Mesmo com avanços, quase 40% não têm ensino médio completo aos 19 anos

Apesar de avanços contínuos nos últimos anos, quase 40% dos jovens brasileiros de 19 anos de idade (cerca de 1,1 milhão de pessoas) não têm o ensino médio completo, mostram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compilados pelo movimento Todos Pela Educação.

por Bernardo Barbosa Do UOL

Estudante (Imagem- Zanone Fraissat:Folhapress)

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (18) como parte do monitoramento feito pela organização sobre a conclusão da educação básica na idade certa.

Segundo o estudo, 63,5% dos brasileiros que têm 19 anos hoje concluíram o ensino médio, e o índice vem aumentando ano a ano. Em 2012, por exemplo, esse percentual era de 51,7%. No ano passado, foi de 59,2%.

No entanto, os dados também revelam o desafio de manter os jovens desta idade na escola. No grupo dos que não terminaram o ensino médio, 68% não estudam mais — mais de 700 mil pessoas. A maioria dos integrantes deste segundo grupo parou de estudar no ensino fundamental (55%).

O índice atual também está bem distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, de 2011. Uma das cinco metas parciais previstas no acordo estipula que, em 2022, 90% ou mais dos jovens de 19 anos tenham completado o ensino médio.

Desigualdade no atraso

A distância para o patamar ideal de educação pode ser maior dependendo da cor da pele do estudante, do tipo de área onde mora e do estado em que vive.

Se entre os brancos a taxa de conclusão do ensino médio na idade certa é de 73,6%, ela cai para 57,7% entre os pardos e vai a 53,8% entre os pretos. Os jovens de 19 anos que vivem em áreas urbanas (66,4%) também estão em situação melhor do que aqueles da mesma idade em áreas rurais (47,4%).

Entre os estados, os piores patamares estão na Bahia (43,3%) e em Sergipe (46,2%). Na outra ponta, estão São Paulo (78,3%) e Distrito Federal (76,5%).

Apesar do longo caminho a percorrer evidenciado pelos dados, eles também mostram que todos os estados brasileiros evoluíram na conclusão do ensino médio na idade certa.

O maior avanço ocorreu em Pernambuco: alta de 25,3 pontos percentuais em seis anos, com 67,6% dos jovens terminando a educação básica com 19 anos. O menor foi o do Espírito Santo, que chegou a 59,9% em 2018, avançando 2 pontos em relação a 2012.

Abandono e reprovação

Segundo o Todos Pela Educação, um dos indicadores que explicam a dificuldade de terminar a educação básica na idade certa é a taxa de insucesso escolar, que une números de reprovação e abandono da escola.

A taxa de insucesso escolar dispara já no terceiro ano do ensino fundamental, o último do ciclo de alfabetização, quando chega a 10,5% — no segundo, o índice é de 2,8%. No 6º ano, vai a 15,5%. No 1º ano do ensino médio, atinge 23,6% — quase um em cada quatro jovens.

A situação é ruim, mas já foi pior. Segundo a série histórica divulgada pelo Todos pela Educação, em 2007, a taxa de insucesso escolar no 3º ano do ensino fundamental era de 16,7%; no 6º ano, 23,8%; e no 1º ano do ensino médio, chegava a 32,9%.

+ sobre o tema

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa,...

Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em...

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas...

para lembrar

Daniel Rocha, carioca de 16 anos cursa ensino médio e mestrado em matemática

Daniel Rocha pode pegar diploma só depois de concluir...

Carta aberta ao Departamento de Filosofia da UNICAMP

Caras Professoras, Caros Professores, Como doutorando em Filosofia na UNICAMP...

UNICAMP: 4 Cursos de extensão a distância na área da Educação abrem inscrições

A Escola de Extensão da Unicamp – EXTECAMP é...
spot_imgspot_img

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa, com ações cada vez mais afirmativas, ao mesmo tempo em que busca impactar de forma...

Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é uma parte fundamental da vida acadêmica do Brasil — servindo para ingresso em...
-+=