Mensagens nazistas são marcadas em parede de sala usada em atividades étnico-raciais na UFSC

As paredes de uma sala localizada no andar térreo do Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram marcadas com a suástica, símbolo do nazismo, e outras pichações relacionadas com o tema.

Por LEONARDO THOMÉ, do DC

Batizada pelos alunos de sala Quilombo, e utilizada principalmente por estudantes negros em atividades étnico-raciais e culturais, as inscrições foram motivo de denúncias na ouvidoria da universidade, que promete apurar o caso na tentativa de identificar e, caso os responsáveis sejam estudantes da UFSC, punir os autores das manifestações nazistas e racistas.

Alunos que costumam ocupar o espaço para aulas de hip-hop, capoeira e manifestações culturais diversas, relataram o crime de ódio nas redes sociais desde segunda-feira.

Em uma das mensagens, um aluno afirma que “na sexta-feira ao entrar para ter as aulas de hip-hop notamos que haviam sujado duas paredes com lama e as marcado com o símbolo nazista, arrancaram uma das tomadas aparentemente com um chute e arrancaram os cartazes de campanha contra o racismo”.

Na mensagem, o autor, que não foi localizado pela reportagem, lembra que as atividades realizadas na sala Quilombo são livres, e “toda e qualquer pessoa que quiser pode entrar e também participar das atividades”. O estudante ressalta que diversos alunos negros, bem como alunas, “frequentam a sala e enfrentam todos os percalços de ingressar e tentar permanecer em uma universidade pública em nosso país”.

21231752

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Antes de concluir a mensagem na rede social, o jovem de 26 anos expõe que tal situação não pode ser aceita e exige respostas da universidade. Afirma que o conteúdo deve ser tornado público para conhecimento não apenas da comunidade acadêmica, e informa que já foram tomadas medidas cabíveis para que o “crime seja apurado”.

“Pelo contexto sócio-histórico, entende-se que além dessas atitudes e marcarem esse local com este símbolo só pode significar Racismo e uma resistência fascista dentro da Universidade Federal de Santa Catarina”, conclui.

Prédio parcialmente desativado

O prédio onde há décadas funciona o Centro de Convivência da UFSC está parcialmente desativado. O segundo andar está interditado há cerca de um ano, devido a infiltrações e outros problemas estruturais. No andar térreo, além da sala Quilombo – cedida de forma provisória para os estudantes, que inclusive solicitaram por ofício a cessão do espaço de convivência para os estudantes negros -, funcionam o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSC e uma agência dos Correios.

À noite, o local é chaveado e rondas são feitas por equipes de vigilância da instituição. A reportagem esteve no espaço, conversou com um integrante do DCE, mas ele disse que nesta quarta-feira haverá uma reunião para tratar do assunto, e o diretório não se manifestaria antes do encontro.

UFSC tenta identificar responsáveis pelo ato

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Ações Afirmativas da UFSC, mas a responsável pelo setor preferiu não se manifestar antes de entender melhor o que aconteceu. Ela informou que tomou conhecimento do fato por alunos.

Já o chefe de gabinete da reitoria da UFSC, Áureo Moraes, explicou que a ouvidoria recebeu uma denúncia sobre o caso, vinda de uma estudante, e a questão foi encaminhada preliminarmente à Secretaria de Segurança Institucional da universidade, que é quem cuida do sistema de monitoramento por câmeras do Campus da Trindade.

— Só tem como a gente tomar algum tipo de atitude se houver identificação de autoria. Claro que obviamente a gente considera um abuso, um absurdo, enfim, toda e qualquer adjetivação que se possa fazer no sentido de descaracterizar a legitimidade desse ato. É um ato absolutamente condenável. Mas para a gente adotar algum tipo de medida de apuração ou responsabilização, temos que ter algum tipo de identificação. Então, a nossa ação está nesse sentido — observou Áureo.

21231750

O chefe de gabinete disse que a Secretaria de Segurança Institucional foi incumbida de tentar identificar, nos registros recentes das câmeras de videomonitoramento, se é possível ou não buscar uma mínima identificação de autoria.

— Em havendo, eu não tive essa resposta ainda, aí a gente adotará as medidas para identificar a autoria, tentar responsabilizar os autores, descobrir se são alunos ou não — revelou.

Leandro Oliveira, diretor da Secretaria de Segurança Institucional da UFSC, antigo Departamento de Segurança (Deseg), informou à reportagem que no entorno do Centro de Convivências não há câmeras de videomonitoramento.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

Alessandra Duarte Universitária de SP que iniciou ofensas deverá...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Twitter: Giácomo Mancini destilou críticas ao trabalho de Glória Maria

Por: Miguel Arcanjo Prado Giácomo Mancini, repórter do Jornal Nacional,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=