Michelle Obama rouba a cena em dia do lobby

Fonte: Folha de São Paulo

Apresentações das candidatas aos Jogos-2016 começam na próxima madrugada

Americana é recebida na Dinamarca com esquema exclusivo de segurança e encanta membros do COI, que escolhem sede amanhã

 

A apresentadora Oprah Winfrey e a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em Copenhague

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, parou o Movimento Olímpico para defender Chicago-16. Literalmente.

No hotel do COI (Comitê Olímpico Internacional), pôs jornalistas para fora, criou corredor de animadores e gerou esquema de segurança inédito. Foi o ápice do “dia do lobby” das candidaturas a sede da Olimpíada-2016 -Madri, Rio e Tóquio também concorrem.

Era meio da tarde em Copenhague, e integrantes do COI chegavam em massa ao hotel Marriott. O fluxo, porém, foi interrompido por seguranças. Os jornalistas tiveram de sair. Após passarem por revista de cães e detectores de metal, voltaram, mas em áreas restritas.
Ansiosos, membros do comitê, assessores e empregados fizeram um corredor. Funcionários limpavam as portas. Mas Michelle usou entrada lateral.

A primeira-dama cumprimentou a todos. E sabia quem eram. Por exemplo, parabenizou a representante de Aruba, Nicole Hoevertsz, pelo cargo obtido em seu comitê local.

“Estou animada. Temos muito trabalho a fazer. Não podemos dar nada por garantido. Vou falar com os votantes”, disse Michelle. Não se sabe se conseguirá, mas impressionou.

“Há um marketing [sobre o casal Obama]. É um líder que fez uma transformação. Se veio, foi para mostrar que o país quer os Jogos”, afirmou o canadense Richard Pound, do COI.

“É bom para o ego do comitê”, admitiu Francisco Elizalde, das Filipinas. Ele, porém, não tem certeza sobre o efeito dos Obama na eleição de amanhã -as apresentações das cidades começam às 3h45 (de Brasília).

Na saída de Michelle, desmobilizou-se parte da segurança. “Isso será para todos os chefes de Estado”, afirmou o diretor de segurança do COI, Peter Ryan -havia 50 policias envolvidos, além dos americanos.

Poucos depois, o rei espanhol, Juan Carlos, entrou pela porta principal, sem isolamento, com dois seguranças. Cumprimentou o ex-presidente da Fifa João Havelange. “É o rei, mas eu o chamo de você”, disse o ex-cartola a um interlocutor.

O rei foi discreto, como a equipe de Madri. A presidente de candidatura, Mercedes Coghen, falava com membros do COI. Sorria e os abraçava.

Funcionários da Rio-16 ficavam alertas. Carlos Arthur Nuzman e Carlos Roberto Osório, principais nomes da candidatura, agiram ao chegar. “Deixe-me ir falar com meus clientes”, disse Osório, que conversava com os votantes, um a um.

Tóquio fazia abordagens em massa. Assessores levavam membros do COI para falar com o governador Shintaro Ishihara. Trocavam poucas palavras e tiravam fotos.

E, a um quilômetro dos cartolas, uma loja já vendia camisas “Copenhague ama Obama”.

Matéria original

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.