Militantes prometem fazer enterro simbólico de Hartung

 

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES), que realizará a III Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra na próxima sexta-feira (19), pretende fazer um enterro simbólico do governador Paulo Hartung. Os militantes também querem que o governador eleito Renato Casagrande (PSB) assegure a implementação de políticas públicas da juventude e da promoção da igualdade racial.

Os militantes planejam levar cruzes e um caixão de madeira para a encenação do enterro do governador, que será realizado em frente ao palácio Anchieta.

“A juventude negra foi abandonado pelo atual governo. Não existe nenhuma política dirigida especificamente para nós e que possa nos possibilitar outras perspectivas”, protesta Jônatas Nery, coordenador do FEJUNES.

Nery ressalta que foram inúmeras as tentativas de diálogo com o atual governo, porém, sem sucesso. “Tentamos por várias vezes sentar com o governo, juntamente com outras organizações do movimento negro e do movimento de juventude para tratar dessas questões, mas nunca houve retorno positivo”, afirma Nery.

Os manifestantes esperam que o governador eleito Renato Casagrande assuma, por meio de um termo, o compromisso de enfrentar o extermínio da Juventude Negra.

O Termo contém diversas propostas de políticas públicas de juventude e de promoção da igualdade racial. Dentre elas destacam-se a criação de uma secretaria e de um fundo estadual de promoção da igualdade racial; a criação de uma secretaria de políticas públicas de juventude; a adoção de cotas raciais nos concursos públicos; a criação de uma universidade estadual com cotas no processo seletivo; e a destinação de terras devolutas para titularizaç ão de territórios quilombolas.

Nery adianta que a estratégia do Fejunes é cobrar desde já o posicionamento do governador eleito frente aos problemas enfrantados pela juventude negra capixaba. “Estamos cansados de respostas paliativas ou meros engodos. Precisamos que o próximo governo adote políticas que possam de fato poupar as vidas de centenas de jovens que são exterminados dia a dia em nossas periferias”.

A III Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 12 horas, no Centro de Vitória. Estão previstas a participação de caravanas de diversas comunidades da Grande Vitória e do interior.

 

Fonte: Seculodiario

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=