Mensagem falsa de vírus ebola no Brasil se espalha na internet

Circula em correntes de e-mail e grupos do WhatsApp uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil e já fez vítimas fatais. É mentira

Uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil está sendo disseminada na internet. Sua origem é desconhecida, mas o texto já foi compartilhado milhares de vezes, sobretudo por correntes de e-mail e aplicativos de dispositivos móveis, como o WhatsApp.

A divulgação diz que um nigeriano chegou a São Luís (MA) com o vírus ebola e teria sido internado no Hospital Universitário (HUUFMA) com sintomas da doença. Ainda de acordo com o texto, o paciente faleceu no último sábado (9) e tudo foi acobertado pelo governo do Estado do Maranhão e pelo Ministério da Saúde. A mensagem falaciosa também sugere que a Polícia Federal iniciou uma operação denominada de “Fronteiras Fechadas”, com o objetivo de impedir que africanos entrem no Brasil.

O Hospital Universitário informou, por meio de nota, que não existe nenhum caso de paciente internado na Instituição com o vírus Ebola. Esclarece ainda que a informação divulgada pelas redes sociais é de extrema maldade, com intuito de causar pânico na população. Fato reafirmado pela secretaria de saúde do estado.

Suspeitas não confirmadas

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que já houve casos de pacientes que vieram da África com sintomas variados e que foram encaminhados para serviços de referência para verificar o risco de ser ebola.

“Tem casos de pessoas que vêm de países onde nem tem ebola e os sintomas nem são parecidos”, diz Barbosa. Para ele, isso mostra que os profissionais e o sistema de saúde em geral estão “muito sensíveis” para identificar esses casos. “Isso é bom, desde que não se caia no exagero de não observar de onde a pessoa veio, o que pode sobrecarregar os serviços de referência.”

Nenhum dos casos apresentados até o momento no país preencheu os requisitos para ser considerado suspeito de ebola. “Um era malária e o outro era infecção urinária. Como a pessoa tinha vindo da África, pensaram que poderia ser ebola. Mas no hospital de referência, essa possibilidade é descartada.”

Ebola no Brasil

A probabilidade de o ebola chegar ao Brasil é muito baixa, de acordo com Barbosa. “O ebola não se transmite pelo ar, diferentemente de outros vírus. Só transmite se a pessoa tiver contato direto com sangue ou fluidos corporais de pessoas doentes”, diz. Outra característica que dificulta a propagação da doença para outros continentes é que o paciente tem mais probabilidade de transmitir a doença quando aparecem os sintomas.

“Todo caso de ebola é grave, não tem casos com sintomas leves ou assintomáticos”, diz o secretário. Dessa forma, é mais fácil identificar o paciente que pode transmitir o vírus. Além disso, pacientes nesse estado provavelmente não conseguiriam fazer uma viagem internacional.

Fonte: Pragmatismo Politico

+ sobre o tema

Novembro Azul: o Fim do Preconceito em nome da Saúde da Próstata

Se em Outubro costuma-se realizar a ação social de...

A Insurreição dos Saberes Sujeitados

“Eu gostaria de ter percebido antes e realmente não...

É preciso falar sobre aborto

No episódio de ‘fetostentação’ na internet, mulheres exibiram a...

Campanha 2015 de esclarecimentos sobre a endometriose

Será lançada dia 30 de maio, durante a Ação...

para lembrar

Atletas de países com ebola não poderão competir nos Jogos Olímpicos da Juventude na China

Comitê Olímpico Internacional proibiu africanos de participar nas modalidades...

Pobres demais para interessarem ao mercado?

Quatro mil mortos, sobretudo na Guiné, Serra Leoa e...

O peso enfrentado por jovens sobreviventes do ebola

Homem de Serra Leoa que sobreviveu ao vírus ebola...

Brasileiro que ajudou infectados com ebola relata dificuldades na África

Médico paranaense Maurício Ferri passou 20 dias em Serra...
spot_imgspot_img

Por que a OMS diz que grandes surtos de ebola são o ‘novo normal’

O mundo está entrando em "uma nova fase", em que grandes surtos de doenças mortais como ebola são o "novo normal", adverte a Organização...

Vacina contra ebola tem êxito em teste e pode acabar com surto, diz OMS

O mundo está pela primeira vez prestes a ser capaz de proteger os seres humanos contra o ebola, disse a Organização Mundial da Saúde...

OMS planeia ensaio maciço de vacinas contra o ébola

A Organização Mundial de Saúde anunciou planos para iniciar, nas próximas semanas, um ensaio maciço das vacinas contra o ébola nos três países africanos...
-+=