Ministério da Cultura vê ato de racismo

Por: Rafael Amaral

 

Ciganos protestam em frente ao Fórum e classificam retirada de criança dos braços da mãe como autoritarismo

 

 

O Ministério da Cultura, por meio da SID (Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural), classificou nesta quinta-feira que a atitude da Justiça e da Guarda Municipal (arrancar a mãe dos braços da filha), além de violenta, foi motivada por preconceito.

– Leia mais: Mãe já está com a filha nos braços

Em nota, a SID informou que o padre Wallace Zanon, coordenador Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil, teria entrado em contato com a Diocese de Jundiaí, para que a Igreja acompanhasse o caso.

 

Protestos
A comunidade cigana reagiu com protestos contra a retirada da filha de Dervana Dias. Nesta quinta-feira, cerca de 20 ciganos passaram o dia em frente ao Fórum de Jundiaí.

 

“Nem na Itália de Berlusconi é possível ver cenas como essa”, disse Marcia Yáskara, 69 anos, que representa o povo cigano pela Apreci (Associação de Preservação da Cultura Cigana), de São Paulo, referindo-se às imagens mostradas na televisão.

“O Brasil é o único país que teve um presidente cigano”, disse, sobre Juscelino Kubitschek. “E nem por isso temos uma política pública que nos favorece”, afirmou Márcia.

 

O advogado que cuida do processo, Frederico Depieri, 35, esteve no local e conversou com os ciganos.

Em nota, a advogada do Centro de Referência dos Direitos do Povo Cigano, Vanessa Martins de Souza, afirmou ter entrado em contato com o Ministério Público de Jundiaí e pediu providências.

 

“Somos um povo unido, apesar de distantes quando se trata de cidades em que estamos”, disse a cigana Azimar Orlow, da Cerci (Centro de Estudos e Resgate da Cultura Cigana), que ficou assustada com as imagens que passaram na televisão.

“Aquela é uma atitude que faz lembrar de Auschwitz”, declarou, em referência ao nazismo.

 

‘Mães da Praça do Fórum’ é  antecedente
Jundiaí tornou-se conhecida em todo o país por um movimento surgido em 1995, que reuniu cerca de 40 familiares de crianças retiradas dos pais pela Justiça.

 

Conhecido como “Mães da Praça do Fórum”, o caso influenciou mudanças na Lei de Adoção, onde a preferência passou a ser por familiares ou por outros brasileiros.

 

O movimento foi assessorado pelo advogado Marco Antonio Colagrossi, que esteve com algumas mães na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado Federal sobre o assunto, em 1999.

 

Muitas crianças foram enviadas para adoção internacional, em processos que causaram suspeitas sobre a Justiça, a Promotoria e funcionários municipais naquela época.

 

Na cidade, o veículo de apreensão ficou conhecido no período como “cata-criança”.

 

Um dos casos mais graves registrados na época foi de um garoto retirado dos pais em 1996 e que apenas foi liberado aos tios em 2000, quando o juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira deixou Jundiaí.

Ciganas irritam comerciantes no Centro
Os comerciantes ouvidos na rua Barão do Triunfo (onde Delvana foi encontrada pela Guarda Municipal) e da rua do Rosário dizem que as ciganas que ficam no Centro atrapalham as vendas, pois pedem para ler a mão de clientes nas portas das lojas e pedem dinheiro.

 

“As ciganas entram e pedem dinheiro para os clientes, até roupas em alguns casos”, diz uma vendedora de uma loja de sapatos que não quis se identificar.

 

“É normal elas ficarem por aqui, lendo a mão das pessoas”, declarou o representante de uma loja de roupas, Marciel Lopes, 25 anos, “Acontece de clientes mudarem de calçada quando vêem as ciganas aqui na frente.”

A vendedora Jaqueline Cristina, 19, diz que elas sempre estão na companhia de crianças. “Elas sempre entram na loja e pedem alguma coisa.”

 

Os comerciantes e vendedores das lojas na Barão do Triunfo disseram que não viram a ação da Guarda Muncipal na segunda-feira, quando a cigana Dervana estava com sua filha.

 

“Algumas ciganas ficam pela rua vendendo balas”, diz um comerciante.

 

De acordo com uma vendedora, nas últimas semanas, a quantidade de ciganas aumentou nas ruas do Centro.

 

 

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

para lembrar

Preto no Branco *

Esse pequeno texto aborda algumas questões, perguntas e...

Nota de protesto contra o racismo praticado à Quilombolas e Indígenas

  O Rio Grande do Sul amanheceu (no dia 13...

“Temos o pior tipo de racismo que existe: o que ninguém vê” por uma Estudante universitária

por uma Estudante universitária, 27 “Por ser negra e mulher,...

Trayvon Martin: Acusado de matar por racismo é inocentado

George Zimmerman foi declarado inocente por um júri popular...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=