MEC vai recorrer de decisão que prorroga inscrições no SiSU

Por: Priscilla Borges

Juiz federal do Rio de Janeiro pediu uma semana a mais de prazo para se inscrever devido a problemas de lentidão do site


O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer da decisão do juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª vara federal no Rio de Janeiro, que pediu a ampliação do prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), somente para os candidatos do Rio de janeiro.

A decisão publicada na noite de quinta-feira beneficiaria os estudantes que teriam prazo até o próximo dia 26 para fazer a inscrição no sistema que distribui vagas de universidades públicas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto recorre da decisão, o Ministério pediu mais dois dias de prazo à justiça do Rio de Janeiro, para cumprir a determinação do juiz. Hoje, o site do SiSU está fora do ar e não é possível realizar inscrições.

Segundo o MEC, não é possível discriminar de onde é o candidato, já que as inscrições são feitas apenas pela internet. Além disso, o Ministério afirma que a decisão quebra a isonomia do concurso, por beneficiar apenas uma parcela dos candidatos.

Em nota, o órgão disse que o sistema SiSU não consegue isolar apenas os estudantes daquele estado. “Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da federação e 83 universidades e institutos federais de todo o País”.

Apesar das dificuldades técnicas, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do ministério está reunida desde a noite desta quinta-feira estudando como atender a decisão judicial do Rio. “Não temos nenhuma intenção de confrontar qualquer decisão judicial. Apenas estamos buscando uma solução técnica para cumpri-la”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim.

Enquanto estuda uma solução, a Advocacia Geral da União (AGU) e a consultoria jurídica do MEC devem ingressar com recursos jurídicos em duas frentes: no Tribunal Regional Federal, em Vitória, e a própria Justiça Federal do Rio, onde a decisão deve ser distribuida para um juiz efetivo, já que a decisão foi tomada por um profissional que estava de plantão.

Balanço

Na noite da última quinta-feira, quando acabou o prazo para inscrição na primeira rodada do SiSU, o MEC divulgou um balanço do sistema. Mais de 1 milhão de estudantes registraram 2.020.157 inscrições até as 23h59 de ontem. Nesta edição do SiSU, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

O resultado com a lista de aprovados na primeira chamada tem a divulgação prevista para a próxima segunda-feira, 24, mas decisões judiciais podem mudar esta data. Os resultados estarão disponíveis para consulta no site do SiSU e pela Central de Atendimento do MEC (0800-616161).

Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária para realização da matrícula pode ser consultada no boletim individual de desempenho do estudante, disponível por meio do acesso ao sistema, ou junto à própria instituição.

Uma segunda chamada será feita no dia 4 de fevereiro, caso ainda existam vagas disponíveis. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, assim como aqueles que não fizeram a matrícula.

 

Fonte: iG

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=