Militantes defendem a criminalização da homofobia durante conferência nacional

Por um país livre da Pobreza e da discriminação provendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Este é o tema da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT.

A conferência teve início nesta quinta (15), nas dependências da Confederação Nacional dos Transportes (CNTC), em Brasília, e vai até próximo domingo (18).

Militantes defendem a liberação imediata do material pedagógico do Projeto Escola sem Homofobia; a criação de uma Secretaria Nacional LGBT; e a provação da lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/06). Além de uma política afirmativa de Direitos Humanos, que enfrente a homofobia e os crimes de ódios praticados no Brasil, reafirmando um Estado laico.

Segundo a ministra da Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, nos últimos nove anos, aconteceram maiores avanços da história do Brasil no campo de direitos da população LGBT.

“Tivemos o programa Brasil sem Homofobia, realizamos a 1ª Conferência Nacional, inauguramos o módulo LGBT do Disque Direitos Humanos – Disque 100, da SDH/PR, lançamos o selo “Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia” e a posse do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e o reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar”, citou.

Homofobia

O medo caracterizado e o resultante desprezo pelos homossexuais podem ser resquícios de homofobia. O termo é usado para descrever uma repulsa às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Um ódio generalizado, violência física ou verbal distribuída gratuitamente, um tratamento diferenciado por razões preconceituosas e arbitrárias.

O Projeto de Lei da Câmara n.º 122/06 (PLC 122/06) visa criminalizar a discriminação motivada unicamente na orientação sexual ou na identidade de gênero da pessoa discriminada. Se aprovado, irá alterar a Lei de Racismo para incluir tais discriminações no conceito legal de racismo – que abrange, atualmente, a discriminação por cor de pele, etnia, origem nacional ou religião.

Impossível não lembrar de vítimas de homofobia como: Pai que teve a orelha cortada e o filho espancado depois de serem confundidos com gays, em uma feria agropecuária, no interior de São Paulo; O jovem agredido com uma lâmpada fluorescente na Avenida Paulista, nem novembro; Na mesma avenida Paulista um casal homossexuais foi covardemente agredido, uma das vítimas teve a perna quebrada.

Enquanto o PLC 122/06 não é aprovado, os cidadãos LGBT andam pelas ruas sem a proteção de uma lei específica para inibir e punir os homofóbicos

 

 

Fonte: Primeira Ediição

+ sobre o tema

Félix, Carrasco e cenas pedagógicas da novela das nove, por Cidinha da Silva

Na primeira cena, Niko, personagem gay, doce, honesto, ético,...

A cada quatro homens gays, três sofrem algum tipo de violência

Será realizada neste domingo (4) a 18ª edição da...

Juiz multa churrascaria por discriminar gays

O juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly multou uma churrascaria,...

Mãe sempre sabe?

Mãe sempre sabe?

para lembrar

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

#JogueComOrgulho: Um mundo sem preconceito – Google Brasil

Esta é a mensagem de alguns entre tantos Googlers...

Assassinato de João Antônio Donati: Polícia investiga suspeita de homofobia em morte de jovem gay em Goiás

Enquanto a criminalização da homofobia virou moeda eleitoral, a...

A facadas, gay é assassinado no Parque do Ibirapuera

Um jovem de 19 anos estava com os amigos...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=