Michel B. Jordan vai produzir adaptação do Superman negro para a HBO Max

Enviado por / FonteCanaltech, por Durval Ramos

O ator Michael B. Jordan começou a mover os pauzinhos para fazer sua própria adaptação do Superman. O ator está encabeçando um projeto para a HBO Max focado em Val-Zod, o Superman negro da DC Comics.

De acordo com o Collider, Jordan mobilizou a sua própria produtora, a Outlier Society, para viabilizar a adaptação. Um roteirista já teria sido contratado para criar uma primeira versão do script. Ainda não se sabe, entretanto, se a ideia é trazer o herói para um filme ou uma série no serviço de streaming.

Fontes próximas à produtora afirmam que tudo ainda está em um estágio bastante inicial e que, neste momento, o projeto está sendo concebido em formato de série, mas que isso pode mudar ao longo do tempo. Além disso, a primeira informação é que Jordan é o produtor da adaptação, mas ninguém descarta a possibilidade de ele também vestir o uniforme do herói.

Nos quadrinhos, Val-Zod é um dos Supermen da Terra-2 — um dos mundos alternativos do multiverso da editora. Apresentado pela primeira vez em 2014 nas páginas da revista Earth 2 #19, o Superman negro é um dos sobreviventes de Krypton que fugiu do planeta junto com Kal-El e Kara Zor-El, respectivamente o Superman e a Poderosa desse mundo.

O mais curioso de tudo é que isso significa que podemos ter dois Homens de Aço negros coexistindo nas telas em breve. Isso porque o diretor J.J. Abrams e a Bad Robot também estão produzindo um filme estrelado por um Superman negro. A diferença é que, nesse caso, estamos falando de uma nova versão de Clark Kent e não de outro personagem usando o uniforme azul e vermelho.

Esse é um ponto que o próprio Michael B. Jordan já apontou em entrevistas anteriores e que ele deixou claro o quanto o incomodam. Questionado sobre a possibilidade de ser o Superman no filme de J.J. Abrams, ele disse que nenhum desses rumores é real e que ele já está cansado de ser associado a esse projeto. A razão, segundo o podcast Black Girl Nerds, seria porque o ator não quer ser uma versão alternativa do Superman que as pessoas conhecem, mas um personagem diferente. É por isso que ele estaria muito interessado em trazer Val-Zod ao invés de apenas ser um Clark Kent reimaginado.

Como o podcast explica, essa é uma diferença que tanto o ator quanto a própria comunidade negra defendem, porque é uma forma de valorizar personagens negros que existem dentro do panteão da DC Comics. Uma comparação válida no caso da Marvel, por exemplo, seria trazer um ator negro para fazer o Peter Parker ao invés do Miles Morales. E essa preterição do Clark Kent negro é algo que, para muita gente, já foi posta com a confirmação de que o filme de J.J. Abram estará fora do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês), uma vez que o filme seria isolado e não conversaria com as demais produções de super-heróis do estúdio.

Fonte: ColliderBlack Girl Nerds

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...