exposição que acompanhou o lançamento do single também seguiu o tema da compositora. São oito fotos produzidas pela equipe Brechó Replay, com a MC posando de rainha afro-brasileira na periferia paulistana.

Victoria Carolina, produtora de moda do grupo, dá mais detalhes da exibição, que fica até o final deste mês em São Paulo.

— Desenvolvemos a ideia com a própria Soffia. A cantora está entrando na pré-adolescência, então essa música também é uma despedida da infância. Sendo assim, as fotos retratam ela com uma visão atual, mais jovem e menos infantil. Agora, ela está se transformando em uma mulher poderosa. Uma rainha black.

Representante de uma boa parte da população infanto-juvenil, Soffia ressalta a importância que a música tem na vida dos fãs.

— Eu converso de igual para igual, por causa da idade, e isso é importante. Penso que estou ajudando a minha geração a ultrapassar problemas que ainda acontecem nas nossas vidas. Nas minhas músicas, além do ritmo dançante, eu mando mensagens positivas… Eu celebro que somos bonitas com qualquer tipo cabelo ou cor da pele.

Exposição fotográfica Barbie Black
Quando:
 Até o final de janeiro, a partir das 19h
Onde: Aparelha Luzia – Rua Apa, 78 – Campos Elíseos – SP
Contato: (0xx11) 3467-0998

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Mc Soffia: “Sei que a maior arma contra o racismo é o conhecimento”

A rapper de 13 anos fala sobre o lançamento...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=