MEC autoriza suspensão de parcelas do Fies durante pandemia; confira as regras

Enviado por / FonteBrasil de Fato

O Ministério da Educação (MEC) definiu as diretrizes para que estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam suspender o pagamento de parcelas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em resposta à pandemia do novo coronavírus no país. O decreto com as regras foi publicado no domingo (24).

Para os estudantes que possuem contratos em fase de utilização ou carência, até duas parcelas poderão ser suspensas. Já para os beneficiários em fase de amortização, o limite é de quatro parcelas.

A resolução do ministério endossa que não serão cobrados juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. Os valores em questão serão incorporados ao saldo devedor do contrato do estudante.

A medida, que já havia sido sancionada pelo governo federal no último dia 15, vale apenas para os estudantes que estavam com o pagamento das parcelas do Fies em dia, antes do decreto da calamidade pública no país.

Universitários financiados pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), operado por bancos privados, não terão direito à suspensão.

Como fazer?

Para que a suspensão das parcelas sejam efetivadas, o estudante beneficiário deverá fazer a solicitação para a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, agente financeiros do programa, até 31 de dezembro. Os bancos irão criar canais de atendimentos específicos para a solicitação.

Em abril, o MEC prorrogou o prazo para estudantes validarem as inscrições do fundo nas faculdades e formalizarem os contratos com os bancos. O novo prazo é 30 de junho para ajustar o procedimento pelo SisFies. A data também é válida para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para quem solicitou ampliar o prazo de utilização do financiamento.

+ sobre o tema

Fatecs de SP divulgam locais de prova do vestibular 2010 de inverno

Em São Paulo As Fatecs (Faculdades de Tecnologia de...

Instrumentos Africanos na Cultura Brasileira

São claras as influencias da África sobre a...

Brancos têm mais acesso a todos os níveis de educação

Os brancos têm mais acesso à educação do que...

Ministro diz que decisão da Justiça de suspender Enem é sem efeito

Caso juíza não mude decisão, ministério deve recorrer, afirma...

para lembrar

MEC institui o programa Idioma sem Fronteiras para alunos e professores

Objetivo é capacitar estudantes e professores em diferentes idiomas. Portaria...

Estudantes reclamam que não conseguem se inscrever no ProUni

Os estudantes de quatro estados reclamam que não conseguem...

Apenas 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação do MEC

MEC divulgou os resultados do Conceito Preliminar dos Cursos...
spot_imgspot_img

Lula cria fundo privado de R$ 20 bi para tentar manter alunos pobres no ensino médio

O governo Lula (PT) editou uma MP (medida provisória) que cria um fundo privado de financiamento de bolsas para incentivar estudantes pobres a permanecerem no ensino...

Mesmo com obrigatoriedade, 27% dos professores não declaram raça em censo da educação

Mesmo com uma resolução do Conselho Nacional de Educação que obriga os educadores brasileiros a declararem raça no Censo Escolar da Educação Básica, 27% dos...

Multiplicar ações afirmativas

Como parte das reflexões que puderam aflorar no pais nestes novos tempos, temos sido estimulados a pensar sobre a urgência de criar um modelo...
-+=