MEC aprova primeiro curso de Libras em Maringá

O Ministério da Educação (MEC) credencia a Faculdade Eficaz a oferecer a formação superior presencial em Letras com habilitação em Libras. A instituição é pioneira neste ramo no Paraná. A portaria (CNE/CES 253/2010), publicada no Diário Oficial da União, autorizou o curso com base na originalidade e relevância social. As inscrições para o vestibular já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciar em março. Ao todo, são 100 vagas disponíveis.

O curso é de graduação e tem duração de seis semestres, já para os portadores de diplomas de nível superior, a instituição oferta o Programa da 2ª graduação, que pode ser alcançada em quatro semestres de estudos. O principal objetivo é formar professores para atuarem no ensino da língua de sinais como primeira e segunda língua.

Curso de Libras abre novas oportunidades de mercado

Para a idealizadora e coordenadora, professora Kelly Lóddo, esse curso é uma forma de integração e acessibilidade para todos que se comunicam e sabem da importância da língua de sinais. “A educação é um direito de todos, esse é um grande passo para se falar em inclusão”, defende Kelly.

De acordo com dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), o Brasil tem cerca de seis milhões de surdos e deficientes auditivos, no entanto, somente 20% desse total são alunos em idade escolar e se encontram regularmente matriculados.

“Isso ocorre devido à escassez de professores com formação e fluência em Libras para atuarem nas escolas”, diz a coordenadora.

“A profissão de intérprete e a Lei de Libras são recentes frutos de muitos esforços e empenho da comunidade surda e de adeptos voluntários. Ao contrário do que muitos pensam a língua de sinais não se trata de uma forma manual da língua portuguesa, mas é uma língua que apresenta sua gramática, seus léxicos próprios, além de ser ricamente expressiva e intrigante”, explica Kelly.

Além disso, a coordenadora destaca que o mercado é bastante promissor neste segmento, pois poucos profissionais possuem a formação superior em Libras. “O curso visa formar profissionais capacitados a interpretar e ensinar a língua de sinais, bem como a língua portuguesa”.

ou ligue para (44) 3227-4046 ou mande e-mail para [email protected].

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Pedro II vai custear passagem e hospedagem de aluna na Dinamarca

Lorrayne Isidoro vence olimpíada para disputar provas de Neurociências....

Paraná tem a primeira doutora quilombola do Brasil

O Departamento da Diversidade, da Secretaria de Estado da...

IBGE: Analfabetismo entre negras é duas vezes maior que entre brancas

A taxa de analfabetismo caiu de forma mais acelerada...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=