Mercado Livre abre inscrições para o programa de carreira First Mile em parceria com Indique Uma Preta

A iniciativa tem como foco a inclusão e aceleração da carreira de profissionais negros e negras na área de Logística. As inscrições para o processo seletivo vão até 26 de julho.

 O Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, abre inscrições para a segunda edição do First Mile, programa voltado à contratação e desenvolvimento de profissionais negros e negras no Mercado Envios, o braço logístico da companhia. O projeto é idealizado em parceria com a Indique Uma Preta, consultoria especializada em diversidade e inclusão racial, que conecta pessoas negras ao mercado de trabalho. As inscrições para o processo seletivo se estendem até o dia 26 de julho e podem ser feitas por meio do site da consultoria.

Voltado a recém-formados ou profissionais cursando o último ano do tecnólogo,  graduação ou pós-graduação de qualquer curso superior, o First Mile tem como objetivo formar analistas em líderes de equipe, em até 12 meses. Neste período, oferece diversos treinamentos, além de mentorias, bolsas de idiomas (Inglês ou Espanhol) e certificação em Yellow Belt – focada na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma, em nível operacional, para implementação de projetos de melhoria dentro das organizações.

As vagas, em níveis júnior e pleno, são para atuar nos centros de distribuição do Mercado Livre em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A Indique Uma Preta é a responsável pela seleção dos perfis e pela fase inicial de testes e entrevistas do processo seletivo, assim como pela integração e mentoria de desenvolvimento de carreira.

“O First Mile é um programa extremamente importante para impulsionar o ingresso de pessoas negras, em início de carreira, no mercado de trabalho. Ao abrir espaço e reduzir barreiras de entrada, ele acelera a contratação de jovens talentos pelo Mercado Livre, que tem como meta contratar 2.500 colaboradores negros até o final de 2021”, destaca Esabela Cruz, gerente de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre no Brasil. A iniciativa está alinhada à estratégia da companhia, que tem como aspiração ser a empresa mais diversa e inclusiva da América Latina.

“Para além de formação e habilidades técnicas, a segunda edição do First Mile tem como principal requisito a paixão por logística, fator que atrai e impulsiona a participação dos candidatos que buscam iniciar e acelerar suas carreiras na área. Construir ao lado do Mercado Livre um programa que integra diversidade e inclusão é uma grande felicidade para nós. Algumas instituições têm realizado movimentações que buscam inserir profissionais negros em seus quadros de colaboradores, mas poucos discutem a reconstrução de estruturas que visem o desenvolvimento e expansão de potencial desses talentos. E, justamente, essa é a proposta dessa parceria”, afirma Verônica Dudiman, cofundadora da Indique Uma Preta.

A edição piloto do programa, que aconteceu no ano passado, resultou na contratação de jovens que iniciaram suas carreiras no Mercado Livre, onde estão até hoje. “A minha experiência no Mercado Livre tem sido de muitos aprendizados e desafios, e conseguir superá-los é muito importante para mim”, conta Adriano Teodoro, analista de Planejamento do Mercado Livre em São Paulo e um dos cinco profissionais contratados pelo First Mile em 2020.

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 27 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

Sobre a Indique Uma Preta

A Indique uma Preta é uma consultoria especializada em Diversidade e Inclusão Racial, que conecta pessoas negras (mulheres e homens) ao mercado de trabalho. Possuímos atuação no campo da comunicação estratégica e serviço de RH, conscientizando organizações para construir espaços diversos e incluir profissionais negros. Nós nascemos como uma comunidade focada na conexão e desenvolvimento de mulheres negras, por isso o nome Indique uma Preta. Continuamos adotando o mesmo nome, uma vez que toda a estrutura da nossa empresa é liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres pretas. Afinal, acreditamos que quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta junto com ela, como disse Ângela Davis.

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

Pesquisa inédita mostra a vulnerabilidade de negros e mulheres no mercado de trabalho

Secretaria de Igualdade Racial lança perfil dos fornecedores da...

Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde -   A partir desta segunda,...

para lembrar

Quem É Ouro no Brasil

As fotos revelam que a principal fonte de medalhas...

Diplomacia brasileira quer acabar com rótulo de masculina, branca e de pai para filho

Para tentar espelhar de forma mais representativa a realidade...
spot_imgspot_img

Que diferenças cientistas negros podem fazer?

Na semana passada, a organização Parent in Science – que tem a missão de apoiar mães na ciência – divulgou dados sobre os cientistas brasileiros que...

Mulher e negro na política reduzem corrupção e aumentam projetos de inclusão, diz estudo

Lideranças públicas femininas têm até 35% menos chances de se envolver em casos de corrupção do que as masculinas, enquanto líderes negros propõem três vezes mais leis e políticas...

Lei de Cotas que contempla quilombolas ficou mais inclusiva, diz pesquisador

A renovação da Lei de Cotas, aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, estabeleceu a inclusão da população quilombola entre os beneficiados na reserva de vagas...
-+=