Mensagem falsa de vírus ebola no Brasil se espalha na internet

Circula em correntes de e-mail e grupos do WhatsApp uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil e já fez vítimas fatais. É mentira

Uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil está sendo disseminada na internet. Sua origem é desconhecida, mas o texto já foi compartilhado milhares de vezes, sobretudo por correntes de e-mail e aplicativos de dispositivos móveis, como o WhatsApp.

A divulgação diz que um nigeriano chegou a São Luís (MA) com o vírus ebola e teria sido internado no Hospital Universitário (HUUFMA) com sintomas da doença. Ainda de acordo com o texto, o paciente faleceu no último sábado (9) e tudo foi acobertado pelo governo do Estado do Maranhão e pelo Ministério da Saúde. A mensagem falaciosa também sugere que a Polícia Federal iniciou uma operação denominada de “Fronteiras Fechadas”, com o objetivo de impedir que africanos entrem no Brasil.

O Hospital Universitário informou, por meio de nota, que não existe nenhum caso de paciente internado na Instituição com o vírus Ebola. Esclarece ainda que a informação divulgada pelas redes sociais é de extrema maldade, com intuito de causar pânico na população. Fato reafirmado pela secretaria de saúde do estado.

Suspeitas não confirmadas

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que já houve casos de pacientes que vieram da África com sintomas variados e que foram encaminhados para serviços de referência para verificar o risco de ser ebola.

“Tem casos de pessoas que vêm de países onde nem tem ebola e os sintomas nem são parecidos”, diz Barbosa. Para ele, isso mostra que os profissionais e o sistema de saúde em geral estão “muito sensíveis” para identificar esses casos. “Isso é bom, desde que não se caia no exagero de não observar de onde a pessoa veio, o que pode sobrecarregar os serviços de referência.”

Nenhum dos casos apresentados até o momento no país preencheu os requisitos para ser considerado suspeito de ebola. “Um era malária e o outro era infecção urinária. Como a pessoa tinha vindo da África, pensaram que poderia ser ebola. Mas no hospital de referência, essa possibilidade é descartada.”

Ebola no Brasil

A probabilidade de o ebola chegar ao Brasil é muito baixa, de acordo com Barbosa. “O ebola não se transmite pelo ar, diferentemente de outros vírus. Só transmite se a pessoa tiver contato direto com sangue ou fluidos corporais de pessoas doentes”, diz. Outra característica que dificulta a propagação da doença para outros continentes é que o paciente tem mais probabilidade de transmitir a doença quando aparecem os sintomas.

“Todo caso de ebola é grave, não tem casos com sintomas leves ou assintomáticos”, diz o secretário. Dessa forma, é mais fácil identificar o paciente que pode transmitir o vírus. Além disso, pacientes nesse estado provavelmente não conseguiriam fazer uma viagem internacional.

Fonte: Pragmatismo Politico

+ sobre o tema

Justiça decide restringir propaganda de cervejas e vinhos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do...

Serena Williams canta em campanha contra câncer de mama

Segurando os seios nus, a tenista entoa a música...

Como saber se estou no Cadastro Único?

*Devido a grande quantidade de acessos o site para...

para lembrar

A nova Barbie e padrões de beleza: uma mercadoria pode ser revolucionária?

Após mais de meio século ajudando a ditar um...

1º Fórum de Negócios de Impacto da Periferia – ZONA LESTE

DESCRIÇÃO DO EVENTO O 1º Fórum de Negócios de Impacto...

Rede Globo perde ação bilionária por sonegação de impostos

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) do...

COVID-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as...
spot_imgspot_img

Mulheres negras são quase o dobro de vítimas de câncer agressivo, diz estudo do Inca

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgado nesta terça-feira (1º) em um evento na sede em Vila Isabel, na Zona Norte do...

Carreta do programa Mulheres de Peito realiza exames gratuitos de mamografia em Jacareí; confira

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito realizará atendimentos em Jacareí a partir desta segunda-feira (30), com exames gratuitos de mamografia para as mulheres. Os exames...

Geledés – Instituto da Mulher Negra promove hoje na ONU debate sobre questões raciais e governança global

Tendo como mediador seu assessor internacional, Gabriel Dantas, o Geledés realiza hoje um evento paralelo durante a 57ª sessão do Conselho de Direitos Humanos....
-+=