Milhares de indianos pobres marcham por justiça social

Milhares de indianos entre os mais pobres do país, incluindo membros de tribos e os dalits (“intocáveis”), iniciaram nesta quarta-feira uma caminhada de 350 km em direção a Nova Deli para denunciar suas precárias condições de vida, apesar do propalado desenvolvimento econômico do país.

Esta “Marcha pela Justiça” teve início na cidade de Gwalior (centro) e deve ser concluída em 26 dias em Nova Delhi, indicou a organização por trás desta iniciativa, a Ekta Parishad, que luta pelo direito à justiça social para os indianos sem terra.

– Aproximadamente 35.000 pessoas se reuniram em Gwalior e até que a marcha alcance Nova Deli esperamos que o número chegue a 100.000 – declarou o porta-voz da organização, Aneesh Thillenkari.

A primeira marcha deste tipo, que foi organizada em 2007 e teve o acompanhamento de 25.000 pessoas, entre elas camponeses endividados que exigiam o direito de ter acesso à terra e aos meios de subsistência para a produção de alimentos. Onze pessoas acabaram morrendo nessa caminhada.
– Pedimos que as terras agrícolas sejam usadas exclusivamente para a agricultura e queremos uma política de reforma agrária, que não existe hoje – declarou Thillenkari. “Quando os pobres querem terras, o governo central diz que é um problema do governo local. Mesmo assim, ele (o governo central) adquire terrenos para uso industrial ou criação de zonas econômicas especiais”, denunciou ainda. 

Antes de lançar a marcha de camponeses, membros da tribo Adivasis e dalits, o fundador da Ekta Parishad, PV Rajagopal, lembrou que esta iniciativa é uma luta “pela dignidade, segurança e identidade”. Muitos segmentos da população também se queixam de serem excluídos do desenvolvimento da terceira potência econômica da Ásia e de serem sacrificados no altar do liberalismo.

Aproximadamente 73% da população de 1,2 bilhão de pessoas vivem da agricultura. Muitos projetos industriais foram adiados ou abandonados nos últimos anos devido a disputas com as comunidades locais sobre a aquisição de terras. Uma forte classe média surgiu na Índia através de uma política de liberalização econômica implementada em 1991, mas milhões de indianos ainda vivem abaixo da linha da pobreza.

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

“Presidentes Africanos”: Instituto Lula exibe documentário

  O Instituto Lula exibirá, na próxima quarta-feira...

Arqueólogos descobrem esqueletos de 3 mil anos com arteriosclerose na África

foto SUSIE GREEN/BRITISH MUSEUM   Os esqueletos com arteriosclerose  foram encontrados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=