Por Ana Alakija
Há um ano a Procter & Gamble My Black Is Beautiful(MBIB), uma organização que celebra a beleza diversificada de mulheres afro-americanas e promove a auto-estima, lançou a iniciativa “Imagine um futuro.”
O programa, uma parceria com o Rock Black Girls, tem como objetivo criar oportunidades para jovens negros nos Estados Unidos, fornecendo recursos que promovam uma maior sensação de confiança. E eles não estão falando apenas algumas centenas ou alguns milhares de meninas – a meta é chegar a um milhão de jovens mulheres ao longo dos próximos dois anos.
Agora, a Procter & Gamble está fortalecendo essa tarefa hercúlea, com uma dose de Hollywood. A mega empresa de bens de consumo e o produtor executivo James Bond Beverly criaram um documentário chamado “Imagine um futuro: o meu, negro, é bonito” , que estreou domingo à tarde no Festival de Cinema Tribeca.
O filme, co-dirigido por Shola Lynch e Lisa Cortes, segue Janet Goldsboro, uma adolescente de Delaware, que está lutando para encontrar e ter o seu valor. Como qualquer menina adolescente louca por garotos, Goldsboro é atormentada com inseguranças; no entanto, é a cor de sua pele, que ela acha mais preocupante.
“Os meninos dizem: ‘Eu gosto das meninas de pele clara’, ou, ‘Eu gosto de meninas brancas, porque eu quero que o meu bebê seja bonito’ “, Goldsboro diz no documentário. ‘E isso te machuca, porque faz você perceber que você é olhada como feia. “
“Imagine um futuro” é, considerado por seus patrocinadores, um olhar necessário e honesto sobre o que garotas negras enfrentam a fim de encontrar conforto em sua própria pele. O documentário de 30 minutos também inclui entrevistas com o ouro olímpico, medalhista Gabby Douglas (que, infelizmente, se viu envolvido em um debate público sobre seu cabelo no verão passado), a anfitriã da MSNBC Melissa Harris-Perry (uma ferrenha “black is beautiful” advogada), bem como a escritora e ativista Michaela Angela Davis (ela não brinca em serviço quando se trata de apoiar e preservar a auto-estima da comunidade negra).
Embora haja a certeza de que o filme terá um impacto positivo, The New York Times diz que P&G deveria virar o espelho para si própria, já que atualmente a empresa comercializa um produto de clareamento da pele através da Olay, fora dos Estados Unidos.
Arguida para uma explicação, a P&G enviou o seguinte comunicado ao NYT:
“Esses tipos de produtos são muito populares na Ásia e são projetados para ajudar as mulheres a lidar com o tom de pele irregular, e apatia que pode ser causada por acne, problemas de descoloração da pele, ou superexposição ao meio ambiente; e também para ajudar a restaurar o tom original da pele.”
Mesmo assim, “colorismo” continua a ser um problema. Considere a polêmica em torno do Grammy Award, com artistas ganhadoras de prêmios como India Arie e Beyoncé, que foram acusadas de clarear sua pele em torno do material promocional. Não parece haver questões raciais escapando dentro e fora da comunidade negra. Vamos apenas esperar que iniciativas / filmes como “Imagine um futuro” lance alguma luz (sem trocadilhos) sobre o que está mantendo as jovens negras amarem a sua pele marrom bonita.
“Imagine um futuro” vai ao ar através da BET (canal virtual de entretenimento, música, notícias e moda do mundo negro) em 5 de julho e também será postado no YouTube.
Fonte: Alain onLine