MEC autoriza suspensão de parcelas do Fies durante pandemia; confira as regras

Enviado por / FonteBrasil de Fato

O Ministério da Educação (MEC) definiu as diretrizes para que estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam suspender o pagamento de parcelas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em resposta à pandemia do novo coronavírus no país. O decreto com as regras foi publicado no domingo (24).

Para os estudantes que possuem contratos em fase de utilização ou carência, até duas parcelas poderão ser suspensas. Já para os beneficiários em fase de amortização, o limite é de quatro parcelas.

A resolução do ministério endossa que não serão cobrados juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. Os valores em questão serão incorporados ao saldo devedor do contrato do estudante.

A medida, que já havia sido sancionada pelo governo federal no último dia 15, vale apenas para os estudantes que estavam com o pagamento das parcelas do Fies em dia, antes do decreto da calamidade pública no país.

Universitários financiados pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), operado por bancos privados, não terão direito à suspensão.

Como fazer?

Para que a suspensão das parcelas sejam efetivadas, o estudante beneficiário deverá fazer a solicitação para a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, agente financeiros do programa, até 31 de dezembro. Os bancos irão criar canais de atendimentos específicos para a solicitação.

Em abril, o MEC prorrogou o prazo para estudantes validarem as inscrições do fundo nas faculdades e formalizarem os contratos com os bancos. O novo prazo é 30 de junho para ajustar o procedimento pelo SisFies. A data também é válida para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para quem solicitou ampliar o prazo de utilização do financiamento.

+ sobre o tema

Racismo na Escola – Caminhos da Reportagem

O Caminhos da Reportagem apresenta demonstrações de racismo entre...

O sofisticado nepotismo das universidades brasileiras

Quando recebeu o título de professor emérito da Faculdade...

Faculdade de Direito da Usp é ocupada por negras e negros em luta

Depois da histórica aprovação da adoção de 30% de...

Igualdade de Gênero na Educação e Liberdade de Expressão

Um conjunto de organizações, preocupado com a violência de...

para lembrar

27 cursos de Medicina do País são insatisfatórios, diz MEC

Entre os cursos com desempenho ruim, cinco estão em...

MEC suspende 10 mil vagas em vestibulares de cursos à distância

Instituições estariam oferecendo vagas em polos presenciais irregulares. Vestibulares que...

MEC revoga portaria de Weintraub que acabava com o incentivo a cotas na pós-graduação

O Ministério da Educação revogou a portaria assinada pelo...

MEC libera R$ 2 milhões para ensino afro-brasileiro em universidades

Fonte: G1 - Vestibular e Educação Foto: MEC/Divulgação O Ministério da Educação...
spot_imgspot_img

Enfrentamento ao racismo também é desafio na Educação, diz secretária do MEC

Em meio a uma série de desafios a serem enfrentados pelo Ministério da Educação (MEC) neste início de gestão, a secretária de Educação Básica,...

MEC publica portaria que suspende cronograma do novo ensino médio por 60 dias

O MEC (Ministério da Educação) publicou na madrugada desta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a portaria que suspende o cronograma de implementação do novo ensino médio e de...

Pré-selecionados no Fies devem finalizar inscrição até amanhã

Os candidatos pré-selecionados na chamada única de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), divulgada na última terça-feira (14),...
-+=