MEC aprova primeiro curso de Libras em Maringá

O Ministério da Educação (MEC) credencia a Faculdade Eficaz a oferecer a formação superior presencial em Letras com habilitação em Libras. A instituição é pioneira neste ramo no Paraná. A portaria (CNE/CES 253/2010), publicada no Diário Oficial da União, autorizou o curso com base na originalidade e relevância social. As inscrições para o vestibular já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciar em março. Ao todo, são 100 vagas disponíveis.

O curso é de graduação e tem duração de seis semestres, já para os portadores de diplomas de nível superior, a instituição oferta o Programa da 2ª graduação, que pode ser alcançada em quatro semestres de estudos. O principal objetivo é formar professores para atuarem no ensino da língua de sinais como primeira e segunda língua.

Curso de Libras abre novas oportunidades de mercado

Para a idealizadora e coordenadora, professora Kelly Lóddo, esse curso é uma forma de integração e acessibilidade para todos que se comunicam e sabem da importância da língua de sinais. “A educação é um direito de todos, esse é um grande passo para se falar em inclusão”, defende Kelly.

De acordo com dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), o Brasil tem cerca de seis milhões de surdos e deficientes auditivos, no entanto, somente 20% desse total são alunos em idade escolar e se encontram regularmente matriculados.

“Isso ocorre devido à escassez de professores com formação e fluência em Libras para atuarem nas escolas”, diz a coordenadora.

“A profissão de intérprete e a Lei de Libras são recentes frutos de muitos esforços e empenho da comunidade surda e de adeptos voluntários. Ao contrário do que muitos pensam a língua de sinais não se trata de uma forma manual da língua portuguesa, mas é uma língua que apresenta sua gramática, seus léxicos próprios, além de ser ricamente expressiva e intrigante”, explica Kelly.

Além disso, a coordenadora destaca que o mercado é bastante promissor neste segmento, pois poucos profissionais possuem a formação superior em Libras. “O curso visa formar profissionais capacitados a interpretar e ensinar a língua de sinais, bem como a língua portuguesa”.

ou ligue para (44) 3227-4046 ou mande e-mail para [email protected].

+ sobre o tema

UFABC aprova disciplinas de “Afro-Etnomatemática” em seu currículo de licenciatura

Coletivo Negro Vozes e professores sensíveis ao tema propõem...

Intolerância: Professores da UFBA recebem ameaças de morte por pesquisa sobre gênero

Além dos docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada...

Doutorando propõe em tese alternativas de resistência à visão eurocêntrica do ensino de Filosofia

Assim que começou a lecionar Filosofia em escolas, Luís...

para lembrar

Raça, gênero e sexualidade na educação popular

Mesa de debate do segundo dia da II Jornada...

Por uma Educação sem Racismo

Por uma Educação sem Racismo.
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=