MEC divulga resultado da segunda edição do Sisu 2023

Matrícula e inscrição na lista de espera devem ser feitas via portal

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (27), em Brasília, o resultado da chamada regular da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A matrícula dos selecionados deverá ser feita entre 29 de junho e 4 de julho no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu.

A partir de hoje, começa o prazo para que os candidatos não selecionados na chamada regular manifestem interesse em participar da lista de espera. Os interessados têm até as 23h59 do dia 4 de julho (horário de Brasília), para fazê-lo, também por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu.

“O candidato poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu. A convocação por meio da lista de espera será a partir de 10 de julho”, informou o MEC.

As informações sobre as convocações da lista de espera serão disponibilizadas pela instituição na qual o estudante se inscreveu; e as convocações serão gerenciadas e realizadas pela própria instituição, de acordo com seu planejamento.

“As informações devem estar em edital da instituição de educação superior e no site da instituição”, explica o MEC.

Vagas

A segunda edição de 2023 do Sisu disponibilizará 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior. Segundo o ministério, o certame contabiliza 305.797 inscritos e 578.781 inscrições em cursos ofertados. A diferença se deve ao fato de ser possível, aos candidatos, escolherem até duas opções de cursos.

O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A maioria delas, oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br). 

“Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu”, explicou o MEC.

+ sobre o tema

Ampla maioria defende que igualdade de gênero e educação sexual sejam abordadas nas escolas

A pesquisa nacional Educação, Valores e Direitos revelou que...

Ministra assegura reajuste de bolsas de pesquisa ainda no 1º semestre

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos,...

Ação Educativa lança edital para selo comemorativo de 20 anos da lei 10.639

A Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, associação civil sem...

para lembrar

Novo vestibular unificado permite a candidato concorrer em cinco federais

O novo vestibular unificado das universidades federais proposto pelo...

MEC altera resultado da lista de espera do Sisu; vestibulandos se dizem prejudicados

O MEC (Ministério da Educação) alterou o resultado da...

MEC prevê corte de R$ 300 mi no orçamento de 2023 dos institutos federais

O MEC (Ministério da Educação) prevê para 2023 um...

SISU: 60% das vagas via Enem sobram na 1ª etapa

Segunda rodada do vestibular unificado do MEC vai até...
spot_imgspot_img

Enem 2023: 7 dicas para descansar sem ficar pra trás nos estudos

A data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 estão cada vez mais próximas. Marcado para os dias 5 e 12...

Mesmo com obrigatoriedade, 27% dos professores não declaram raça em censo da educação

Mesmo com uma resolução do Conselho Nacional de Educação que obriga os educadores brasileiros a declararem raça no Censo Escolar da Educação Básica, 27% dos...

Multiplicar ações afirmativas

Como parte das reflexões que puderam aflorar no pais nestes novos tempos, temos sido estimulados a pensar sobre a urgência de criar um modelo...
-+=