Mercadante inicia movimento para indicar Lula ao Nobel da Paz

Em pleno período de pré-eleitoral, o senador petista e pré-candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, redigiu uma petição que será encaminhada ao Comitê Nobel Norueguês, sugerindo que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva seja agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2011. O documento com as justificativas do pedido tem quatro páginas e Mercadante pretende que ele seja assinado por autoridades, chefes de Estado, parlamentares e entidades de diversas partes do mundo.

O pedido tem prazo de entrega até fevereiro do ano que vem para que possa ser avaliado pelo comitê. “O presidente Lula é um exemplo de empenho pela democracia e por sua luta incansável contra a pobreza. Além disso, sempre foi o seu desejo uma ordem mundial mais justa”, disse Mercadante a uma platéia petista durante o 1º Encontro Estadual de Vereadores do PT-SP. O último ganhador do Nobel da Paz foi o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em outubro de 2009. O prêmio é concedido desde 1901.

No texto, Mercadante exalta o bom desempenho obtido por Lula nos indicadores sociais brasileiros. “As ações de Luiz Inácio Lula da Silva têm a marca inconfundível da busca pela paz e a justiça social. No Brasil, o seu governo teve êxito na luta contra a fome e na retirada da pobreza de cerca de 20 milhões de pessoas. Com isso, o Brasil antecipou em sete anos o cumprimento da Meta do Milênio de reduzir a pobreza extrema à metade”, afirmou.

O documento ressalta que durante a gestão de Lula, o Brasil combinou crescimento econômico e distribuição de renda. “Graças a programas sociais bem-sucedidos, como o Bolsa Família, o incremento real do salário mínimo e o crédito facilitado para os segmentos mais pobres, milhões pessoas ascenderam à classe média, dinamizando um mercado de consumo de massa que foi fundamental para resistir à crise mundial”.

Com a ressalva da incerteza em relação ao acordo mediado pelo Brasil e pela Turquia com o Irã, na questão nuclear, o documento diz que deve-se reconhecer que ele marca uma promissora etapa da geopolítica mundial. “Embora as intenções impressas no referido Memorando possam não frutificar, é necessário enfatizar que o acordo alcançado pelo Brasil e a Turquia, dois países emergentes, demonstra que o surgimento de novos atores no cenário global abre perspectivas muito positivas para a solução de antigos conflitos que ameaçam a paz mundial”.

De acordo com o texto, a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva tem também a marca do seu compromisso “férreo” com a democracia e a solução negociada dos conflitos. “Desde o tempo em que era líder sindical, Lula se bateu, no Brasil, pelas eleições diretas, pela liberdade de expressão e de opinião, pelo direito à reunião e por todas as liberdades e direitos que conformam uma verdadeira a democracia. Além disso, já na condição de presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva pautou seu governo pelo irrestrito respeito aos demais poderes e pela transparência no trato da coisa pública”.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=