Por: Thiago Santos
Agora
Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do ProUni têm até hoje para comprovar os seus dados na faculdade onde estudarão e garantir a bolsa. Hoje também é o último dia para as universidades aplicarem os processos seletivos próprios para a admissão desses candidatos.
Além dos documentos obrigatórios, a instituição pode exigir ainda outras comprovações da situação socioeconômica do aluno, como decisões judiciais que comprovem o pagamento de pensão alimentícia ou laudos médicos que atestem deficiências. É importante que o aluno dê provas de todas as informações fornecidas na inscrição para não correr o risco de perder a bolsa.
Passada a fase de comprovação, os alunos poderão efetuar suas matrículas. Candidatos que receberam bolsas parciais poderão solicitar crédito do Fies para complementar o custo da mensalidade.
Nova chance
Os alunos que não conseguiram a bolsa de estudo terão uma nova oportunidade a partir de segunda-feira, quando começará a segunda etapa de inscrições do ProUni. Apenas os candidatos que foram aprovados e receberam bolsas na primeira etapa estarão impedidos de participar.
Na primeira etapa, foram oferecidas 123.170 bolsas de estudo. Não houve interessados em 5.526 vagas –que podem ser oferecidas novamente nessa segunda etapa. Para participar é necessário ter feito as provas do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Fonte: Agora