Meu bonito futuro negro

Por Ana Alakija

Há um ano a Procter & Gamble My Black Is Beautiful(MBIB), uma organização que celebra a beleza diversificada de mulheres afro-americanas e promove a auto-estima, lançou a iniciativa “Imagine um futuro.”

O programa, uma parceria com o Rock Black Girls, tem como objetivo criar oportunidades para jovens negros nos Estados Unidos, fornecendo recursos que promovam uma maior sensação de confiança. E eles não estão falando apenas algumas centenas ou alguns milhares de meninas – a meta é chegar a um milhão de jovens mulheres ao longo dos próximos dois anos.

Agora, a Procter & Gamble está fortalecendo essa tarefa hercúlea, com uma dose de Hollywood. A mega empresa de bens de consumo e o produtor executivo James Bond Beverly criaram um documentário chamado “Imagine um futuro: o meu, negro, é bonito” , que estreou domingo à tarde no Festival de Cinema Tribeca.

O filme, co-dirigido por Shola Lynch e Lisa Cortes, segue Janet Goldsboro, uma adolescente de Delaware, que está lutando para encontrar e ter o seu valor. Como qualquer menina adolescente louca por garotos, Goldsboro é atormentada com inseguranças; no entanto, é a cor de sua pele, que ela acha mais preocupante.

“Os meninos dizem: ‘Eu gosto das meninas de pele clara’, ou, ‘Eu gosto de meninas brancas, porque eu quero que o meu bebê seja bonito’ “, Goldsboro diz no documentário. ‘E isso te machuca, porque faz você perceber que você é olhada como feia. “

imagine-a-future-150x150Goldsboro pontua sobre as imagens em revistas e em toda a mídia, onde há pouca ou nenhuma imagem refletida dela mesma. Há uma monte de argumentos em torno da falta da diversidade na mídia, ainda que todos eles não tenham força suficiente (é claro).Enquanto publicações de moda estão reclamando que não existem modelos negras para contratar, famosas belezas negras estão sendo recusadas ​​por causa da cor de sua pele. Isto não ajuda.  “Felizmente, estudos têm mostrado que as mulheres negras, eventualmente, encontrar o seu mojo”, diz o release sobre a  P&G. “Na verdade, eles teem três vezes mais probabilidade do que as mulheres caucasianas de serem classificadas como ‘quentes’. Mas isso não significa que não demorou muito tempo e esforço para chegar até aqui”. É quando o mito da sensualidade muitas vezes termina por contribuir às avessas – de rejeitadas, as garotas negras passam a ser desejadas como objeto sexual.

“Imagine um futuro” é, considerado por seus patrocinadores, um olhar necessário e honesto sobre o que garotas negras enfrentam a fim de encontrar conforto em sua própria pele. O documentário de 30 minutos também inclui entrevistas com o ouro olímpico, medalhista Gabby Douglas (que, infelizmente, se viu envolvido em um debate público sobre seu cabelo no verão passado), a anfitriã da MSNBC Melissa Harris-Perry (uma ferrenha “black is beautiful” advogada), bem como a escritora e ativista Michaela Angela Davis (ela não brinca em serviço quando se trata de apoiar e preservar a auto-estima da comunidade negra).

Embora haja a  certeza de que o filme terá um impacto positivo, The New York Times diz que P&G deveria virar o espelho para si própria, já que atualmente a empresa comercializa um produto de clareamento da pele através da Olay, fora dos Estados Unidos.

Arguida para uma explicação, a P&G enviou o seguinte comunicado ao NYT:

“Esses tipos de produtos são muito populares na Ásia e são projetados para ajudar as mulheres a lidar com o tom de pele irregular, e apatia que pode ser causada por acne, problemas de descoloração da pele, ou superexposição ao meio ambiente; e também para ajudar a restaurar o tom original da pele.”

Mesmo assim, “colorismo” continua a ser um problema. Considere a polêmica em torno do Grammy Award,  com artistas ganhadoras de prêmios como India Arie e Beyoncé, que  foram acusadas ​​de clarear sua pele em torno do material promocional. Não parece haver questões raciais escapando dentro e fora da comunidade negra. Vamos apenas esperar que iniciativas / filmes como “Imagine um futuro” lance alguma luz (sem trocadilhos) sobre o que está mantendo as jovens negras amarem a sua pele marrom bonita.

“Imagine um futuro” vai ao ar através da BET  (canal virtual de entretenimento, música, notícias e moda do mundo negro) em 5 de julho e também será postado no YouTube.

 

Fonte: Alain onLine

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=