Mesa de abertura: Racismo e sexismo na mídia: uma questão ainda em pauta

Emoção no primeiro dia da 8ª edição do Seminário. Painéis repletos de textos e fotos que contam a trajetória da jornalista e historiadora Lena Frias foram afixados na antessala do auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o encontro. Além da exibição de um vídeo produzido por Guilherme Sarmento e Schuma Schumaher, a rapper Refém leu com muita força e emoção um texto escrito especialmente para a homenagem.

Abrindo o Seminário A Mulher e a Mídia, a diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Vieira de Melo, falou com emoção sobre a trajetória de oito anos desse evento, que se tornou uma referência quando se trata do debate sobre a mídia brasileira e os direitos das mulheres. Em sua fala, Jacira reafirmou o compromisso do Instituto com o combate ao racismo e ao sexismo e disse que “no Ano Internacional dos Afrodescendentes, discutir racismo e sexismo é um desafio ainda maior que decidimos enfrentar”.

Jacira Melo destacou que estes temas sempre compuseram a pauta do Seminário, em sua inter-relação com a mídia e os direito das mulheres, mas”o diferencial é que este ano estes assuntos são o cerne do debate”. Além disso, a diretora do Instituto Patrícia Galvão admitiu em sua fala não ser nada fácil dar continuidade a um evento que propõe mudanças de pensamento e comportamento da sociedade, do governo e da mídia.

Para Tatau Godinho, subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para as Mulheres, “o racismo e sexismo não estão fora de moda, eles se manifestam todos os dias”. Ns avaliação de Tatau, “esta discussão é um desafio muito difícil também para quem está no governo, por dois motivos: pela herança histórica excludente e pela dificuldade de as pessoas envolvidas perceberem que é preciso debater com a sociedade os conteúdos da mídia e ampliar o grau de democracia”.

E a subsecretária faz uma ressalva sobre o que alguns consideram democracia: “quando se trata de televisão, dizem que você tem o direito de desligar ou mudar de canal. Iisso não é direito, é ausência de direitos”. E explica “quando você desliga a TV, você nega o acesso à informação, mas não impede a difusão de conceitos que apenas reforçam estereótipos”.

Logo em seguida, Alexandre Themé, representante do BNDES, afirmou que a sensibilização para as questões de gênero e raça exige um esforço ainda maior no campo do trabalho, pois “significa uma mudança de valores hierarquizados e consolidados”. Alexandre revelou que, de posse de novas referências, o Grupo de Gênero e Valores do BNDES pode ajudar o Banco a perceber algumas inequidades. Um exemplo é o cadastro de raça, cor e gênero, que possibilitou um mapeamento mais preciso do perfil dos trabalhadores da empresa. “Esta ação trouxe à tona uma realidade que estava camuflada na empresa; isto proporciona o desenvolvimento de estratégias para contemplar todos os segmentos da sociedade”, pontua Alexandre. Na sequência Nilcéa Freire, representante da Fundação Ford, fez um breve passeio por sua memória e recuperou a história do seminário, e destacou duas qualidades: continuidade e persistência. “O Brasil não tinha uma história de continuidade, cada governo que chegava desfazia as coisas”, comparou. “Estamos juntas persistindo que o nosso país só será democrático se mulheres, homens, negros e homossexuais estiverem efetivamente representados em todas as esferas de poder do país”, Nilcéa finalizou.

Já Maya Harris, vice-presidente da Fundação Ford para o Programa de Democracia, Direitos e Justiça, ressaltou a importância de uma mídia diversificada e inclusiva, valores centrais na Fundação Ford. Ao concluir revelou grandes expectativas sobre as consequências positivas que estes debates vão desenhar no futuro.

E para finalizar a primeira mesa do Seminário, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, salientou que “existe diferença entre promover igualdade racial e combater o racismo, assim como existe diferença entre políticas públicas para as mulheres e combate ao sexismo”.

Na avaliação da ministra Luiza Bairros, a discussão do papel da mídia aparece muito naturalmente neste debate. “Esta questão é vigente e entre os objetivos é fundamental rever o conceito de imagem que sustenta o extermínio físico e cultural da população negra”, enfatizou. E, citando um anúncio que vinculou a mulher a uma mercadoria, afirmou: “aquela imagem maculava a essência de todas nós mulheres, mulheres brancas e negras; situações como estas servem para enriquecer o debate e provam que ainda temos muitos que caminhar”.

Lena Frias: homenagem a uma grande jornalista negra

Emoção no primeiro dia da 8ª edição do Seminário. Painéis repletos de textos e fotos que contam a trajetória da jornalista e historiadora Lena Frias foram afixados na antessala do auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o encontro. Além da exibição de um vídeo produzido por Guilherme Sarmento e Schuma Schumaher, a rapper Refém leu com muita força e emoção um texto escrito especialmente para a homenagem.

A 8ª edição do Seminário Nacional A Mulher e a Mídia é uma realização do Instituto Patrícia Galvão, das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Fundação Ford e ONU Mulheres, e conta com o apoio do BNDES.

+ sobre o tema

Nós e a Conferência Nacional de Comunicação

por: Nilza Iraci - Presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra "A...

‘Foram derrotados todos os que tinham complexo de vira-lata’, diz Dilma

Vídeo com pedido de desculpas do país à presidenta...

Mídia Alternativa dá Pouco espaço á questão Racial

Apenas 19 dos 118 veículos de comunicação alternativa da...

para lembrar

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Juca Ferreira defende regulação urgente dos meios de comunicação

por Altamiro Borges, do Viomundo A Secretaria de Imprensa da Presidência da...

New York Times diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil

Um artigo publicado no jornal New York Times, e...

Monica Iozzi critica Folha por editar entrevista e publica íntegra

Após criticar a Rede Globo e chamar a mídia...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=