Ministra Anielle Franco anunciará investimento de mais de 330 milhões de reais em políticas de combate à fome

Em evento do G20, no Rio de Janeiro, ministra da igualdade racial, anunciará também Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras

Durante os dias 22 e 25 de julho, a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, participará de uma série de compromissos no Rio de Janeiro, durante a semana do G20. Na ocasião, a ministra anunciará a adesão do Governo do Estado ao Programa Brasil Sem Fome e à Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras, ação realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Segundo a ministra, a expectativa é de que seja uma semana para anunciar os frutos das articulações e atuação transversal que o MIR vem construindo desde o início do governo. 

“Os números e a realidade mostram que a fome e a pobreza no Brasil e em outros países da América Latina, têm raça e gênero. Mulheres e homens negros, no geral, são a maioria desproporcional das pessoas que passam fome no país. Ao mesmo tempo, somos nós que lideramos grande parte das ações de combate à fome. Sabemos da solução e o governo brasileiro segue firme na missão de tirar o país do mapa da fome e ajudar quem mais precisa”, ressalta. 

Agenda ministerial – Na segunda-feira (22), ao lado da ex-presidenta Dilma Roussef; da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina; do presidente do BNDES, Aloízio Mercadante; e da ministra Esther Dweck; Anielle Franco estará na mesa de abertura do States of The Future, evento paralelo do G20 no BNDES que debate o papel dos estados no enfrentamento aos desafios do presente e do futuro. 

No dia seguinte, terça-feira (23), a ministra Anielle abrirá a reunião ministerial do GT de Desenvolvimento, que contará com a presença de ministros e chefes de estado de diversos países, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. No mesmo dia à tarde, a Ministra acompanhará a nova Ministra da Igualdade do Reino Unido em uma visita ao Quilombo Sacopã, na Lagoa Rodrigo de Freitas.   

Na quarta-feira (24), a ministra Anielle Franco estará presente no lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e participará de evento organizado pela primeira-dama Janja Lula da Silva para debater o protagonismo das mulheres no enfrentamento à insegurança alimentar.   

Na quinta-feira (25), Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, Anielle Franco estará presente no Palácio da Guanabara ao lado do governador Cláudio Castro e do ministro Wellington Dias, na cerimônia de adesão do Governo do Estado ao Programa Brasil Sem Fome e anunciará a Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com Foco em mulheres negras, que conta com 5 grandes metas, 26 ações e mais de 330 milhões de reais investidos em políticas públicas com este objetivo.   

Ao final do dia, a ministra Anielle Franco participará  de um evento sobre a liderança de mulheres negras na política no Brasil e na América Latina, no Museu de História e Cultura Afrobrasileira, que contará com a presença de lideranças internacionais como Epsy Campbell, parlamentares federais do Brasil e da Colômbia.  

Serviço:

Ministra Anielle Franco anunciará investimento na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro 

Quando: De 22 a 25 de julho 

Onde: Rio de Janeiro 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...