Mil dias sem Marielle: família pensa em legado e quer criar escola destinada a jovens negras de favelas em 2021

Enviado por / FontePor Vera Araújo, do Extra

No dia em que as mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes completam mil dias, a irmã da vítima, Anielle Franco, anuncia um novo projeto para manter vivas a memória e a luta da parlamentar. No ano que vem, ela pretende criar a Escola Marielle, destinada a jovens pretas, moradoras de favelas. A ideia é apresentar a elas o trabalho de intelectuais e ativistas negras, como Angela Davis e Sueli Carneiro, a escritora Conceição Evaristo, a antropóloga Lélia Gonzalez, entre outras. Todas, diz Anielle, referências na luta feminista e antirracista.

— As mulheres pretas de favela têm que entender sua história. Isso ajuda a moldar sonhos, além de incentivá-las a estudar. Esse é o legado da minha irmã. São sementes que serão plantadas, valorizando a cultura de seus ancestrais —explica Anielle, diretora do Instituto Marielle Franco.

Segundo Anielle, até o fim deste ano será definido o número de alunas da Escola Marielle. Por causa da pandemia do coronavírus, é possível que os trabalhos comecem com aulas on-line.

Enquanto Anielle foca no legado de Marielle, Agatha Arnaus Reis, viúva de Anderson Gomes, aplica sua energia no bem-estar do filho Arthur, de 4 anos e sete meses. O pequeno, que nasceu com má-formação e depende de cuidados especiais, está aprendendo a andar. O menino tinha um ano e dez meses quando perdeu o pai, em 14 de março de 2018.

— Arthur é idêntico ao pai (Anderson). Esses dias, ele fez um som, como se limpasse a garganta, que o Anderson fazia. Ele me deixou impressionada, pois não foi algo ensinado — diz Agatha, que não esconde como tem sido difícil viver sem o marido. —Nós tivemos que reaprender a viver. Tudo o que fizemos, fizemos pela primeira vez sem ele e, a cada primeira vez, doeu muito. Sempre me vem ainda em pensamento: “Anderson adoraria isso, estaria rindo disso, falando tal coisa” — diz.

Para Mônica Benício, viúva de Marielle que foi eleita vereadora, os mil dias também são uma data difícil. Nos últimos dias, ela voltou para o divã.

— Essas datas mexem comigo. Todo dia 14, um mês, um ano, mil dias. Tinha largado a terapeuta que tratava de mim na época da morte de Marielle, mas voltei hoje. Eu já não sei o que dói mais: se é viver sem ela ou ficar sem respostas, sem a justiça.

Por Vera Araújo, do Extra

+ sobre o tema

Na Argentina, Mães da Praça de Maio prestam homenagem a Marielle Franco

Na tarde desta quinta-feira (15), enquanto acontecia no Rio...

Corpos Negros Ainda Estão na Mira #LegadoMarielle

Desde muito pequena aprendi sobre o assédio feminino, abordagem...

Bolsa de estudos Marielle Franco

O SIAPARTO tem o prazer de oferecer, em homenagem...

Universidade Johns Hopkins em Baltimore cria “Bolsa de Estudos Marielle Franco”

O Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da Escola de...

para lembrar

Marielle jamais será calada!

O Geledés – Instituto da Mulher Negra recebeu com...

O primeiro dia no gabinete sem a vereadora Marielle Franco

“Oi, meninos.” A vereadora Marielle Franco passava pelo portão...

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...
spot_imgspot_img

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

Seis anos após assassinato, instituto mantém legado de Marielle vivo

Após a noite de 14 de março de 2018, a família da vereadora assassinada Marielle Franco se viu envolvida por uma junção de sentimentos:...

Diretor da PF diz ter ‘convicção’ de que caso Marielle terá ‘resposta final’ no 1° trimestre de 2024

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, disse nesta terça-feira (9), em entrevista à CBN, ter "convicção" de que as investigações da execução da vereadora...
-+=