Michelle Obama rouba a cena em dia do lobby

Fonte: Folha de São Paulo

Apresentações das candidatas aos Jogos-2016 começam na próxima madrugada

Americana é recebida na Dinamarca com esquema exclusivo de segurança e encanta membros do COI, que escolhem sede amanhã

 

A apresentadora Oprah Winfrey e a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em Copenhague

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, parou o Movimento Olímpico para defender Chicago-16. Literalmente.

No hotel do COI (Comitê Olímpico Internacional), pôs jornalistas para fora, criou corredor de animadores e gerou esquema de segurança inédito. Foi o ápice do “dia do lobby” das candidaturas a sede da Olimpíada-2016 -Madri, Rio e Tóquio também concorrem.

Era meio da tarde em Copenhague, e integrantes do COI chegavam em massa ao hotel Marriott. O fluxo, porém, foi interrompido por seguranças. Os jornalistas tiveram de sair. Após passarem por revista de cães e detectores de metal, voltaram, mas em áreas restritas.
Ansiosos, membros do comitê, assessores e empregados fizeram um corredor. Funcionários limpavam as portas. Mas Michelle usou entrada lateral.

A primeira-dama cumprimentou a todos. E sabia quem eram. Por exemplo, parabenizou a representante de Aruba, Nicole Hoevertsz, pelo cargo obtido em seu comitê local.

“Estou animada. Temos muito trabalho a fazer. Não podemos dar nada por garantido. Vou falar com os votantes”, disse Michelle. Não se sabe se conseguirá, mas impressionou.

“Há um marketing [sobre o casal Obama]. É um líder que fez uma transformação. Se veio, foi para mostrar que o país quer os Jogos”, afirmou o canadense Richard Pound, do COI.

“É bom para o ego do comitê”, admitiu Francisco Elizalde, das Filipinas. Ele, porém, não tem certeza sobre o efeito dos Obama na eleição de amanhã -as apresentações das cidades começam às 3h45 (de Brasília).

Na saída de Michelle, desmobilizou-se parte da segurança. “Isso será para todos os chefes de Estado”, afirmou o diretor de segurança do COI, Peter Ryan -havia 50 policias envolvidos, além dos americanos.

Poucos depois, o rei espanhol, Juan Carlos, entrou pela porta principal, sem isolamento, com dois seguranças. Cumprimentou o ex-presidente da Fifa João Havelange. “É o rei, mas eu o chamo de você”, disse o ex-cartola a um interlocutor.

O rei foi discreto, como a equipe de Madri. A presidente de candidatura, Mercedes Coghen, falava com membros do COI. Sorria e os abraçava.

Funcionários da Rio-16 ficavam alertas. Carlos Arthur Nuzman e Carlos Roberto Osório, principais nomes da candidatura, agiram ao chegar. “Deixe-me ir falar com meus clientes”, disse Osório, que conversava com os votantes, um a um.

Tóquio fazia abordagens em massa. Assessores levavam membros do COI para falar com o governador Shintaro Ishihara. Trocavam poucas palavras e tiravam fotos.

E, a um quilômetro dos cartolas, uma loja já vendia camisas “Copenhague ama Obama”.

Matéria original

+ sobre o tema

Ofendidos por Dunga, torcedores fogem de “repercussão negativa”

Um dia após ganhar ação de indenização contra...

Pacote anticrime de Moro é muito mais resposta política do que proposta efetiva

O pacote de medidas anticrime anunciado pelo ministro da...

18 Razões Contra a Redução da Maioridade Penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara...

Russomanno tem 31%, Serra, 22%, e Haddad, 14%, diz Datafolha

Candidato do PRB se isolou na liderança em SP,...

para lembrar

Espanha resgata 50 imigrantes africanos de naufrágio

Grupo que havia saído da costa do Marrocos viajava...

Desigualdade levará à ‘barbárie’ no longo prazo, alerta historiador

Crise, que crise? O número de bilionários brasileiros aumentou...

De que cor são as vestes da moral?

A vida íntima de FHC não nos interessa....

Manuel Castells propõe outra democracia

  Num diálogo com acampados em Barcelona, sociólogo Manuel Castells...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...
-+=