MEC diz que pode haver descredenciamento se universidades discriminarem bolsistas

Por: Luísa Ferreira

Restrição a estágios e a outros benefícios oferecidos a pagantes são alguns dos casos

Além de sofrerem discriminação dos colegas, alguns bolsistas do ProUni se sentem lesados pela própria universidade. O MEC (Ministério da Educação) informou que, caso fique comprovada a discriminação, a instituição pode ser descredenciada do programa.

Allan Simon, estudante de jornalismo da Universidade Metodista, diz que não pode concorrer a uma vaga de estágio por ser bolsista do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os estagiários atuam em um portal da própria instituição (Rudge Ramos Online) e no jornal Rudge Ramos.

– Eu fui olhar no manual do ProUni e vi que nada impede que possamos concorrer a qualquer tipo de vaga de estágio.

Procurada pelo R7, a Metodista afirma que a restrição é apenas para as vagas de estágio remunerado. O serviço de filantropia da universidade disse ainda que a medida vale não só para os bolsistas do ProUni, como também para outros beneficiados pelo programa de bolsas da instituição.

A justificativa da universidade é que, mantendo a restrição, pode ajudar ainda mais estudantes, que no caso não foram contemplados com as bolsas. A Metodista ressalta que os alunos podem se candidatar a outros estágios oferecidos que não são remunerados.

Processo administrativo

Os bolsistas do ProUni que se sentirem discriminados por suas universidades podem entrar em contato com o ministério. Será aberto um processo administrativo, de acordo com o MEC. Se ficar provado que aconteceu de fato discriminação, a instituição de ensino pode ser descredenciada do programa.

Foi o que chegou perto de acontecer com a Faculdade Asa do Brumadinho, em Minas Gerais. Em 2008, a instituição oferecia transporte gratuito para os estudantes que estivessem em dia com a mensalidade, o que excluiu os beneficiados pelo ProUni.

Segundo informações da imprensa local, a instituição, na época, recebeu parecer jurídico do Ministério da Educação que classificava a decisão de cobrar o transporte dos alunos do ProUni como uma “possível ofensa ao tratamento igualitário estabelecido pela lei que institucionaliza o programa de bolsas”.

O ministério afirmava ter analisado as planilhas de custo da Faculdade Asa e não ter encontrado obstáculo para que o serviço seja prestado a todos os alunos, “independentemente de serem ou não egressos do ProUni”.

Em resposta ao ministério, o diretor administrativo da instituição, Alcimar Barcelos, disse que pensava em cancelar a adesão da instituição ao ProUni.

– Todas as nossas propagandas deixam claro que os bolsistas não têm direito ao transporte, mas eles usam de má-fé e depois entram na Justiça querendo se dar bem. Desse jeito [eu] vou pagar para que eles estudem, por isso estou me sentindo lesado.

Procurada pelo R7, a faculdade informou que ainda adere ao ProUni. O transporte por ônibus continua sendo oferecido gratuitamente aos que estão em dia com a mensalidade, mas os bolsistas do ProUni devem pagar para utilizá-lo.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Redução de verbas já prejudica rotina das universidades federais

Dos R$ 3,2 bilhões contingenciados do ensino superior, R$...

Alunas da UnB desenvolvem estudos sobre questão racial no país

As pesquisas têm foco na produção de conhecimento e...

Fuga de cérebros, uma calamidade para o Brasil

Tem sido demonstrado que o capital humano, nível de...

É inconstitucional trecho de lei de Foz do Iguaçu proibindo ensino de “ideologia de gênero”

O plenário virtual do STF, em decisão unânime, julgou...

para lembrar

CENPEC lança nota técnica contra educação domiciliar

Documento aponta equívocos no PL 2401/2019, que autoriza o homeschooling,...

ENEM: Martin Luther King e o movimento pelo fim da segregação racial

Em 2019, Martin Luther King teria completado 90 anos....

Gabriella Freire, professora de Magé, inova na aplicação de provas para ajudar alunos

Na última sexta-feira, os pequenos foram recebidos com suco...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=