MEC vai recorrer de decisão que prorroga inscrições no SiSU

Por: Priscilla Borges

Juiz federal do Rio de Janeiro pediu uma semana a mais de prazo para se inscrever devido a problemas de lentidão do site


O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer da decisão do juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª vara federal no Rio de Janeiro, que pediu a ampliação do prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), somente para os candidatos do Rio de janeiro.

A decisão publicada na noite de quinta-feira beneficiaria os estudantes que teriam prazo até o próximo dia 26 para fazer a inscrição no sistema que distribui vagas de universidades públicas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto recorre da decisão, o Ministério pediu mais dois dias de prazo à justiça do Rio de Janeiro, para cumprir a determinação do juiz. Hoje, o site do SiSU está fora do ar e não é possível realizar inscrições.

Segundo o MEC, não é possível discriminar de onde é o candidato, já que as inscrições são feitas apenas pela internet. Além disso, o Ministério afirma que a decisão quebra a isonomia do concurso, por beneficiar apenas uma parcela dos candidatos.

Em nota, o órgão disse que o sistema SiSU não consegue isolar apenas os estudantes daquele estado. “Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da federação e 83 universidades e institutos federais de todo o País”.

Apesar das dificuldades técnicas, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do ministério está reunida desde a noite desta quinta-feira estudando como atender a decisão judicial do Rio. “Não temos nenhuma intenção de confrontar qualquer decisão judicial. Apenas estamos buscando uma solução técnica para cumpri-la”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim.

Enquanto estuda uma solução, a Advocacia Geral da União (AGU) e a consultoria jurídica do MEC devem ingressar com recursos jurídicos em duas frentes: no Tribunal Regional Federal, em Vitória, e a própria Justiça Federal do Rio, onde a decisão deve ser distribuida para um juiz efetivo, já que a decisão foi tomada por um profissional que estava de plantão.

Balanço

Na noite da última quinta-feira, quando acabou o prazo para inscrição na primeira rodada do SiSU, o MEC divulgou um balanço do sistema. Mais de 1 milhão de estudantes registraram 2.020.157 inscrições até as 23h59 de ontem. Nesta edição do SiSU, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

O resultado com a lista de aprovados na primeira chamada tem a divulgação prevista para a próxima segunda-feira, 24, mas decisões judiciais podem mudar esta data. Os resultados estarão disponíveis para consulta no site do SiSU e pela Central de Atendimento do MEC (0800-616161).

Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária para realização da matrícula pode ser consultada no boletim individual de desempenho do estudante, disponível por meio do acesso ao sistema, ou junto à própria instituição.

Uma segunda chamada será feita no dia 4 de fevereiro, caso ainda existam vagas disponíveis. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, assim como aqueles que não fizeram a matrícula.

 

Fonte: iG

+ sobre o tema

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa,...

Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em...

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas...

para lembrar

Movimento negro denuncia fraude nas cotas raciais

O Coletivo Negrada, grupo de estudantes negros da Universidade...

Professora baiana vence prêmio mais importante da educação brasileira

Uma ideia pode mudar o mundo. E foi assim...

Cresce no Brasil o número de escolas básicas públicas geridas pela PM

Mascar chiclete é transgressão leve. Usar óculos com lentes...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...
spot_imgspot_img

Serrapilheira lança dois novos editais de R$ 8,4 milhões para apoio a jovens cientistas

O Instituto Serrapilheira lança nesta sexta-feira (29) duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento dos editais totaliza R$ 8,4 milhões, a...

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa, com ações cada vez mais afirmativas, ao mesmo tempo em que busca impactar de forma...
-+=