Militantes do Movimento Negro criam “Frente Búzios” para protestos

Representantes do Movimento Negro participaram das manifestações ocorridas em Salvador e formaram um grupo batizado de “Frente Búzios”. Neste domingo, eles vão integrar o protesto organizado pelo Movimento Passe Livre Salvador. O trajeto será do bairro do Campo Grande até à Arena Fonte Nova, onde às 13h ocorre a disputa entre Uruguai e Itália pela Copa das Confederações.

“A partir do momento que percebemos a necessidade acompanhar e participar do ato, tendo em vista que mobilidade é um tema de muita importância para comunidade negra. Ter direito à cidade é uma de nossas demandas. E por isso resolvemos juntar as forças que dialoga e militante no campo racial para pensamos qual seria nossa postura nesse cenário que tá posto”, conta o representante do Centro de Arte e Meio Ambiente e militante do Movimento Negro, Ismael Silva.

O militante destaca ainda a necessidade de ter a representatividade do Movimento Negro nas manifestações. “Esperar que os manifestantes “classe média” como estão dizendo assumam e pautem as questões raciais é no mínimo ingenuidade. Ele não fariam isso, como nunca fizera na História do Brasil. Ou nos fazemos presente para garantir nossas demandas que extrapola essa pauta ou ficaremos a reboque”, complementa.

Silva ressalta ainda que a militância teve “ganhos” por ter conseguido entrar na produção da carta sobre mobilidade que foi apresentada ao prefeito da cidade. “Todos os 21 pontos repercutem diretamente em nossas vidas e sobretudo na vida do povo preto que vive nas periferias e que tem dificuldades de circular na cidade por conta de uma má distribuição, por conta da exclusão social construída secularmente no Brasil”, diz.

“Nós negros que moramos na periferia temos limites gritantes ainda no que tange ao direito de ir e vir”. Sobre a participação de negros e negras, Silva conta que observou protestos ainda com relação ao “genocídio da população negra, a não redução da maioridade penal, o estatuto nascituro e violência da polícia”.

Já sobre a ação da Polícia Militar, Silva considera que os PMs foram “racistas, violentos e truculentos”. “A PM como sempre é um órgão opressor e quando se trata de proteger o patrimônio privado , ele usam de qualquer método. A polícia se manteve racista, violenta e truculenta como sempre foi com nós negros”.

Em nota, a a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem informado que a Polícia Militar vai continuar a utilizar os armamentos não-letais necessários para coibir atos de violência durante manifestações populares. De acordo com a SSP, “tais armas somente são usadas com o objetivo de garantir a ordem pública, depois de esgotadas todas as tentativas de negociação, e apenas em situações de extrema necessidade”.

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) recomendou à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) que suspenda o uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha, pela Polícia Militar durantes as manifestações populares em Salvador. Os protestos ocorrem na capital baiana desde o dia 20 de junho.

Fonte: Correio Nagô

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Queremos uma mulher negra no supremo

O ex-presidente Lula promoveu uma alteração inédita na...

Deputada estadual Leci Brandão recebe homenagem em Santos

A deputada estadual Leci Brandão recebeu do Conselho Municipal...

Política pública não auxilia quilombo a lutar contra racismo

A titulação que constitucionalmente atribui a remanescentes de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=